Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

2020 - solução do passatempo

QUESTÕES


1- Orixá que é filho de Iemanjá e irmão de Exu, com o qual de assemelha em agressividade e beligerância. Saravá!

OGUM

2- Alojamento que se destinava à moradia dos escravos dos engenhos ou das fazendas.

SENZALA

3- País insular do Oceano Índico.

MADAGASCAR

4- Palavra de origem tupi-guarani que significa pedra cor de rosa. Mudada uma letra, é o palácio que foi construído de 1851 a 1855 por um discípulo do arquiteto francês Auguste Grandjean de Montigny. Com a morte do seu proprietário, foi fechado para ser aberto para o festejo da vitória do Brasil na Guerra do Paraguai, em 1870. Adquirido no governo provisório de Deodoro da Fonseca, tornou-se sede do Ministério das Relações Exteriores.

ITAMARATI

5- Flagelo que atingiu o nordeste mais duramente em 1875/1877, e levou o imperador D. Pedro II a incentivar a migração de cearenses para a Amazônia, o que provocou o primeiro Ciclo da Borracha.

SECA

6- Doença causada por vermes parasitas muito comum no Brasil.

ESQUISTOSSOMOSE

7- Família de banqueiros de origem alemã e israelita que se estabeleceu em Frankfurt, Londres e Paris, principalmente, e participou da Restauração e da Santa Aliança.

ROTHSCHILD

8- Quadro de Tarsila do Amaral cujo nome indígena significa “antropofagia”, que foi o movimento esteticamente mais radical do modernismo brasileiro.

ABAPORU

9- Peça de Nélson Rodrigues que, encenada em 1943, deu início ao processo de modernização do teatro brasileiro.

VESTIDO DE NOIVA

10- A rainha nobre da Bíblia. Casou com o rei Assuero que não sabia que ela era judia. Inspirou um filme de Hollywood com Joan Collins e Richard Egan.

ESTHER

11- Capital do Paquistão

ISLAMABAD

12 Arquipélago da Oceania, na Polinésia, ao sul do Equador.

SAMOA

Com a letra inicial de cada resposta correta, obtém-se o nome de um clássico da literatura universal que foi escrito no século XIX, e tornou-se, no fim do século XX, um famoso musical cuja montagem inspirou uma escola de samba do primeiro grupo do Rio de Janeiro, causando um grande impacto no carnaval. OS MISERÁVEIS

Com a última letra de cada resposta correta, tem-se o nome de uma destacada personagem de um romance de Eça de Queirós. MARIA EDUARDA (Os Maias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário