Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de outubro de 2013

2479 - Hush, Runt ou Huntush?



---------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4279                    Data:  22 de  setembro de 2013
----------------------------------------------------------------------

O SABADOIDO CADA VEZ MAIS DOIDÃO

-Daniel, eu não telefonei pra você porque não sei cantarolar.
-Cantarola, Carlão, meus ouvidos estão preparados para tudo.
Tentei levar o diálogo para a seriedade, embora seja quase impossível quando o interlocutor é o meu sobrinho.
-Acontece, Daniel, que, na madrugada de domingo para segunda-feira, eu ouvi uma música do John Lennon naquele momento em que estamos mais receptivos à beleza, ou seja, quando nos encontramos entre a vigília e o sono, que é chamado de devaneio.
-Que é chamado de hora de fazer xixi. - interrompeu-me a Gina com o seu humor cáustico.
Insisti na minha seriedade e prossegui.
-Há muitas notas alongadas, então, desisti de reproduzi-las com minha voz. Mas eu tinha de identificar essa canção e saí à cata dela no Google: usei o método da eliminação, as músicas do John Lennon que eu conhecia, colocava de lado. Então, deparei-me com um clip em que nunca vi o John Lennon tão feliz...
-Mind Games. - interveio.
-Poxa, Daniel, se eu soubesse que você adivinharia sem necessidade de eu cantarolar, não teria procurado tanto...
Mal terminei a minha fala e ele se pôs a cantar essa bela canção com elogios meus por conhecer tão bem a letra.
-Carlinhos, ele escuta isso toda hora, tem tudo decorado. - disse a Gina.
-Quando eu trabalhei nos Correios, pediam-me para eu cantar Don’t let me down.
-Do Paul McCartney?...
-Não, do John Lennon.
Depois de me corrigir, pôs-se a cantar com um microfone imaginário na mão.
-Daniel, é o John Lennon ou o Jerry Lewis?
-Uma mistura, Carlão.
Nesse instante, meu irmão, que já alimentara as rolinhas com painço, apareceu na cozinha.
-Assisti ao filme sobre o Niki Lauda e o James Hunt. - disse ele.
-Você já viu, Daniel?
-Vi no sábado, mas não fui com o velho.
-Talvez, eu me prepare para suportar o cheiro dos sacos de pipoca e as falas nos celulares e vá assistir a essa fita.
-Prepare-se para as cenas fortes: mostram o Niki Lauda sendo queimado no desastre de Nürburgring e um tubo entrando pela goela dele para retirar a fumaça tóxica.
-Vou para o teclado. - cortou o Daniel a fala do pai, seguindo a mãe, que já saíra da cozinha.
-O James Hunt morreu com pouco mais de 40 anos de idade.
-Com a vida desregrada que levava, não podia durar muito; mas a plateia do cinema simpatiza mais com ele, que também foi um grande piloto.
-O Niki Lauda foi um grande profissional. - assinalei.
-Quarenta e cinco dias depois da extrema-unção, ele estava de volta às pistas de corrida.
-Eu sei, Claudio; li que ele não aguentava mais ver o  James Hunt no primeiro lugar do pódio, tinha de retornar às pistas para evitar isso. A rivalidade o fortaleceu, talvez por isso, o público sentiu mais empatia pelo outro, mas, para mim, Niki Lauda é um herói.
-Tiveram de arrancar pele da perna dele para fazer enxerto na cabeça... O Lopo e o Vagner viram o Niki Lauda no autódromo de Jacarepaguá com parte das orelhas comida pelo fogo, fora o que a balaclava escondia.
Sem sair do tema cinema, procurei um assunto mais ameno.
-Eu assisti à cinebiografia do Nélson Pereira Dos Santos sobre o Sérgio Buarque de Holanda.
-Volta e meia leva no Canal 66 (*), mas eu não me interesso. - reagiu o Claudio movido, provavelmente, pela paixão política.
-Há vários depoimentos na fita, em um deles, da Maria Amélia, ela diz que o marido era liberal. A claquete agiu rápido e passaram para outra cena.
-O Sérgio Buarque de Holanda foi um dos fundadores do PT. - disse meu irmão em tom de crítica.
-O Jorge Amado conta no livro dele “Navegação de Cabotagem” que, quando apareceu um líder metalúrgico barbudo do ABC paulista, a mulher dele, a Zélia, se empolgou toda, mas que ele não se enganou, percebeu que o Lula era um engodo e escreveu sobre essa descrença.
-Mas o Jorge Amado redigiu até livro enaltecendo o Luís Carlos Prestes. - aparteou-me com veemência.
-Ele já estava escarmentado, não cairia no canto da sereia pela segunda vez. Carlos Drummond de Andrade, por exemplo, que simpatizou com o comunismo, não se deixou enganar pelo lulismo.
-E o Sérgio Buarque de Holanda?
-Era um acadêmico que, como muitos, se revoltava com as desigualdades sociais. Acredito que se vivesse mais vinte anos, teria se desiludido com o petismo como Ferreira Gular, Plínio de Arruda Sampaio, Joaquim Barbosa, Fernando Gabeira e muitas outras personalidades lúcidas.
-Mas Sérgio Buarque de Holanda é até nome de navio.
-Não creio que ele se venderia por um nome em petroleiro. Ele vivia sem luxos, dentro de um escritório, no meio de uma montanha de livros, lendo e escrevendo, a porta ficava entreaberta e ninguém tinha permissão de lá entrar que não fosse a Maria Amélia. O Chico Buarque, no seu depoimento, declarou que o pai só o recebeu para conversas um pouco prolongadas quando ele já estava com 20 anos de idade. E ganhou dele um dicionário analógico da língua portuguesa com as páginas se despregando. Eu tenho esse dicionário, Claudio, numa edição recente e o prefácio é do próprio Chico Buarque; penso até em comprar outro para deixar no meu trabalho.
-Ele morreu com quantos anos?
-Com 80 anos. Contaram que ele tinha horror à morte, que, quando apareceu um camarada para lhe vender uma sepultura, colocou o sujeito para fora de casa, dizendo que não ia morrer.
-Então, a Memélia ficou viúva durante 20 anos. - calculou.
-Há uma parte do filme em que aparece o Chico com duas irmãs, a Miúcha e a Ana Holanda, esta a mais bonita da família para mim. O Chico diz que o pai adorava as fofocas que o Vinícius de Morais lhe trazia e que gostava de fofocas de uma maneira geral, principalmente as históricas como a de Dom  Pedro I que enviava os pentelhos  para a Marquesa dos Santos.
-Eu li sobre isso.
Tomei fôlego e fui adiante:
-Então, Chico Buarque foi interrompido pelas Miúcha dizendo que o Duque de Caxias também enviava seus pentelhos. Chico Buarque disse que havia pentelhos demais nessa história, mas eu não posso garantir que ele estava ironizando a irmã, pois ele fala rindo o tempo todo.
-Devia já ter tomado umas cervejas.
-Provavelmente, Claudio; o tamanho da barriga dele o condena.
-Enfim, a capacidade de trabalho do Sérgio Buarque de Holanda era impressionante e, até certo ponto, o Chico Buarque a herdou, pois, mesmo bebendo muito e levando a vida de artista, criou uma quantidade razoável de canções, peças de teatro e romances.

(*) O Canal Brasil era 66 em todas as operadoras. Agora, no Sky, é 55. Este é um asterisco meramente informativo, por mais que isto chateie o Distribuidor do seu O BISCOITO MOLHADO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário