Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

2081 - cacófatos, cacos e bueiros

-------------------------------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 3881 Data: 12 de janeiro de 2012

----------------------------------------------------------------------------------------

CARTAS DOS LEITORES

-Lendo o heterodoxo obituário do ano 2011 do Biscoito Molhado, estranhei que o redator do mesmo não citasse as suas reminiscências do Grande Teatro Tupi, como fez, por exemplo, com o programa TV Rio Ringue, apresentado pelo Luís Mendes. Cordélia

BM: Eram muitos os dramas de Ibsen adaptadas para o Sérgio Brito, Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi: “Os Espectros”, “John Gabriel Borkman”, “A Casa de Rosmer”, “Casa das Bonecas”, “Hedda Gabler”. Confesso que só soube que as peças tinham esses títulos e que adaptaram o dramaturgo sueco para a TV Tupi, porque consultei a internet. Na época, anos 50 e início dos 60, o que me atraía mesmo era o cinema americano e as chanchadas da Atlântida.

Nas noites de segunda-feira, horário do teleteatro, a atenção da minha casa convergia para o humorismo das Rádios Mayrink Veiga e Nacional.

O mais próximo de teatro, que eu vi, na época, foi o Romeu e Julieta, quando a minha mãe entrou no Cine Cachambi com a filharada, para fazer hora enquanto a minha irmã não saía da aula (Colégio Coração de Maria), e o Ricardo III, com a impressionante morte do Laurence Olivier.

Lamento que não houvesse vídeo tape para espiar anos depois, o Grande Teatro Tupi, capitaneado pelo Sérgio Britto. Pensando bem, não espiaria, pois quase todos os filmes de tempos pretéritos da televisão foram apagados ou viraram cinza com os incêndios que houve.

---

-Lendo o Biscoito Molhado, eu me surpreendi com o número de discos que o José Vasconcelos vendeu com a exibição humorística “Eu Sou o Espetáculo”: 500 mil cópias. Caio

BM: Meu caro Caio, escrevendo sobre o grande artista, que já estava esquecido, quando morreu, meses atrás, cometi um erro: foram 100 mil, e não 500 mil. O que mais importa é que nenhum humorista alcançara essa vendagem. José Vasconcelos, aliás, também foi o pioneiro nesse segmento fonográfico, no Brasil.

Nesse tempo, precisamente 1961, Altamiro Carrilho com sua banda gravou “Rio Antigo” e vendeu 700 mil discos de 48 rpm. Uns dez anos atrás, ouvindo o seu programa de música e bate-papo, na Rádio MEC, alguém perguntou se ele ganhara muito dinheiro com o sucesso de “Rio Antigo”.

-Fiquei milionário; moro numa mansão.” - respondeu o Altamiro Carilho como grande gozador que era.

---

-Camões não cometeu cacófato quando escreveu o antológico soneto da “alma minha”, porque não existia nos idos camonianos “maminha”. - Rosa Grieco (carta falada pelo Luca na ausência da erudita dama).

BM: Rosa Grieco se refere ao soneto cujo primeiro quarteto é o que se segue:

“Alma minha gentil que te partiste,

Tão cedo desta vida descontente.

Repousa lá no céu eternamente,

E viva eu cá na terra sempre triste.”

Concordo, Rosa; Camões, sendo um dos maiores poetas da língua portuguesa, se não for o maior, não cometeria um cacófato tão evidente.

Palavras brotam, justificando a geração espontânea. Veja o caso do vocábulo “otário”, que ao Brasil chegou porque o tango era muito apreciado pelos brasileiros. Rezam as pesquisas, de uma maneira não muito católica, que otário nasceu, no século XIX, do lufardo, um calão dos bairros pobres de Buenos Aires, para designar o “homem ingênuo”. “Otária” é o nome de um leão-marinho, do sul da Argentina, que é presa fácil por se locomover com dificuldade, em terra firme.

Acreditamos que maminha também seja uma palavra relativamente recente. Filé, alcatra existiam no tempo de Camões; quanto à chã de dentro também tenho as minhas dúvidas. (*)

---

-Sou um leitor assíduo dos asteriscos do Dieckmann e tomei conhecimento de uma correção que ele fez de um livro da Rosa Grieco. Nele, a erupção do Vesúvio destruiu os bombardeiros B-52, em 1944, mas segundo o Dieckmann esses aviões só realizaram voo de teste em 15 de abril de 1952. Lear

BM: Dieckmann remontou ao Vesúvio que usava cueiro, cheirava a leite. Falou das erupções da pré-história (1800 a.C.), da Idade do Bronze, da que destruiu Pompeia, em 79, e das erupções seguinte, 172, 203, 222, até chegar ao ano de 1944. Depois, exibiu o seu conhecimento de melhor aluno do Skipper (Tio Frank) em matéria de aviões.

Denominou ele os bombardeiros B-52 de “grandalhões da era do jato”

Vale transcrever um parágrafo do distribuidor deste periódico:

-“A maior erupção do século XX (do Vesúvio) ocorreu em 17 de março de 1944. Destruindo as populações de San Sebastiano al Vesuvio, Massa di Somma e parte de San Giorgio, em Cremano, enquanto que a Segunda Guerra Mundial avançava na Itália. Com o Vesúvio cuspindo lava e cinzas, os jipes do Exército U.S. Escaparam com pressa. A erupção ocorreu poucos meses após a chegada das forças aliadas em Nápoles e causou grandes problemas. Uma esquadrilha inteira de 88 bombardeiros B-25 da USAF foi destruída durante a erupção do vulcão.”

-Mea culpa. Mea maxima culpa. - confesso como redator deste jornalzinho. Na verdade, o único erro do livro da Rosa Grieco, de impressão, foi o ano, 1844 em vez de 1944 (um algarismo saiu trocado. A identificação dos aviões bélicos está certa: bombardeiros B-25. Eu, que já carrego há anos, o codinome de “Hortelino Troca-Nomes”, dei agora para trocar números, haja vista os 100 mil discos do José Vasconcelos que viraram 500 mil.

Tentarei ser mais cuidadoso.

---

-Li que o pão nosso de cada dia faz mal à saúde? - Caio

BM: Bem, o Biscoito Molhado não tem ainda uma seção médica, como a “Clínica Mayo” do Globo de outrora, mas vamos, ainda assim, responder a sua carta.

-Sim, o pão nosso de cada dia prejudica o nosso bem-estar, como o molho Shoyu também. Não são apenas os pingos de suor dos panificadores que se entranham no pão, o sódio também. Há excesso de sódio no pãozinho brasileiro (não confundir com o francês) e no molho japonês.

No Brasil, consome-se em média 3.200 mg de sódio por dia, todavia a Organização Mundial de Saúde recomenda 2 000 mg. No que diz respeito ao pão de 50 gramas, há cerca de 320 mg dessa substância química, o que é considerado muito alto.

O sal - como aprendemos na escola – é o cloreto de sódio (NaCl), por isso os 320 mg de sódio do pãozinho representam 128 mg de sal.

No nosso caso específico, o Ministério da Saúde recomenda o Biscoito Molhado, pois no forno, antes de ser umedecido, não exageramos no sal.

(*) O Distribuidor do seu O BISCOITO MOLHADO vem a público discordar dessa ilação do redator. Maminha também é diminutivo de mama, que é uma palavra bem conhecida no idioma. Portanto, era cacófato, em que a alma ficava localizada no peito, pelo menos, das senhoras e senhorinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário