Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

2083 - Saladas Juvenis

--------------------------------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 3883 Data: 17 de janeiro de 2012

------------------------------------------------------------------------------------

CARTAS DOS LEITORES SOBRE FILMES

Prendado mancebo,

Vossência, que tem onde “puiser” variadas informações para o lenitivo de solteironas desamparadas (é pleonasmo?), seria capaz de identificar o filme “House of Strangers”, no Brasil “Sangue do meu sangue”? Hemograma completo? Atores: Richard Conte, Susan Hayward, Luther Adler, Debra Paget, Efrem Zimbalist Jr (o Sênior era afamado violoncelista) e “last but not least”, Edward G. Robinson que fazia o patriarca e era doido pela ópera “Martha” de Flotow, ouvia-a até no banheiro.

O filme deve ser bom mesmo, até hoje me lembro do enredo e recordo até diálogos. Para insuflar o romantismo dos meus “salad days” havia uma história de amor, realista para a época, a dama que parecia leviana aguentava o rojão e a boa menina trocava o irmão que estava preso pelo que estava soltinho.

Não há urgência, nem extrema necessidade, é apenas abuso da minha parte.

Amplexos

R.

BM: Já possuímos o Dicionário Prático (virtual) Michaelis Inglês-Português, e, recentemente, adquirimos no sebão da Rua Luís de Camões, o Dicionário Bertrand Francês-Português, para ler os textos da Rosa Grieco no original. Assim, a primeira palavra aspada pela missivista, puiser, soubemos, depois de uma consulta ao Bertrand, que significa “tirar (um líquido)”. Eu seria, no caso, uma pessoa que tira leite de pedra?... Não mereço tanto. Salad days, que surge mais adiante, é uma expressão idiomática que se refere ao tempo da juventude que envolve inexperiência, idealismo entusiástico, inocência e indiscrição. Foi consagrada por Shakespeare na peça “Antonio e Cleopatra”, de 1606, e, chegou ao Biscoito Molhado pela primeira vez, através da Rosa, de maneira Shakespeariana.

No final do primeiro ato, Cleopatra, lamentando a sua ligação, na juventude, com Julius Caesar, e diz:

“... My salad days/

When I was green in judgment, cold in blood.”

Mas passemos para o filme.

Sinopse

Gino Monetti (Edward G. Robinson) é um banqueiro ítalo-americano que trata sem muita consideração seus quatro filhos, que já são adultos. Gino participou de várias atividades ilegais para construir seu negócio e agora está preso. Embora os filhos sempre estivessem sabendo dos negócios questionáveis do pai, eles lhe recusam ajuda para ficar fora de prisão. Liderados por Joe Monetti (Luther Adler), o filho mais velho, três dos filhos assumem o negócio. Apenas Max Monetti (Richard Conte) se mantém leal ao seu pai, em razão disto seus três irmãos conspiram e Max também é mandado para a cadeia. Max promete ao agonizante Gino que irá se vingar dos seus traiçoeiros filhos, mas quando ele é libertado não consegue se vingar, nem mesmo depois que um dos seus irmãos, Tony (Efrem Zimbalist Jr.), tenta matá-lo. Max deixa seus irmãos e ruma para a Califórnia para ter uma nova vida com Irene Bennett (Susan Hayward), sua noiva.

Segunda sinopse colhida para o mesmo filme:

Gino Monetti é um rude imigrante italiano que vive em Nova Iorque e enriqueceu ao fundar um banco de empréstimos para seus compatriotas. Ele adora seu filho caçula Max, que se formou advogado. Despreza, porém, seus outros filhos, que trabalham como empregados no banco. Ao ignorar a lei bancária que coibe a agiotagem, Gino perde o banco e Max vai para a cadeia por tentar subornar uma testemunha em favor do pai. Os três outros irmãos fazem um acordo e fundam um novo banco, dentro da lei. Deixam, no entanto, o pai de lado que não os perdoa e quer que Max se vingue deles quando sair da prisão.

Não vi o filme, que me parece ótimo, mas soube que o Elio Fischberg o viu, isso o capacita a conversar sobre o dito cujo com a missivista.

Sobre o fato de o personagem ser louco pela ópera “Martha” de Flotow, certamente que se trata da ária “M' appari tutt' amor”, gravada pelos maiores tenores do mundo, a começar por Enrico Caruso. Leopold Bloom, no “Ulisses” de Joyce, a entoa por diversas vezes. Recordo-me que no filme “Scarface, a Vergonha de uma Nação”, de 1932, dirigida por Howard Hawks, sempre que Paul Muni assoviava a melodia do sexteto da ópera “Lucia de Lammermoor”, de Donizetti, “Chi me frena in tal momento?...”, ele matava alguém.

Ah, já ia esquecendo, a Rosa Grieco quer saber o nome do diretor de “House of Strangers”. Como ela, que até se recorda dos comprimários do filme, deixou escapar o nome daquele que também dirigiu, no cinema, “Julio Cesar” de Shakespeare, o consagrado Joseph L. Mankiewicz?...

É charme, com toda certeza.

----

-Assisti ao filme franco-brasileiro do Roberto Dieckmann “Mangas Arregaçadas” (*), porém gostei mais do livro. José.

BM: José, você não está confundindo as mangas?... Dieckmann garante que não se baseou em livro algum, que ele improvisa muito e que segue, de certa maneira, o lema do Glauber Rocha: uma ideia comestível na cabeça e uma câmera na mão.

Falando desse filme, muitos espectadores e leitores do Biscoito Molhado perguntam o que é flor de sal, um dos ingredientes do “Talharim com manteiga de sálvia e salada grega; tentaremos explicar, depois de alguma pesquisa. Flor de sal é um tempero constituído pelos cristais de sal que se formam à superfície da água, durante a produção de sal marinho em salinas. A flor do sal é colhida diária e cuidadosamente com um instrumento apropriado, sem que o fundo do mar seja tocado. É rico em micronutrientes.

----

-O meu provedor da internet é o yahoo que, por sinal, depois das últimas modificações, anda muito ruim. Li, recentemente, no Biscoito Molhado, que Gulliver já havia encontrado o yahoo nas suas viagens. Eduardo

BM: Sim, no livro de 1726, de Jonathan Swift, revisto em 1735, “As Viagens de Gulliver”, ele encontra os Yahoo na sua última viagem. Tratava-se de uma raça imperfeita de “humanos” que, movida por instintos primitivos, se tornaria perigosa caso adquirisse cultura. Jonathan Swift satiriza, assim, a raça humana.

O grande compositor alemão Georg Philipp Telemann compôs uma suíte para violinos, a “Gulliver Suite”, com cinco movimentos. Um deles é o “Wild dance of the untamed Yahoo” - Dança Selvagem dos Indomáveis Yahoo. Como a obra musical surgiu dois anos depois da publicação do livro, 1728, comprova a repercussão do texto de Jonathan Swift.

Assisti ao filme “As Viagens de Gulliver”, produzido em 1939. Isso aconteceu no Cine Cachambi, in my salad days.

(*)- O filme Mangas Arregaçadas pode ser visto em: http://vimeo.com/34986622


Nenhum comentário:

Postar um comentário