Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

2084 - Fred, Barney e Vilma

------------------------------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 3884 Data: 20 de janeiro de 2012

-----------------------------------------------------------------------------------

CARTAS DOS LEITORES

-O Biscoito Molhado acha que o possível candidato republicano, Mitt Romney, pode derrotar Barack Obama nas eleições presidenciais de 2012? Fred

BM: Não, porque os que desenterram até os ossos dos fatos passados descobriram que, há quase 30 anos, Mitt Romney maltratou o seu cachorro de estimação, Seamus. Assim, como Inês de Castro foi rainha depois de morta, Seamus se tornou cabo eleitoral depois de morto.

Se o caro leitor não leu as últimas notícias sobre a campanha presidencial americana, eu explico nos dois parágrafos abaixo.

No verão de 1983, Mitt Romney viajou 12 horas com a família para o Canadá, transportando o seu setter irlandês numa jaula de plástico amarrado ao teto do carro. O republicano afirmou que Seamus se sentia à vontade, pois havia uma proteção antivento. No entanto, seu primogênito relatou que havia fezes escorrendo pelo vidro do carro e houve necessidade de se parar num posto de gasolina para a limpeza da sujeira com uma mangueira d' água. Resumindo: Seamus estava apavorado.

O ex-presidente da Câmara, Newt Gingrich, seu rival republicano, reviveu o caso em anúncios negativos na TV. Uma multidão de internautas tem visitado os sites DogsagainstRomney.com e Seamus2012.com . Camisetas com os dizeres “Dogs aren' t luggage” (cachorros não são bagagens) e “Mitt is mean” ( Mitt é perverso) são vendidas nesta campanha eleitoral.

Os cães têm uma grande importância na política dos Estados Unidos. O presidente Franklin Delano Roosevelt teve um Scottish Terrier, chamado Fala, que se tornou soldado raso honorário do Exército Americano ao “contribuir” com 1 dólar para o esforço de guerra a cada dia do ano, servindo, assim, de exemplo. Alcançou tamanha popularidade, que a Casa Branca recebia inúmeras cartas dirigidas a ele. Foi necessário que se deslocasse uma secretária para atender apenas a correspondência de Fala.

Na campanha eleitoral de 1944, os republicanos acusaram Franklin Delano Roosevelt de enviar um navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos para buscar Fala, que ele havia esquecido nas Ilhas Aleutas. No dia 23 de setembro de 1944, Roosevelt proferiu o memorável Fala speech (discurso Fala), que foi filmado e merece ser visto como uma obra-prima de perspicácia política. Eis o que disse:

“These Republican leaders have not been content with attacks on me, or my wife, or on my sons. No, not content with that, they now include my little dog, Fala. Well, of course, I don’t resent attacks, and my family doesn't resent, but Fala does resent them. You know, Fala is Scotch, and being a Scottie, as soon as he learned that the Republican fiction writers in Congress and out had concocted a story that I had left him behind on the Aleutian Islands and had sent a destroyer back to find him – at a cost to the taxpayers of two or three, or eight or twenty million dollars – his Scotch soul was furious. He has not been the same dog since. I am accustomed to hearing malicious falsehoods about myself – such as that old, worm-eaten chestnut that I have represented myself as indispensable. But I think I have a right to resent, to object to libelous statements about my dog.”

A primeira dama, 16 anos depois, Jackie Kennedy, também teve um Scottish Terrier, de nome Hottchie; quanto ao seu marido, o presidente John Kennedy, estava mais interessado nas cachorras.

----

-Na edição do Biscoito Molhado que alude à ópera “O Trovador” de Verdi, onde o legendário tenor Mario Del Monaco aparece com trajes de Flash Gordon, foi dito que a história ocorre na Era Medieval. Creio que há um engano, pois “Il Trobador”, livro de Antonio Garcia Gutiérrez, que serviu de inspiração ao libretista da ópera, é ambientado em Aragón, no século XV. Vilma

BM: Vilma, eu aprendi no antigo ginásio que a Idade Média vai de 476, quando caiu o Império Romano, a 1453, ano em que os turcos conquistaram Constantinopla. Como eu não consulto apenas a internet (sempre de pé atrás), pesquiso também as enciclopédias Larousse, Barsa e a Rosa Grieco, soube que, agora, estão considerando 1492, o ano da descoberta da América como o fim da Idade Média.

Isso posto, prossigamos.

Como existem o alto e o baixo Leblon, existiram a alta e a baixa Idade Média. A alta Idade Média se refere à parte do período que vai da derrocada do último imperador de Roma até o ano 1000, enquanto o tempo compreendido entre este ano e o século XV se denomina baixa Idade Média. Houve o feudalismo do século X ao XIII, dentro da baixa Idade Média, com forte presença da Igreja e, como o fim da Idade Média, do século XIV ao XV, o poder da Igreja declina e a atividade intelectual se laiciza um pouco, o que permite o desabrochamento do Renascentismo italiano, no século XV.

Quanto ao ambiente em que ocorrem as peripécias de “O Trovador”, na Espanha, não cabe dúvidas: pura Idade Média.

----

-Dos 80 mil acessos na internet ao vídeo do Luca dançando a marchinha “Dama das Camélias”, na interpretação do Caetano Veloso, creio que fiz umas vinte. Estou curioso, desde que li o Sabadoido sobre o assunto, em saber quem foi a “Dama das Camélias”? Barney

BM: Meu amigo Barney, a história da “Dama das Camélias” está no livro, no teatro, em cinema, na ópera, e nas canções.

Na realidade, a “Dama das Camélias” era uma das “teúdas e manteúdas” dos senhores burgueses. Uma elegante cortesã francesa do meado do século XIX, que encanta Paris com sua beleza, suas artimanhas no amor. A sua vida pródiga é sustentada por emergentes da burguesia urbana.

Alexandre Dumas Filho, quando se destacava o romantismo, idealizou a história da cortesã Alphonse Plessis, transformando-a na “Dama das Camélias”, a mulher que alcançaria a elevação através do amor, no seu livro publicado em 1848. O sucesso foi tão extraordinário que logo a obra foi adaptada para uma peça teatral de cinco atos.

O grande Verdi manteve o romantismo do escritor e criou uma das suas óperas mais executadas nos palcos líricos, “A Traviata”.

Em 1907, Vigo Larsen lançou o filme “La Dame Aux Camélias”.

No filme de 1936, dirigido por George Cukor, com Greta Garbo, vemos o apreço da protagonista pela flor desde a primeira cena. É a camélia uma flor oriental vistosa, com pétalas inteiriças e semidobradas, que exalam suave perfume.

O cineasta italiano Mauro Bolognini escoimou o romantismo da história e nos mostrou, no seu filme de 1980, com Isabelle Hubert e Gian Maria Volonté, entre outros, a história de Alphonsine Plessis, a bela cortesã que morreu tísica.

A música popular brasileira manteve o encantamento, o sonho e o amor da história de Alexandre Dumas Filho, na marchinha de carnaval de Braguinha e Alcyr Pires Vermelho. A primeira gravação se deu na voz de Francisco Alves, em 1939. Foi ela, na voz de Caetano Veloso e na coreografia do Luca, que comoveu um dos nossos sabadoidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário