Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de junho de 2015

2866 - os cariocas do brejo


---------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 5116                                  Data:  31 de maio de 2015

---------------------------------------------------------

 

RÁDIO MEMÓRIA NA HORA CERTA

 

-Sérgio, o que aconteceu no dia 31 de maio?

-Espero que esse calendário não vá ao ar 5 horas da manhã, se não, só as corujas de Del Castilho vão nos ouvir.

-Dessa vez, o Rádio Memória não vai cair da cama. - garantiu o titular do programa.

Falando sério agora: o calendário do dia 31 de maio foi citado no programa do domingo anterior, mas ninguém viu a costura, tal a perfeição com que o operador de áudio, André Ricardo, trabalhou nas carrapetas.

-Em 1469, nasceu Dom Manuel I, rei de Portugal, cognominado “O Venturoso”.

-Ele não era pé frio?

-Não era, Jonas.

-Outro dia, você não disse que houve uma peste no reinado dele?

-Nem tudo é perfeito. Vamos lá.

-Em 1491, nasceu Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Jonas, foi o pontapé inicial para o surgimento do Colégio Santo Inácio. Todos sabem que eu morro de orgulho da minha iniciação inaciana.

-E do Colégio Piratininga, pelo jesuíta Manoel de Nóbrega, que deu origem à cidade de São Paulo. - lembrou o Jonas Vieira.

-Sim, mas o Colégio Santo Inácio é bem mais importante e eu sou insuspeito para dizer isso.

-Em 1492, os Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernão de Aragão, firmaram um decreto de expulsão dos judeus de todos os seus reinos.

-Lamentável, Sérgio.

-Jonas, em 711, a península ibérica foi invadida por muçulmanos que lá ficaram instalados durante séculos. Nesse período, árabes, judeus e católicos coexistiram sem maiores sobressaltos.

E pensar que os muçulmanos já foram um exemplo de harmonia...

-Em 1594, morreu Jacopo Tintoretto, pintor veneziano.  Jonas, você tem um Tintoretto em casa?

-Não, mas tenho um Picasso.

-Em 1793, os extremistas da Convenção, os jacobinos, declararam os girondinos, ou moderados, fora da lei, dando início ao período conhecido, na Revolução Francesa, como Terror. Jonas, em um ano de duração, foram guilhotinadas mais de 5 mil pessoas.

-Só parou quando guilhotinaram Robespierre, o líder dos Jacobinos, não foi?

-Sim, Jonas. Depois de se matarem, os franceses, sob o comando de Napoleão Bonaparte, saíram pela Europa matando os outros.

-Em 1809, morria um gênio da música: Joseph Haydn.

-Grande compositor! - exclamou.

-Jonas, ele era tão conceituado que, na época, Napoleão Bonaparte, dominava Viena, pela segunda vez, com o seu exército. Ao saber que Haydn estava doente, ele enviou soldados para proteger a casa do compositor e, quando ele faleceu, vários dos seus generais e oficiais compareceram aos funerais.

-Napoleão foi um apreciador das sinfonias, dos quartetos de corda, das óperas e oratórios de Haydn, eu suponho, Sérgio.

-Jonas, na verdade, Napoleão gostava mesmo era de hinos e marchas militares, mas ele tinha de manter as aparências de personalidade culta; afinal, ele fez questão de conhecer Goethe.

E prosseguiu o Sérgio Fortes:

-Michel Bessler, spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, sempre me dizia que temos de tocar Haydn, que só se forma uma grande orquestra tocando Haydn.

-Em 1819, nascia Walt Whitman, poeta norte-americano. Ele foi muito admirado, influenciou um dos heterônimos do Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, que escreveu o poema “Saudação a Walt Whitman”.

-Ele era o ídolo do professor do filme “A Sociedade dos Poetas Mortas”, que citava “O Captain! My Captain!”. - lembrou o Jonas Vieira.

-Captain era como o poeta chamava o presidente Abraham Lincoln.

-Uma boa notícia: em 1820, acabava a Inquisição no México.

-No Brasil, deve ter se encerrado por aí, Sérgio.

-Mas ainda deu tempo para a Rainha Carlota Joaquina se apropriar de uma chácara em Botafogo cujo proprietário foi delatado como judeu.

-Em 1850, houve a fundação da cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Consta que é a cidade mais carioca de Minas Gerais. Alguém cometeu a maldade de dizer que quem nasce em Juiz de Fora é carioca do brejo. Eu lembro que fui a Juiz de Fora, num domingo, dia do clássico Botafogo e Flamengo, e, quando lá cheguei, por volta das 10h da manhã, a cidade inteira estava vestida com a camisa dos dois clubes. Estava confirmado.

-Em 1874, estreia, na Igreja de São Marcos de Milão, a Missa de Réquiem que Verdi compôs para a morte do escritor Manzoni. Uma obra-prima.

Voltou-se, em seguida, para o titular do programa.

-Uma curiosidade. Na época, havia uma grande rivalidade entre os apreciadores das composições de Verdi e das de Wagner. Hans von Bullow, marido de Cosima Lizst, maestro preferido de Wagner, quando, de passagem por Milão, olhou a partitura do Réquiem e ironizou, disse que Verdi acabava de transcrever mais uma ópera ainda que travestida  de caráter eclesiástico. Ao saber desse comentário, Brahms disse: “Dessa vez, meu caro Hans Von Bullow fez papel de bobo.”

-Wagner não tomaria, mais tarde, a mulher do maestro Hans Von Bullow?

-Sim, Jonas, mas Brahms não entrou nessa fofoca.

-Em 1900, Guerra de Transvaal: os britânicos tomaram Johannesburgo e os boers, colonos holandeses da África Austral, retiraram suas tropas para Pretória.

-Todos queriam uma fatia da África.

-Em 1923, nascia o Príncipe Rainier de Mônaco. Acho que ficou mais famoso porque casou com a Grace Kelly do que pelos seus 50 anos no principado.

-Em 1930, nasce Clint Eastwood, ator, cineasta, produtor cinematográfico e compositor norte-americano. Esqueceram de dizer político, pois ele foi prefeito de Carmel-by-the-Sea na Califórnia. Jonas, eis um talento poliédrico.

-Em 1931, nasce Shirley Verret, mezzo-soprano norte-americana. Jonas, ela era detentora de uma voz excepcional, tanto cantava no registro de meio-soprano como de soprano dramático.

-Em 1932, nasce Ed Lincoln, músico e produtor musical brasileiro.

-Dançou muito nos bailes ao som do Ed Lincoln, Sérgio?

-Eu não, pé de valsa é o Dieckmann.

-Em 1938, nascia Luiz Carlos Miele, ator, cantor, e, lembraria o Simon Khoury se cá estivesse, contador de piadas.

-Em 1948, Marco Nanini.

-Um excelente ator. - acentuou o Jonas Vieira.

-Em 1959, nascia Andrea De Cesaris, um dos maiores barbeiros da Fórmula 1, segundo o Nélson Piquet. Desafortunadamente, morreu num acidente de moto no ano passado.

E continuou:

-Era fácil perceber a presença de Andrea De Cesaris; sempre que havia uma grande confusão, batiam 12 carros, voava pneus para todos os lados, pedaços de baratinha, aparecia ele, sempre o causador de tudo.

-Em 1960, falece o poeta e romancista russo Boris Pasternak, autor de Dr. Jivago. Todo o mundo viu o filme, mas ninguém leu o livro, creio que nem mesmo a Rosa Grieco, amiga do Carlos Nascimento que está completando 80 anos de leitora, lê desde os 4.

-Em 1966, monges budistas atearam fogo nos próprios corpos, em Saigon, em protesto contra a Guerra do Vietnã. Não havia outra forma de protesto, Jonas? Flambar o próprio corpo...

-Foi uma guerra completamente sem sentido, Sérgio.

-Em 1973, foi criada a Infraero, um marco brasileiro importante. A gente viaja o mundo inteiro, passa por aeroportos da maior qualidade, chega a um aeroporto bagunçado, sujo, onde nada funciona, filas quilométricas, vê que está no Brasil, num aeroporto da Infraero. A Infraero é muito ruim.

-Em 2002, inicia-se a 17ª edição da Copa do Mundo. Boas lembranças.

-Agora, uma má lembrança, Jonas: em 2003, acontece o último voo de um Concorde da Air France.

-Bons tempos, Sérgio: eu almoçava no Rio e comia a sobremesa em Paris.

Sérgio continuou com o avião:

-Foram fabricados 20 Concordes, o primeiro acidente aconteceu quase no fim da trajetória dele. Voava duas vezes e meia a velocidade dos jatos normais. O que dava tempos incríveis.

-Em 2009, um Air Bus A330 da Air France do voo Rio de Janeiro-Paris desaparece sobre o Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, das quais 59 brasileiros, entre eles, Sílvio Barbato do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, um maestro importante, que compôs duas óperas. Lastimável. Um rapaz muito novo, tinha muito a dar ainda.

-Jonas, em 2009, falecia Milivina Dean, última sobrevivente do Titanic.

-Durou, então, 100 anos.

-Quase, Jonas, morreu com 97.

-Hoje, é o Dia do Não-Fumante.

-Xô, cigarro.

-E dia do Festival de Prosérpina, a rainha do submundo. Segundo a mitologia romana, o seu rapto foi marcante. Na ópera, Manon Lescault, de Puccini, a protagonista é comparada por um estudante, amigo do raptor, o também estudante Des Greux, à Prosérpina.

-Muito bem. - disse o Jonas Vieira no término do calendário.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário