Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

2079 - maiores abandonados

----------------------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 3879 Data: 10 de janeiro de 2012

------------------------------------------------------------------------------

O PRIMEIRO SABADOIDO DO ANO

-Soube que o Daniel vai trocar os Correios pela Casa da Moeda.

-Já trocou. - enfatizou o Cláudio.

-Mesmo que deixe grandes amizades nos Correios, deve-se pensar profissionalmente.

Meu irmão me interrompeu:

-O ônibus da Casa da Moeda passa aqui às 6h 20min e o leva para Santa Cruz; acaba o expediente e o traz de volta. Ele não se preocupa com atrasos e pega o fluxo do tráfego no sentido contrário.

-Pode-se até dormir na viagem.

-Daniel passou em décimo lugar no concurso para nível superior, de dois anos atrás e só agora foi chamado, isso porque houve desistências.

-Em todos os sentidos, a Casa da Moeda é melhor do que os Correios para ele?- perguntei.

-Só não é no Plano de Saúde; nos Correios, ele podia agregar a mim e a Gina, mas isso é o de menos.

Nesse instante, apareceu o Daniel.

-Parabéns por estar trabalhando agora perto da moeda n° 1 do Tio Patinhas.

-Ainda não sei distinguir Bangu de Campo Grande, Carlão.

-O lastimável é que, agora, você fica longe das turistas suecas...

-É verdade.

-Em compensação, distancia-se dos velhos mal-humorados de Copacabana e adjacências.

E completei:

-Dona Argentina deve estar inconsolável com a sua perda.

-”E o Plano de Saúde de seus pais?...” - disse-me ela.

-A chefe tentou a chantagem emocional, mas você escolheu o que era melhor, em termos de profissão e fez bem. - comentei.

-Carlão, se você quiser ir ao computador, está liberado.

-A Gina foi ao supermercado. - informou ao Cláudio, enquanto eu seguia com um pen drive para a Lan House do meu sobrinho.

Lá, abri o filme “Arriba, México”, da Triumpho 30 Produções. Era mais um documentário do Dieckmann sobre culinária. Assisti a uma tartaruga gigante sendo banhada e me indignei, pois calculei que a preparavam para a panela. Não houve necessidade de eu acionar uma ONG, pois era apenas uma limpeza para deixar o quelônio com o casco brilhando como a carroçaria de um Jaguar. Depois, apareceu o Dieckmann reclamando (*) porque o filmavam contra o sol. Ele tem de perder essa mania de Hitchcock de aparecer nos próprios filmes...

Fischberg me enviou vídeos do youtube com apresentações da cantora Sarah Vaughan. Antes de abri-los, olhei para dentro de mim em busca das minhas deusas do canto. Magda Olivero... Eu a ouvi na transmissão da Rádio Ministério da Educação e Cultura, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1964, cantando a ária do Mefistófeles, l' altra notte in fondo al mare. Momento único: a plateia, enlouquecida, não parava de aplaudir e gritar por bis. O baixo Cesare Siepe, o protagonista da ópera, enciumado, corre para o aeroporto e compra passagens de volta para a Itália, largando a temporada lírica internacional do Rio de Janeiro no meio.

Agora, contentava-me com um vídeo do youtube em que ela cantava a mesma ária, em 1976. Cliquei para ver e ouvir de novo. Fui para outro filme; dessa vez, Magda Olivero cantava, num programa de televisão, com o tenor Claudio Villa, o “Dueto das Cerejas” da ópera “Amico Fritz”. Antes, num momento de descontração, o tenor subiu numa espécie de banco, porque era bem mais baixo do que ela.

Ano passado, Magda Olivero, completando 100 anos de idade, foi celebrada pelo mundo lírico italiano.

A primeira sessão do Sabadoido já transcorria e eu, abandonando as boas reminiscências, voltei ao presente e fui para lá. Gina já havia chegado das compras e, antes de me saudar, anunciou que iria ao Méier.

Como fizera no último Sabadoido de 2011, Luca sacou um artigo do Ruy Castro e se pôs a lê-lo para provocar comentários. Tratava-se da nacionalidade de pessoas famosas que se incorporaram de tal maneira a outros países, que muitos desconhecem a sua origem.

-De Carmem Miranda e Carlos Gardel eu não preciso falar porque todos sabem que ela nasceu em Portugal e ele na França.

Para não polemizar, não me referi àqueles que garantem que Gardel é de origem uruguaia.

-“Irving Berlin, autor do hino nº 2 dos EUA (God Bless America) e do clássico sobre o Natal, “White Christmas”, além de canções que fizeram a glória da música americana, como Cheek to Cheek”, era nascido em Mohilev (**), então na Rússia.”

Sem esperar que o Luca terminasse a frase, meu irmão entoou o início da canção, acompanhado em seguida pelo Luca, que citou as danças de Fred Astaire.

-Irving Berlin tem mais de 3 mil composições, compunha letra e música. Havia um teatro que se dedicava às obras dele.

-É mesmo, Carlinhos?

-Ele foi um dos grandes compositores. - ratificou o Cláudio.

-Há um DVD sobre o Antonio Carlos Jobim em que o Stan Getz lista os maiores compositores populares da primeira metade do século XX: George Gershwin, Cole Porter, Jerome Kern e Irving Berlin. Quando Stan Getz afirma que entre os três maiores compositores da segunda metade do século XX está o Tom Jobim, este tirou o chapéu, em agradecimento. - manifestei-me.

Luca prosseguiu com mais comentários sobre o artigo do Ruy Castro.

-Quanto ao fato de o Bob Hope ser inglês, em vez de americano, não diz muito, porque é quase a mesma coisa.

E acrescentou com espanto:

-Mas o Yves Montand ter nascido na Itália?!...

-Para mim, Yves Montand era tão francês quanto... - parei a tempo, pois ia citar Napoleão Bonaparte.

-Eu também desconhecia. - confessou o Cláudio.

-O Rin Tin Tin... - enfatizou o Luca.

-Espera lá, Luca, houve sete Lassies...

-Mas Ruy Castro se refere a só um Rin Tin Tin, pois colocou os anos de nascimento e morte entre parêntese – 1918-1932.

-Eu sei que o Rin Tin Tin salvou o estúdio dos Warner Brothers da falência. - interrompeu-lhe o Cláudio.

-”Rin Tin Tin era francês de Lorena. A qual, então, era alemã.” - leu.

Nesse instante, surgiu na primeira sessão do Sabadoido de 2012, o Daniel. Luca se voltou para ele.

-Você colocou o meu vídeo da “Dama das Camélias”, na Internet, e o Fischberg disse que já houve 80 mil acessos.

-Pois é, até agora eu não vi o dinheiro. Cadê os direitos autorais? - reclamou meu sobrinho.

-Eu também tenho uma participação nisso.

-Você tem direito de arena, Luca. - falei para ele.

-Isso foi coisa do Carlão. - declarou o Daniel.

(*) Obviamente, o redator do seu O BISCOITO MOLHADO entende de letras e não de imagens. Quem é filmado contra a luz, longe de reclamar, deve agradecer, pois as rugas somem mais depressa do que se a pessoa fosse imersa em uma tonelada de Omega 3. Acionado, o nosso Departamento de Pesquisas Alimentícias informa que há 0,0053g de Omega 3 em 1 Kg de salmão; em decorrência, para se obter uma tonelada de Omega 3 será necessário espremer 190 toneladas de salmão, o que poderá provocar um desequilíbrio entre as espécies – é melhor ficar contra a luz.

(**) Há controvérsias. Irving Berlin ou nasceu em Mohilev (Mogilev) na atual Bielo-Rússia ou em Tiumen, Sibéria, ainda parte da Rússia. Ambas eram cidades do Império Russo, aquele do Czar, em 1888, quando o nosso Berlin nasceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário