Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de abril de 2012

2138 - o tic-tac sem canto


-----------------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 3938                                          24 de abril de 2012
--------------------------------------------------------------------------------------

O RELÓGIO

Quando eu me preparava para os concursos de admissão numa escola ginasial do governo, ganhei, de meu pai, um relógio de pulso. Fiquei encantado; ele era encorpado, tinha um fundo negro com ponteiros das horas e dos segundos de cor azul fosforescente. Era também o meu aguardado primeiro presente de homenzinho, de quem começaria a lidar com os seus compromissos.
Coloquei-o no pulso, ajustando bem as tiras escuras e só o tirava na hora de tomar banho e dormir. Antes, fui orientado pela minha mãe:
-Coloque-o no pulso esquerdo.
Por que tem de ser o pulso esquerdo? Eis uma pergunta que só fiz algumas décadas depois. Em 1960, era um dogma para mim os relógios no pulso esquerdo. Hoje, recebo textos de neuróbica – o exercício que ativa os neurônios depois, ou antes, de a aeróbica cuidar do sistema cardiovascular – que preconiza o uso do relógio também no pulso direito. Como adquiri a minha precisão britânica (*) usando o relógio presenteado pelo meu pai do lado esquerdo, não traio meus princípios.
No Visconde de Cairu, desfilava com ele orgulhosamente, mas não o exaltava. Para quê? Ele brilhava por si próprio, as palavras nada acrescentariam, além de eu não ser dado à verbosidade. Dei sorte, pois entrei no Visconde de Cairu justamente no ano em que deixou de ser colégio municipal e passou a ser estadual, ou seja, as camisas não eram mais de mangas compridas. O que tem o relógio com a camisa? - perguntarão, imagino, um e outro leitores do Biscoito Molhado. Explico: com a manga curta, não havia risco de o meu relógio ficar oculto por um pedaço de pano em momento algum.
Nas práticas de Educação Física (lembro-me que havia uma aula nas tardes de sábado), sempre que possível, eu não me desfazia do meu suíço... digo, do meu brasileiro, não alterarei a sua nacionalidade para valorizá-lo. (Aprenderia mais tarde, em Economia, que o bem de estimação não tem preço como os outros bens, com exceção do bem livre, como o ar).
No início da ginástica, éramos levados para um gigantesco banheiro coletivo e lá, tínhamos de nos despir dos nossos uniformes para calçar tênis e pôr meia, calção e camiseta regata. Eu não trocava de roupa totalmente porque o relógio, insisto, permanecia grudado em mim.
Certa vez, julgando-me já vestido para a aula de Educação Física, fui advertido pelo professor:
-Tire o relógio, porque hoje vocês vão subir na corda.
Como a advertência não foi só dirigida a mim, eu me conformei, e também deduzi que caso houvesse um gatuno na escola, ele teria várias opções de relógio. Aqui vai um parêntese: só muitos anos depois eu assistiria aos filmes de François Truffaut sobre crianças na fase escolar.
Maldita corda! Eram várias, elas caíam do teto do ginásio como se fossem serpentinas de um salão de baile carnavalesco. Nós tínhamos de escalá-la até uma altura exagerada para nós, meninos de 12 e 13 anos, para, em seguida, descer. O professor nos ensinou o que chamou de truque para subir na corda: apertar um ponto da corda com as plantas dos pés, obtendo um apoio, e, assim, impulsionar o corpo para cima, repetindo, em seguida, tudo de novo. Que sacrifício! Mil vezes as flexões de braço, os pulinhos de galo, os cangurus e todo o jardim zoológico.
O professor não nos avisou que deveríamos descer vagarosamente, omissão imperdoável. Assim, quando cheguei lá em cima, afrouxei as mãos agarradas na corda e desci celeremente, resultado: fiquei com as minhas patas esfoladas a ponto de sangrar. Coloquei em dúvida, a partir daquele momento, o velho truísmo que diz que para baixo todos os santos ajudam.
De volta ao vestiário, consolei-me quando vi que o meu relógio, enfiado por dentro do sapato e protegido por duas meias, estava são e salvo. Não esqueci, porém, a ardência que a água fria do banho provocou em contato com a carne viva das minhas mãos.
Nas aulas do professor Admilton Chirol (**), técnico que antecedeu o Zagalo nesse cargo no Botafogo, seis anos depois, eu também tinha de me separar do relógio, pois ele insistia em formar times de rúgbi, entre seus alunos.
Mas não foi numa aula de Educação Física em que o meu relógio me deixou constrangido, Para ser fiel aos fatos, nem me recordo em que aula isso ocorreu, se foi de história, francês, matemática, desenho, artes manuais... Sei apenas que todos estavam devidamente uniformizados na sala de aula, quando o extraordinário aconteceu: todos, sem exceção, fizeram silêncio para ouvir a professora. Ouvia-se apenas o voo de uma mosca... e o tic-tac do meu relógio.
-O que é isso?... O Carlos tem um despertador de pulso. - apontou-me um perverso colega.
Logo, choveram as piadas:
-O seu relógio é mais barulhento do que a bateria da Mangueira.
Outro piadista foi mais imaginativo:
-Você não pode passar perto de um hospital, que exige silêncio, com esse relógio.
-Fiquem quietos. - reagi.
-Se ficarmos quietos, vamos ficar surdos com esse tic-tac. - devolveram.
Apesar dos exageros, eles não estavam errados: o silêncio denunciava os estrondosos tic-tac que saíam dos mecanismos do presente que meu pai me dera no ano anterior. Eu estava tão fascinado pelo mimo que, até então, não notei que ele podia chamar a atenção de uma maneira desagradável. Isso, porém, não me afastou dele; não o arranquei do pulso e, nas vezes que um colega vinha com gozações, eu não me portava como a planta sensitiva-pudica, defendia o meu relógio com rispidez ou indiferença.
Risco de vida o meu relógio passou mesmo quando caí do estribo do bonde. Era uma questão de masculinidade os alunos do Visconde de Cairu saltarem do bonde andando quando ele fazia a curva da rua Arquias Cordeiro para entrar na rua Carolina Meyer.  Filhinho de mamãe, apenas no mês de setembro de 1961 obtive liberdade para ir sozinho à escola. Assim, pensei em me mostrar mais adulto e, em vez de sair do bonde de maneira segura no ponto defronte do Cine Paratodos, resolvi encurtar o caminho, saltando na mencionada curva. Foi um desastre: caí no asfalto, e a minha pasta de livros, cadernos e caneta Compactor, despencou a uns cinco metros de mim. Enquanto eu pegava a minha pasta, um rapaz me socorria.
-Você deu sorte; não se machucou, o relógio não quebrou....
Sim, o relógio não se quebrou; mas a sua decadência física começou muito cedo. Deu para atrasar, o que me levou a chegar atrasado nas sessões das 3 horas da tarde no Cine Cachambi. Eu já não confiava nele como antes. Depois, o vidro caiu; desprotegidos os ponteiros, um deles entortou quando eu esbarrei em alguma coisa que não soube identificar.
Chegara o momento de eu me despedir do meu relógio como o filósofo Colline se despediu do seu capote na ópera La Boheme, e eu cumpri a minha dolorosa missão. Pena que a minha voz não estivesse à altura do momento.

  (*) Há controvérsias. Precisão, britânica ou de qualquer origem, é chegar na hora. Normalmente o Sr. Biscoito chega antes da hora.

(**) Não há dúvida de que o redator sabe do que está falando. Entretanto, o Distribuidor do seu O BISCOITO MOLHADO, procurou, em vão, na internet a relação de parentesco entre Admildo Chirol e Admilton Idem. Crê o distribuidor em questão que são irmãos, pois embora ambos sejam falecidos não deixaram o parentesco e sim o mundo. Fica a curiosidade sobre a imaginação pouco criativa da cabeça do casal que gerou esta dupla, se realmente forem irmãos. Nada disso, um atento leitor e torcedor da malfadada estrela solitária esclareceu: o irmão de Admildo Chirol é Achilles Chirol. Portanto, o Biscoito Molhado delirou quando gerou esse Admilton.



Nenhum comentário:

Postar um comentário