Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

2292 - falou, disse e deu certo


----------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4092                    Data: 16 de dezembro de 2012
------------------------------------------------------------

FRASES ORIGINAIS E COMENTÁRIOS
PARTE II

Marie-Laetitia Ramolino Bonaparte, chamada nos romances ou filmes de época, por Letícia. Foi uma mulher austera e destemida que se tornou viúva com 34 anos de idade. Educou isoladamente uma prole numerosa que se tornaria um dos mais importantes clãs familiares da História Universal.
Ela detestava a nora Joséphine Bonaparte e como o seu temperamento era fortíssimo, recusou-se a comparecer à cerimônia em que o filho se coroou Imperador da França, diante do Papa, em julho de 1804. Napoleão Bonaparte, para esconder o fato, ordenou que o pintor oficial, Davi, primo de Debret, colocasse-a entre os estiveram na sua sagração.
Ela sobreviveu ao filho, que morreu na Ilha Santa Helena, em 1821; Letícia Bonaparte encontraria a morte, em Roma, em 1836.
A mãe do grande vencedor de batalhas, diante de todo o esplendor do filho, que se espalhava pela Europa, disse uma frase de extrema sensatez, que a Rosa Grieco cita em francês, “Pourvu que ça dure”. Como Letícia só falava italiano e o dialeto corso, nós a citaremos aqui em português.
Contanto que dure.

Frank Sinatra se insurgiu contra o escritor Mário Puzzo e, consequentemente, contra o filme “O Poderoso Chefão”, porque se viu retratado no cantor integrante da máfia Joe Fontana.  No “O Poderoso Chefão III”, o diretor Francis Ford Coppola foi às forras; quando Michael Corleone é chamado, na festa que dava, para assistir à apresentação de Joe Fontana, ele responde: “Vou ficar aqui ouvindo uns discos de Tony Bennett”.
Frank Sinatra e Tony Bennett são as duas grandes vozes do cancioneiro americano e internacional.
Dia desses Tony Bennett cantou no Brasil e ainda canta com 85 anos de idade.
Ele segue uma das máximas dos sábios que recomendam transformar o nosso trabalho em lazer. Ao lhe perguntarem por que não se aposentava, respondeu:
Como posso me aposentar se nunca trabalhei.

De 58 a.C a 51 a.C, César conquistou a Gália, depois de batalhas ferozes e superou Pompeu em glória militar.
Havia um triunvirato no Império Romano composto por Crasso, Pompeu e César. Como Crasso foi morto numa guerra contra os partas, no oriente, porque cometeu um erro grosseiro, que originou o termo “erro crasso”, o triunvirato não mais existia.
Pompeu, em Roma, nomeado cônsul único, exigiu que o conquistador das Gálias retornasse como simples cidadão. César, que ambicionava o poder, atravessou o Rio Rubicão para deflagrar a guerra civil e se tornar o senhor absoluto do Império Romano. Nessa travessia disse a frase que se tornaria célebre:
Alea jacta est.  
“A sorte está lançada”. Mesmo à frente de um exército poderoso, escarmentado por mil batalhas, mesmo quando o líder é o homem cujo nome se tornaria Kaiser, na Alemanha, Czar na Rússia, há um momento em que o acaso se fará presente, então, a sorte está lançada.
No filme Amarcord, em que Fellini narra o seu tempo de menino, há trechos em que um professor leva seus alunos para atravessarem o Rio Rubicão, que ele glorifica como um dos mais importantes da História de Roma. Passados mais de dois mil anos, o Rubicão se transformou num riacho que a garotada atravessou com água nas canelas. A cena é hilariante.

Em 50 a.C, o senado romano aprovou uma moção para que César deixasse o seu cargo de governador da Gália. Marco Antônio, com o posto de tribuno da plebe, vetou a proposta. Como consequência, iniciou-se uma perseguição implacável a César e a seus partidários por parte da facção conservadora.
Pompeu liderava militarmente a facção tradicionalista e conservadora do senado. Júlio César, por sua vez, detinha uma popularidade crescente entre a plebe e aumentou seus poderes com as vitórias nas Gálias.
O impasse redundou na Segunda Guerra Civil da República Romana que durou de 49 a.C e 45 a.C. César, depois de atravessar o Rubicão, com os seus soldados, atravessou a Itália. Pompeu, que não possuía tropas tão preparadas, foi para Brindisi, no sul da Itália, com o objetivo de embarcar para a Grécia e avolumar as suas forças. Pompeu cruzou o Adriático, com seu exército e muitos senadores, e escapou dos inimigos. Depois de derrotar legiões leais a Pompeu na Hispânia, César chegou a Grécia e derrotou Pompeu na Batalha de Farsália. Este fugiu para o Egito, onde foi assassinado.
Antes dessa guerra civil, em 70 a.C., havia necessidade de desbravar os mares e Pompeu foi incumbido de transportar trigo das províncias vizinhas para Roma.
Os riscos da navegação eram gigantescos pelas limitações tecnológicas e pela frequência dos ataques piratas. Foi então que, de acordo com o historiador Plutarco, o general Pompeu proferiu a célebre frase:
Navegar é preciso, viver não é preciso.
Quando Caetano Veloso compôs e cantou “Os Argonautas” e citou essa frase, muitos no Brasil pensaram que ela fosse do Fernando Pessoa, outros, de Camões, disseram até que era de Caetano Veloso. Puro engano, não leram os livros de história romana.

Mark Twain foi um grande escritor e palestrante. Espirituoso ao extremo e autor de brilhantes sátiras, granjeou admiração dos seus leitores e os elogios dos seus pares. O escritor se relacionou socialmente com presidentes, artistas, industriais e a realeza europeia. Foi laureado o “maior humorista da sua época”, e considerado por William Faulkner como o “pai da literatura americana.”
No campo financeiro, não possuía a mesma acurácia; investiu as somas amealhadas por seus livros e textos e abriu falência. Com a ajuda de um amigo e admirador superou seus problemas financeiros.
Assisti a um filme sobre a sua vida em que é dito que o cometa de Halley o trouxe e o levou. Foi quase isso, pois ele nasceu em 1835 (o cometa passou pouco antes). Mas a sua morte ocorreu no ano em que se temia o fim do mundo com a passagem do Halley muito próxima da terra, em 1910.  Carlos Drummond de Andrade, menino na época, conta o medo que assaltou a todos.
Das muitas frases de Mark Twain, registramos essa:
Não tenho medo da morte; estive morto por bilhões e bilhões de anos antes do meu nascimento e isso nunca me causou qualquer inconveniência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário