Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

2021 - Panamá e adjacências

-------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 3151

Data: 19 de setembro de 2011

---------------------------------------------------------------------------------------

CARTAS DOS LEITORES

- Na edição do Biscoito Molhado sobre adivinhações, foi dito que a ópera “Turandot” de Puccini foi inspirada nas “Mil e Uma Noites”. Não entendi, pois a fábula da princesa e o príncipe desconhecido é ambientada na China, enquanto as histórias de Sheherazade são árabes. Nilton Santos

BM: Puccini, na verdade, se inspirou, quando compôs a sua última ópera, na obra do romancista italiano, Carlo Cozzi (1720-1806). Este, por sua vez, realizou uma adaptação de um texto apócrifo das “Mil e Uma Noites.”

-Em um desses BM, foi dito que Édipo matou o pai, Laios, numa briga de trânsito. Já existia isso em 400 a.C? Manuel

BM: Édipo voltava para Tebas, sem saber que nascera lá, quando, na estrada, se deparou com um carro maior em direção contrária. Tentou desviar, mas os carros acabaram chocando-se de raspão. O cocheiro do outro carro xingou Édipo que, tendo pavio curto, o matou. O patrão do morto, Laios, investiu sobre ele e foi morto, igualmente.

Para que toda essa história seja melhor entendida, vamos voltar no tempo.

Laios se casou com Jocasta, eles reinavam sobre Tebas, mas não tinham filhos, o que os entristecia. Consultaram, então, o Oráculo de Delfos, e a pitonisa lhes revelou que teriam um filho que estava destinado a matar o pai e a casar com a mãe. Os anos se passaram e o casal teve, finalmente, um filho. Laios se lembrou da profecia e ordenou que seus servos matassem esse filho. O bebê foi levado, então, para uma floresta onde furaram os seus pés e o amarraram numa árvore de cabeça para baixo para ser devorado pelos animais. Pastores que passavam, viram o bebê abandonado e o levaram para Corinto. Lá, entregaram-no ao rei e a rainha, que o adotaram porque não tinham filhos. O casal que reinava sobre Corinto lhe deu o nome de Édipo, que significa “pés furados” e não revelou a sua origem.

Sentido-se diferente dos demais, com o passar do tempo, Édipo resolveu consultar o Oráculo de Delfos, que disse que ele mataria o pai e se casaria com a mãe. Horrorizado, porque queria o melhor para os seus pais, tratou de se afastar de Corinto. Pegou o seu carro, de tração animal, evidentemente, e rumou para Tebas. Começa, então, a se realizar a profecia.

-No BM 2014, fala-se com ironia de um Seminário sobre os 140 anos da Comuna de Paris, mas há uma ressalva sobre algumas medidas que representaram um avanço. É isso mesmo: as 8 horas diárias de trabalho vieram com a Comuna de Paris? Valdir

BM: Durante a guerra franco-prussiana, as províncias francesas elegeram uma maioria de deputados monarquistas para a Assembleia Nacional que eram favoráveis à capitulação diante da Prússia. A população de Paris se opôs a essa política e, com o apoio da Guarda Nacional, derrotou as forças legalistas e instalaram a Comuna de Paris, em 18 de março de 1871, considerada a primeira república proletária da história, porque adotou os princípios da Primeira Internacional.

Esse governo revolucionário foi formado por uma federação de representantes de bairro (a Guarda Nacional e uma milícia composta por cidadãos comuns). Apesar de durar cerca de 40 dias, a Comuna de Paris tomou medidas como as que seguem: abolição do trabalho noturno; residências vazias foram desapropriadas e ocupadas; os descontos em salários foram abolidos; a jornada de trabalho foi reduzida e se propôs 8 horas diárias; os sindicatos foram legalizados; foi instituída a igualdade entre os sexos; o casamento se tornou gratuito e simplificado; a pena de morte foi abolida; a educação se tornou gratuita, secular e compulsória; escolas noturnas foram criadas e as turmas passaram a ser de sexo misto; o salário dos professores foi duplicado; os artistas passaram a gerir teatros e editoras; etc.

O governo oficial instalado em Versalhes, sob o comando de Thiers, assinou a paz com a Prússia para convergir sua atenção na derrota dos insurretos de Paris. Como ficou acordado com a Prússia, prisioneiros de guerra franceses foram libertados para voltar ao Exército que lutaria contra a Comuna. Eram 100 mil soldados sob o comando de Versalhes contra pouco mais de 15 mil milicianos. Depois de sangrentas lutas, a Comuna de Paris foi esmagada.

-No questionário da loura burra, assunto de um BM, não foi dito onde é fabricado o Chapéu Panamá. Será que as louras estão certas: a fabricação ocorre mesmo no Panamá? Edvaldo

BM: Para responder essa pergunta do questionário da loura burra, temos de consultar os livros de história. Século XVI; quando os conquistadores espanhóis chegaram ao litoral equatoriano, registraram que os índios usavam chapéus de palha que cobriam suas orelhas e pescoços. Esses chapéus se pareciam com as “Tocas” usadas por freiras e viúvas da Europa. Eles, então, os chamaram de “toquillas”, e o material usado para fazê-los de “palhas de toquillas”. Logo, os espanhóis o usavam com o nome “chapéu de palha de toquilla”.

Em 1836, após a independência do Equador, um empresário chamado Manuel Alfaro se estabeleceu em Montecristi e produziu esses chapéus utilizando as suas plantações e contratando tecelões habilidosos. O negócio prosperou e o Panamá se tornou grande importador, o que levou o empresário a abrir lojas nesse país. Os muitos clientes internacionais passaram, por isso, a associar o chapéu ao Panamá; mas o Chapéu Panamá é, na verdade, equatoriano.

No Biscoito Molhado sobre o passatempo da rainha, há muitas adivinhações que não foram citadas, como a do livro “O Senhor dos Anéis”. Édson.

BM: Se fôssemos relacionar as adivinhações, não faríamos outra coisa. Até mesmo no Sabadoido, há adivinhações camufladas em sabatinas, muitas são musicais, ou seja, com disco tocando.

Não lemos o livro citado. Mas sabemos que há nele um capítulo chamado “Riddles in the Dark” (Adivinhações no Escuro), que trata de um duelo entre o herói e o vilão. Uma das questãos é esta: “Uma caixa sem dobradiças, chave ou tampa, mas que possui um tesouro dourado no interior.” Parece que o autor do livro J.R. Tolkin está em dia com as novidades científicas, pois a resposta é ovo, alimento que havia caído em desgraça sob a falsa acusação de encher as artérias de colesterol.

E é só, por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário