Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

2038 - Carlitos

------------------------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 3868 Data: 23 de outubro de 2011

-----------------------------------------------------------------------------

67ª VISITA DOS ESCRITORES À MINHA CASA

-Charles Chaplin, que surpresa!...

-Quem é morto, sempre aparece. - pilheriou.

-Como os críticos nunca descansam a língua, devo assinalar que você, além de ator, diretor, roteirista, distribuidor, mímico, dançarino, compositor, etc, etc, foi escritor.

-Ah, a entrada aqui só é permitida aos escritores. Escrevi a minha autobiografia; para isso, interrompi o meu trabalho de compor músicas para os meus filmes mudos.

-Dizem que alguns escritores enviaram as suas obras póstumas através de médiuns, Chaplin.

-Parece que Victor Hugo fez isso com “Do Calvário ao Infinito”, que eu não li.

-Um crítico brasileiro, Agripino Grieco, sobre esses livros póstumos, disse, ironicamente, que a morte diminui a criatividade,

-É verdade; eu tinha 63 anos quando filmei “Luzes da Ribalta” e, no papel, do velho comediante Calvero, eu deixo registrado que o tempo era o meu maior inimigo.

-Você era filho de artistas?

-Meus pais eram artistas de music-hall. Meu pai atuava como vocalista e ator, minha mãe, cantora e atriz. Nasci em Londres e aprendi a cantar com eles, que, no entanto, se separaram mal eu tinha completado 3 anos de idade. Eu e meu meio-irmão ficamos, a princípio, com mamãe.

-Ela já se mostrava emocionalmente instável?

-Meu pai bebia tanto que não era, também, um modelo de lucidez. Quanto à minha mãe, para agravar o seu distúrbio emocional, teve um problema de laringe. Lembro-me muito bem da sua primeira crise, foi em 1894.

-Você tinha 5 anos de idade.

-Ela cantava no “The Canteen”, um teatro de Aldershot, frequentado por soldados e arruaceiros. A sua voz falhou e a plateia apupou sem dó nem piedade. Atiraram objetos sobre ela, alguns a machucaram. Eu a vi nos bastidores chorando e se explicando com o gerente da casa, não pensei duas vezes: subi sozinho ao palco e cantei uma música popular da época, “Jack Jones”.

-Um pinguinho de gente acalmou aquela turba.

E, em seguida, lamentei:

-Pena que não foi filmado.

-O cinema não existia ainda. - sorriu Charles Chaplin.

-A saúde mental da sua mãe piorou?

-Ela foi internada no Asilo Cane Hill, em Coulsdon, com isso, eu e meu meio-irmão fomos morar com meu pai alcoólatra e sua amante, Louise. Nós moramos na 287 Kennington Road. Apesar da minha estada lá ter sido por um período meteórico, está lá, ainda hoje, uma placa comemorativa. A substituta da minha mãe me enviou para o Archbishop Temples Boys School. Em 1901, quando eu estava com 12 anos de idade, o meu pai morreu de cirrose.

-No seu filme de 1921, “O Garoto”, você mostra algumas das agruras que passou: orfanatos, albergues noturnos...

-A minha vida está nos meus filmes. Algumas pessoas reclamam do excesso de drama, mas eu, que o sofri na pele, não reclamei.

-Com o Surgimento da Revolução Industrial, na Inglaterra, o ser humano ficou esmagado e se deu uma reação. Os intelectuais defenderam políticas de bem-estar social, e se construíram orfanatos, albergues, hospitais, escolas dominicais...

-Dormi em muitos albergues.

-Fosse você um brasileirinho que perde o pai com 12 anos de idade, por excesso de álcool e que tem a mãe internada num asilo de perturbados mentais, o seu caminho no mundo do crime estaria traçado.

-Enviaram-me para uma escola para pobres, o Central London District of School. Contudo, eu me sentia atraído pelo music-hall.

-O seu grande momento, até então, foi a sua apresentação, com cinco anos de idade, cantando para um público hostil.

-Todas as hostilidades cessaram.

-E como você começou no mundo artístico como profissional?

-Eu disse, no “Luzes da Ribalta”, como Calvero, que somos todos amadores.

Depois desta ressalva, prosseguiu:

Entrei para a trupe do Fred Karno e, em 1910, realizamos uma turnê pelos Estados Unidos. Depois de cinco meses na Inglaterra, retornei com a mesma trupe, em 1912.

Foi quando você dividiu um quarto de pensão com Stan Laurel, o magro da dupla “O Gordo e o Magro”?... Ele era excelente comediante.

-Stan Laurel retornou a Inglaterra no fim da temporada, eu permaneci porque o cinema florescia com um vigor impressionante.

-Lá por 1913, a minha atuação foi vista por Mabel Normand, Mack Sennet, Minta Durfee e Fatty Arbuckle.

-Fatty Arbuckle era chamado, no Brasil, de Chico Boia. O escândalo, com morte, em que se viu envolvido, acabou com sua carreira.

-Mack Sennet me contratou para o seu estúdio, a Keystone Film Company e, em 1914, atuei no meu primeiro filme, “Making a Living”.

-A sua estreia não foi auspiciosa.

-Era um mundo inteiramente novo para mim. Senti uma árdua dificuldade em me adaptar ao estilo de atuação da Keystone.

-Disseram que Mack Sennet só não o despediu porque Mabel Normand, a grande atriz, interveio a seu favor.

-Passei a trabalhar com ela que, além de dirigir, escrevia meus primeiros filmes. Não gostei, evidentemente, disso.

-Mas teve de engolir porque, além de estrangeiro, era novato.

-Ainda assim, discutia frequentemente com ela. O sucesso que eu obtinha com os filmes garantiam a minha posição.

-O maior personagem artístico do século XX, “O Vagabundo”, surgiu no seu segundo filme, ainda em 1914, “Kid Auto Races at Venice”?

-O nome do filme já fugia da minha memória...

-”O Vagabundo” recebeu o nome de “Carlitos” no Brasil e na Argentina; “Charlot”, na França, na Itália, na Espanha, em Portugal, na Grécia, na Romênia, na Turquia; Der Vagabund, na Alemanha. The Tramp na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Charles Chaplin retomou a palavra.

-Na verdade, eu já havia criado o visual do personagem para o filme “Mabel's Strange Predicament”, dias antes do “Kid Auto Races at Venice”, mas ele foi lançado depois.

-O Vagabundo é um andarilho sem dinheiro que possui os gestos dignos e refinados de um cavalheiro. Ele se veste com um paletó apertado, calças largas, calça sapatos enormes, usa chapéu de coco, carrega uma bengala de bambu e tem um pequeno bigode de broxa. De onde veio a inspiração?

-Você não se reportou aos anos duros da minha vida?... Não seria a fortuna que eu ganhava nos Estados Unidos que o apagariam da minha alma.

-Nos primeiros filmes, o Vagabundo atacava agressivamente seus inimigos com chutes e tijolos, o público adorou o personagem, mas a crítica alertou que as travessuras do personagem beiravam à vulgaridade.

-Sim, mas quando eu passei a dirigir e a editar meus próprios filmes, o meu personagem melhorou.

-Quanto a isso, não há a menor dúvida, Carlitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário