Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de outubro de 2013

2495 - O capô



--------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4295                                     Data: 19 de outubro de 2013
-----------------------------------------------------------------

94.1 FM RÁDIO MEMÓRIA

Volta ao passado sem pieguice, pelo contrário, com alegria, essa é a Rádio Memória que o Jonas Vieira abre aos domingos, 8h da manhã com o seu costumeiro “muitíssimo bom-dia, senhores ouvintes”.
Na primeira participação do Sérgio Fortes, ele disse que o dia era 13 de outubro e se assumiu como homem-calendário. Antes que um ouvinte açodado imaginasse o Sérgio Fortes pendurado numa borracharia, ele passou a falar do Romário, o homem-dicionário.
-Lembra-se dele, Jonas?
-Como não?... Surgiu no programa César de Alencar.
-Havia um personagem de um filme do César de Alencar que tinha decorado a lista telefônica. - prosseguiu o Sérgio com as suas recordações infanto-juvenis.
Embora não citasse o nome do filme, “Absolutamente Certo”, Jonas Vieira falou do personagem que guardava na retentiva todos os seis algarismos que identificavam os telefones.
Em seguida, Sérgio Fortes passou para o professor Bey.
-Ele ficava com vendas nos olhos, enquanto uma mulher, no meio da plateia, pegava objetos de espectadores e ele tinha de adivinhar o que eram.
-Era um truque antigo, Sérgio.
Ele e a sua parceira combinavam, antes, que ela pegaria primeiramente, por exemplo, um relógio, depois um anel, em terceiro lugar um colar, e assim por diante. Ele, com a televisão no ar, fingia uma intensa concentração mental enquanto ela, com o anel na mão, conforme o combinado, dizia: “Pensar, professor, pensar”, que virou um bordão na hora de fazermos as lições escolares.
Sérgio Fortes reproduziu as palavras do professor Bey antes de identificar o objeto:
“Vejo que a minha consulente...”.
Feitas essas digressões, Sérgio Fortes voltou a ser o homem-calendário e, como fizera uma semana antes, citou os acontecimentos do dia 13 de outubro, entre eles, a criação do jogo do bicho pelo Barão de Drummond.
Dois Drummond que o meu amigo Luca tanto venera: esse e o Carlos Drummond de Andrade; eles, aliás, eram parentes. Pensava nisso, enquanto o parceiro do Jonas Vieira arrolava os que nasceram e morreram em 13 de outubro até chegar a um nome que parecia estranho: Elzie Crisler Seger.
-Quem foi? - sabatinou  o Jonas Vieira.
Fosse um trompetista da banda do Duke Ellington, um violinista da orquestra do Paul Whiteman, enfim, alguém ligado à música, o titular do programa responderia sem pestanejar, mas como não era, reconheceu o seu desconhecimento.
-O criador do Popeye.
-E o Corinthians foi campeão depois de 23 anos de espera. - prosseguiu.
Era a hora das canções e Jonas Vieira o lembrou desse compromisso com a pergunta que antecede as opções melódicas:
-E agora, Sérgio?
-Escolhi uma música de Irving Berlin, “No Strings”,  do flime “Top Hat”, “O Picolino”, na voz do Fred Astaire.  A gravação é de 26 de junho de 1935, e a orquestra é de Leo Reisman.
E ouviram-se não só a voz do grande artista como o seu sapateado, que soava como um instrumento da orquestra.
-Que maravilha! Foi uma época super-romântica! - exultou o Jonas Vieira.
E passou a considerações encomiásticas à novela das 6 da TV Globo, “Lado a Lado”, pelos figurinos, locações, posições da câmera, “coisas do nível de Hollywood”.  Sérgio Fortes, contaminado pelo entusiasmo do amigo, reforçava suas palavras. Estranhei tanto confete, embora não veja a novela, mas o estranhamento não durou muito tempo.
-A novela passa nos anos 30, numa época em que não existia ainda o samba, era o maxixe.
E foi adiante o Jonas Vieira na sua crítica:
-Tocam boleros na novela, que não existiam  naquele tempo. E outra coisa: Orlando Silva era mais famoso do que Getúlio Vargas, e não há uma só referência a ele.
Concluí desses comentários que a novela “Lado a Lado” é uma espécie de “TV Memória” em que há glamour, mas poucas consultas dos memoristas aos alfarrábios.
Sérgio Fortes aproveitou a oportunidade para reportar-se à brilhante minissérie “Agosto”, dirigida por Carlos Manga (essa nós assistimos com aplausos), que foi levada na TV Globo em 1993.
-A história se passa no ano do suicídio de Getúlio Vargas: 1954. Há uma cena em que um personagem se atira pela janela e cai sobre um carro que foi fabricado em 1955. (**)
-”De volta para o futuro”. - pilheriou o Jonas Vieira com o filme de Steven Spielberg.
“Words, words, words” - disse Hamlet, mesmo não querendo ouvir peças musicais (parece, pelo menos), mas Jonas Vieira queria ouvir e passou para a sua escolha:
-Ary Barroso, que era um gênio, compôs o samba “Coisas de carnaval”, que vamos escutar com o Trio Irakitan, Prestem atenção na letra.
E prestamos. Um folião fica deslumbrado por uma morena que “pulava, sambava, gingava e desacatava”, vai até ela cheio de amor para dar, e descobre que se chamava “Quinca Peroba Xisto d' Assunção”.
-Era um travesti. - disse em tom maroto o Jonas Vieira tão logo o samba acabou.
-A morena tinha bíceps enormes. - gracejou o Sérgio Fortes.
Acontece nas melhores famílias e até na Igreja Católica, se lembrarmos da Papisa Joana. O que falar, então, de um carnaval na “Galeria”.
A bola foi passada, agora, para o Sérgio Fortes.
-”Vamos homenagear um autor que estaria fazendo 100 anos de idade: Francisco Matoso.
-Sim, Francisco Matoso... - interrompeu-o o titular do programa, enquanto aguardávamos dados sobre ele, que nos era desconhecido.
-Francisco Matoso morreu com 28 anos de idade de tuberculose.
Se o doutor Fernando Borer estivesse no programa, faria mais considerações sobre essa doença, pois o Jonas Vieira voltou a falar da incidência desse mal.
Sérgio Fortes foi adiante:
-Francisco Matoso é autor de “Boa Noite”, “Pegando Fogo”, entre outras composições.  Eu escolhi uma valsa que ele compôs com Lamartine Babo, “Eu sonhei que tu estavas tão linda”, na voz do Paulo Fortes.
E do LP, “Ternas e Eternas Serestas”, volume II, do grande barítono, ouvimos a encantadora valsa.
-Que beleza!- vibrava o Jonas Vieira, enquanto o Sérgio Fortes pinçava os versos mais inspirados da letra.
-O belo som do violino que ouvimos veio do João Daltro de Almeida, excepcional spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira de 1978 a 1993. - esclareceu o Sérgio.
-Um abraço ao Dino Sete Cordas. - passou o Jonas Vieira do violino para o violão.
-E ao Luzer. - voltaram os dois ao violino.
Lamentaram o esquecimento a que foram relegadas as valsas e a atual cacofonia que, hoje, fere os  nossos ouvidos.
-É o ritmo bate-estaca. A britadeira.
Sérgio Fortes falou do que se tornou comum no trânsito: carros com “música funk” em altíssimo volume.
-O carro até treme. - disse.
-É um perigo! O motorista é um assassino em potencial. - concluiu o Jonas Vieira com uma galhofa, mas que não estava longe da verdade.

(*) “Lado a Lado” terminou em março de 2013. A novela de época que está no ar, igualmente no horário das 6, é “Joia Rara”. Tem por exemplo entre as bobagens de praxe, uma compra de um aparelho de rádio que toca imediatamente na hora em que é ligado. Uma tremenda falha histórica, pois quem conheceu o rádio antes do transistor sabe que levava um tempão para esquentar, fazendo ruídos, estáticas etc.
E os telespectadores curtiriam essa informação, sem dúvida. O roteiro deve ter sido escrito pela geração YZ.

(**) Esse comentário, segundo apurou o distribuidor do seu O BISCOITO MOLHADO, foi feito pelo Dieckmann. Não se trata de carro 1955 e sim de um modelo 1953, o que não estaria errado em 1954. Entretanto, quem conheceu os anos 50 sabe perfeitamente que um carro com um ano de uso estaria mais polido do que um zero quilômetro na loja. E o tal carro, em cujo capô o sujeito se espatifou, era um escombro. Vacilo da produção, que economizou centavos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário