Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

2012 - a profeta portuguesa

-----------------------------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 3842 Data: 6 de setembro de 2011

-------------------------------------------------------------------------------------

62ª VISITA DE ESCRITORES À MINHA CASA

-Há semelhanças, Simonsen, entre a sua trajetória e a de seu tio, Eugênio Gudin. Ele era engenheiro, mas tornou-se o decano dos economistas brasileiros e foi Ministro da Fazenda.

-Meu tio Eugênio chegou aos cem anos, bebia vinho e praticava algumas corridas, muitos anos antes de o Kenneth Cooper divulgar os seus benefícios para a saúde.

-Ele viveu trinta e sete anos a mais do que você.

-Calculei o número de cigarros que fumei, 800 mil, mas não tive variáveis para descobrir quantos baldes de uísque bebi. Fumava a toda hora, mas beber tinha limites; eu não admitia álcool na hora de meus trabalhos acadêmicos, escrevendo ou ensinando. Para não colocar um cigarro nas mãos, passei a andar com uma batuta de maestro, mas já era tarde.

-Eugênio Gudin afirmava que as duas maiores vergonhas do Brasil eram Brasília e o Lloyd Brasileiro.

-Brasília sugou um Everest de dinheiro do Brasil e não produziu um alfinete. O Lloyd Brasileiro apresentou um buraco tamanho, que não houve jeito de tapá-lo para, em seguida, privatizá-lo.

-Aqueles que não enxergavam o óbvio culparam os interesses internacionais pela liquidação do Lloyd Brasileiro.

-Ah, essa turma de nacionalistas!... - respirou ruidosamente.

-Eles criaram um personagem, o Brasilino, lembra-se?... “Brasilino acorda cedo, ainda escuro, e acende a luz da Light, que é canadense, barbeia-se com uma lâmina Gillette, americana, escova os dentes com creme dental Colgate e se ensaboa com Palmolive, tudo dos Estados Unidos...”

-Eu transcrevi isso num livro de coletânea de artigos meus para a imprensa.

-Eu li, Simonsen.

-Mas o que eles queriam?... Queriam que o Brasilino acordasse e acendesse uma vela e se barbeasse com um caco de vidro?...

-Também li sua resposta.

E continuei:

-Eu assisti à sua polêmica, na televisão, sobre a conjuntura econômica, com a Maria da Conceição Tavares.

-Que polêmica?!... Ela monopolizou a palavra e não me deixou dizer uma letra, quanto mais uma frase. Ela falava aos borbotões.

-Eu me lembro do seu olhar desesperado para o mediador do debate, mas nem ele conseguiu uma brecha na garrulice da economista portuguesa. - recordei com um sorriso.

-Ela foi aluna de Economia do Roberto Campos, mas nem preciso dizer que não seguiu o mestre. - riu.

-Era uma intelectual passional, se podemos conciliar a razão com os arroubos apaixonados e isso a levou à cadeia no regime militar. Você lutou para que ela fosse libertada e teve êxito.

- Era uma colega. Nossas ideias eram diferentes, mas nosso objetivo foi o mesmo: o melhor para o Brasil. Maria da Conceição Tavares na cadeia era um absurdo.

-Ela dizia: “o Mário é ético, o Delfim, não.” - recordei.

-O Delfim... - repetiu com a expressão enigmática.

-Se você tivesse vivido tanto quanto seu tio teria visto os admiradores da Maria da Conceição Tavares se aliarem ao ex-czar da Economia, mas ela não – manteve sempre a honestidade.

-Coerência.

-Eu ratifico: honestidade.

-Eu e Conceição tínhamos algumas coisas em comum: a formação dela era a Matemática.

-A facção malfeitora da esquerda intentou conspurcar sua memória, falando de uma pretensão sua em anexar o AI-5 à Constituição do Brasil. Jornalistas, como Elio Gaspari e a ensaísta e pesquisadora Heloísa Buarque de Holanda entraram em ação e neutralizaram essa vilania.

-No plebiscito de 1993, eu apoiei a monarquia parlamentarista.

-Lembro-me de vê-lo no horário eleitoral, Simonsen, exercendo esse apoio. Dom Pedro II bem que tentou trazer Wagner, com Tristão e Isolda, para o Brasil.

-Em meus últimos anos de vida, eu estava voltado quase que inteiramente para a música.

-Fechava-se o ciclo: dedicou o seu tempo a ela dos doze aos dezoito anos e, dos cinquenta ao sessenta e três anos, retornou.

-Presidi júri de festival de canto, escrevi críticas de discos clássicos e récitas de óperas e concertos no Teatro Municipal... Da música, só me vinham prazeres, diferentemente da política, que me trouxe dissabores.

-Eu li uma entrevista sua, em 1985, em que você revelava que tinha uns cinco mil discos LP.

-Sim, e a minha caixa de som era comparável à das boates que juntavam a juventude do rock. O maestro Sergiu Celibidache não gostava de gravar porque a reprodução em disco achataria o som, porém minha aparelhagem amenizava esse problema.

-A música só lhe deu prazeres?

-Divertimentos, também. Certa vez, em Bayreuth, o baixo Manfred Jüngwirt desafinou e foi vaiado, o diretor Wieland Wagner subiu ao palco para explicar que o baixo estava resfriado e também foi apupado. O maestro húngaro Georg Solti se atrapalhou com a partitura e o público não quis saber do seu talento, vaiou-o impiedosamente.

-O diretor que você citou, bisneto do compositor, esteve aqui em 1981, no Teatro Municipal, numa récita do “Tristão e Isolda”.

-Eu estava lá.

-Eu sei, Simonsen. Vi-o fora e dentro do teatro. Depois, li sua crítica na revista VEJA.

-Quando aquele doido apareceu para dirigir “O Navio Fantasma”, a minha saudade por Wieland Wagner apertou...

-E você não viu o que ele fez com “Tristão e Isolda”, em 2003. Mas deixemos para lá o Gerald Thomas!...

-Eu cantava trechos do Wotan e do Alberich de “O Anel dos Nibelungos”.

-Você, então, não cantava apenas as óperas italianas?!... - surpreendi-me.

-Eu também entoava trechos de Wagner, embora tivesse que olhar antes a partitura.

-Quais as óperas da sua predileção?

-”Don Giovanni”, de Mozart; “Otello”, de Verdi; e “Tristão e Isolda”, de Wagner. Sobre Mozart, considero-o o mais completo dos compositores, embora só tenha vivido trinta e cinco anos.

-Mozart chegou pronto, como músico, ao nosso mundo. - frisei.

-Assisti ao premiado filme “Amadeus”, em Bruxelas, antes de ele ser lançado no Brasil. Não é uma biografia e sim o retrato de Mozart, fornecido pela mente atormentada de um ancião.

-Nós sabemos que Salieri deu aulas a Beethoven, a Schubert e até ao filho de Mozart, além de ter sido um compositor de talento. Teatralizaram as vidas deles no teatro e, depois, no cinema.

-O mérito do filme é divulgar Mozart.

-Quais os melhores compositores para você?

-Bach, Mozart, Beethoven e Wagner, nessa ordem.

-E o maior tenor das últimas décadas?

-Em 1985, eu disse, numa entrevista, que a voz de Pavarotti se estrangulara. O maior tenor do mundo era Placido Domingo.

-Consideraram, recentemente, Placido Domingo o maior de todos os tenores. Ele mesmo protestou, citando Caruso.

-Placido é um gentleman. Eu me avistava com ele sempre que podia.

-Em suas andanças pelo exterior, atrás da boa música, o que o deixou mais extasiado?

-Foi um Festival, em Salzburg, onde assisti “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, regida por Karl Böhm, “Boris Gudunov”, de Mussorgski, e “Parsifal”, de Wagner”, óperas regidas por Herbert von Karajan. Pérolas autênticas.

-Herbert von Karajan era seu maestro preferido, não é?

-Sim, Karajan era o regente mais completo, mas ralentava os andamentos nas óperas italianas, quando o certo é a vivacidade que Arturo Toscanini imprimia. Georg Solti era um maestro excelente, mas carente de ternura. Leopold Stokowski foi um regente de Hollywood, bom para a “Fantasia”, de Walt Disney.

-E o James Levine, do Metropolitan Opera House de Nova York?

-Ele era ainda jovem em meu tempo de crítico, mas sua regência da Sétima Sinfonia de Beethoven era simplesmente admirável.

-Parece que chega outra visita. - disse, depois de uma pausa.

E prosseguiu:

-Vou-me, porque meu tio Eugênio Gudin sempre me dá uma bronca, quando me vê, por eu ter encurtado a minha vida com tantos cigarros.

Foi-se, enquanto ficava no ar o allegretto, da Sétima Sinfonia, de Beethoven.

Nenhum comentário:

Postar um comentário