Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

2058 - Piolho

----------------------------------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 3878 06 de dezembro de 2011

----------------------------------------------------------------------------------

O SABADOIDO REVISITA O CACHAMBI

-Se não fosse o Luca, eu não iria ao Evandro, onde se comemorou os 74 anos do Dário.

-Ele já tem tudo isso, Cláudio?... E o Luca, apareceu?

-Lembra-se que éramos pequenos e o Dário já era adulto?... Eu não ia, mas o Luca disse que o Dário gostava muito de mim e, no final, me convenceu. Ele, o Luca, é que não foi, Carlinhos.

-Eu me dava mais com o Joaquim, o irmão mais novo do Dário.

-O Joaquim era muito pedante; falava da família como se tivesse raízes na nobreza, que o pai foi campeão de tiro. - criticou meu irmão.

-Era uma família problemática, Cláudio, muitos não se falavam. O próprio Joaquim não se dava com o pai, embora o elogiasse para uso externo. Eles se enquadravam na frase de um drama do Nélson Rodrigues: “a partir de um dado momento, a família começa a apodrecer.”

-O Joaquim não falava com o Dário; não sei agora...

-E a casa, da Rua Americana, onde moravam?

-Ficou com a Rosa.

-A Rosinha?... Você sabe, Cláudio, que a Rosinha não era a filha extemporânea dos pais do Joaquim. Ela era, na verdade, filha da Lúcia, que engravidou sem casamento. Os avós assumiram a maternidade da filha para manter as aparências.

-Naquela época, havia isso.

-Algo semelhante houve com o Jack Nicholson... Parece que o ator Jack Nicholson só soube que era filho da irmã depois de adulto.

-Ele pertencia a uma família que sabia fingir bem. - ironizou.

-E o congraçamento lá, no Evandro?

-Carlinhos, quase todo o Cachambi dos anos 50 e 60 compareceu. Lá estavam: Cidinho, Cabeleira irmão do Cabrita, Nei Coringa, Otávio Gaguinho, o irmão dele que é coronel ou general...

-Parecia que o uniforme dele do Colégio Militar se sujaria, pois ele não se aproximava das turmas do Cachambi, quando jovem. - aparteei.

-Há uns cinco anos que comparece religiosamente aos festejos do aniversário do irmão... digo, tio da Rosinha.

-E o pessoal, Cláudio?

-Carlinhos, só contavam vantagens. Havia gente ali que conquistou mais mulheres do que o Casanova, que fez gols mais espetaculares do que o Pelé, que foi mais arrojado no baralho do que Bat Masterson...

-Não teve lugar para a modéstia?

-Naquele sábado, Carlinhos, a modéstia passou longe do Cachambi. Só não houve exageros, nas recordações das brigas porque eu vi os brigões em atividades, como o Nei Coringa.

Subitamente, meu irmão mudou a entonação da voz:

-Você se lembra do assalto ao Koma Bem?

-Claro que sim, nossa mãe e nossa irmã estavam lá, como reféns. Foi num domingo de manhã, em 1973.

-Quem pegou os ladrões juntamente com a polícia? - testou minha memória.

-O Carlinhos Chamicha e o Nei Coringa.

-O Nei garante que o Carlinhos Chamicha não estava lá, na hora do assalto.

-Bem, Cláudio, falaram da presença do Carlinhos, mas como ele já se tornara uma lenda em matéria de briga de rua...

-Contaram que vivia, pela Rua Basílio de Brito, um sujeito que só andava com navalha no bolso. O Dário lembrou-se do nome dele: Lusitano. Um dia, ele se estranhou com o Carlinhos Chamicha e sacou a navalha. Carlinhos tirou as sandálias dos pés, empalmou cada uma delas, e partiu para dentro do Lusitano.

-Não precisa prosseguir: esse tal de Lusitano apanhou como um boi ladrão com toda navalha. - adivinhei.

-Eu vi quando Seu Onofre pensou que podia amedrontar o Carlinhos Chamicha. Ele, com 1,90 m de altura, com quase 110 quilos de músculos mesclados com gordura, imaginou, numa pelada do Campo Cachambi, que botaria o Carlinhos, com 1,65m de tamanho, para correr...

-Carlinhos saltava tanto, numa briga, que passava a ter 2 metros de estatura. - falei.

-Carlinhos voou com os dois pés no peito do Seu Onofre, que caiu na realidade. Ele não prosseguiu, porque a pancada fora só uma advertência, que Seu Onofre entendeu prontamente.

-E o assalto no Koma Bem, Cláudio?

-O Nei Coringa conta que um dos ladrões, correndo pela rua Cachambi, entrou na vila onde a Dona Salete morou, que não tem saída.

-Um cul-de-sac, diria a Rosa Grieco. - interrompi.

-O Nei disse que o marginal estava com duas armas, uma engasgou e da outra saiu uma bala que o atingiu no pé; ainda assim, ele tomou os revólveres do sujeito, entregou uma ao Nélson, irmão do Niltinho, e, com a outra, arrebentou os dentes do sujeito até ser contido pela polícia. Disse o Nei que o Nélson ainda o enganou, inventando que a polícia levou a arma que deu para ele esconder.

No meio da sessão do sabadoido, o nome do Nei Coringa foi citado novamente.

-Nei Coringa... Há quanto tempo não ouço falar dele. - manifestou-se o Luca, que continuou:

-Vou dizer onde ele morava; no início da subida da Rua Honório, esquina com a Cachambi.

-Isso mesmo – aprovei. Lembra-se que existia um toldo verde sobre a janela da casa dele? Eu sei porque sempre o via na minha passagem para o Cinema Cachambi.

-Toldo verde... puxou o Luca pela memória.

-Recordo-me do pai do Nei, era um senhor gordo que morreu logo.- acrescentei.

Vagner, que estivera ausente por um mês das sessões do Sabadoido, retornou com boa aparência.

-Do Nei Coringa, eu me lembro. - disse.

-Ele morou também na Rua Cachambi. - declarou meu irmão.

-Havia também o Piolho, amigo inseparável do Nei, mas era seu contraste: baixinho e raquítico.

-Não conheci o Piolho. - revelou o Luca.

-No aniversário do Dário, falei do Piolho, que não durou muito.

Depois dessa intervenção, Cláudio se virou para o Luca:

-Por que você não foi, Luca, depois de insistir tanto com a minha presença?

-Claudiomiro, você está mais enfronhado com aquele pessoal do que eu.

Luca morou por pouco tempo na Rua Americana, mas essa passagem não o marcou muito, travou conhecimento com algumas pessoas de lá, como o Dário, mas nada, a meu ver, que valesse um reencontro depois de algumas décadas. Sentir-se-ia, provavelmente, deslocado no meio de pessoas de meia de idade que reviviam cenas até da época em que eram garotos.

-Vagner, o cavalo – disse o Cláudio com a mão no peso de papel, que substitui os ausentes - ficou fatigado por sua causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário