Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

2939 - o dia do FGTS


------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 5189                                  Data:  14  de setembro de 2015

--------------------------------------------------

 

O DIA 13 DE SETEMBRO NO RÁDIO MEMÓRIA

 

Aproveitando que o cantor do repertório do Orlando Silva, José Guilherme, convidado do Rádio Memória, parou para respirar, Sérgio Fortes entrou com o calendário de 13 de setembro.

-Coloquei como primeiro evento de 13 de setembro o ano de 604. Pus aqui porque sei que estou diante de três autoridades nesse tema: Peter, José Guilherme e o Jonas, que já deve ter escrito a biografia dele. Falo da eleição do Papa Sabiniano em 604.

-Já li vários livros dele. - entrou o Jonas Vieira no espírito da coisa.

-Peter é ligadíssimo na obra do Papa Sabiniano. - insistiu o Sérgio Fortes em não dar sossego ao operador de áudio.

-Ai da igreja se não houvesse o Papa Sabiniano!- bradou o Jonas Vieira.

-No próximo programa, nós falaremos com mais vagar no Papa Sabiniano. Hoje não dá porque o nosso convidado vai mostrar o seu disco.

Falando sério, agora. Procurado pela nossa reportagem, Dieckmann, amigo de longa data do Sérgio Fortes, nos revelou que o sonho do Sérgio era se formar em Teologia, não em Economia e tirar o título do doutor com uma tese sobre o mencionado papa.

-Em 1500, a expedição de Pedro Álvares Cabral chega a Calecute, após descobrir o Brasil.

A intenção primordial era erigir uma feitoria para o comércio de especiarias em Calecute. Aproveitando a oportunidade, tomaram posse do Brasil.

-Em 1966... Isto é importante, Jonas: termina a estabilidade no emprego com dez anos e é criado o FGTS. Essas questões de emprego são danadas. Isso rola... Meus Deus!

Antes, com a estabilidade decenal, os trabalhadores eram demitidos antes de completarem o decênio, ou não recebiam a indenização que lhes era devida e eram obrigados a reclamar seu direito na justiça. Os socialistas brasileiros sentem urticária quando ouvem o nome do Roberto Campos, mas adoram o FGTS que foi criado na gestão dele, no Ministério do Planejamento, com a assessoria informal do Mário Henrique Simonsen, outro nome que provoca urticária nos “suspeitos de sempre”.

Dos eventos históricos, o Homem-Calendário saltou para os nascimentos no dia 13 de setembro.

-Em 1739, nascia Grigori Potemkin, estadista russo. Eu coloquei aqui pelo seguinte...

-Por causa do filme? - tentou o Jonas Vieira adivinhar.

-Porque além de encouraçado, ele também é estadista.

Encouraçado, estadista e, segundo os fofoqueiros da época, amante da Czarina Catarina II, a Grande.

-Em 1819, nascia Clara Schumann, pianista, mulher do grande Robert Schumann.

Segundo os fofoqueiros wagnerianos, ela foi amante de Brahms. Havia uma grande rivalidade entre os seguidores da música de Brahms e da de Wagner. Ao que tudo indica, eles foram amigos, apesar da paixão de Brahms por ela, nada além disso. Enquanto Clara Schumann viveu, sendo a pianista mais requisitada do mundo musical, divulgou a música do seu marido, que sofreu de uma doença nervosa.

-Em 1874, nasce um compositor que não é da minha enfermaria, mas é muito importante: Arnold Schoenberg, músico austríaco.

Falando em Brahms, Arnold Shoenberg, criador do dodecafonismo, mostrou o que havia de moderno nas obras do compositor que era tachado de fazer música ultrapassada. Depois disso, o crítico implacável, Bernard Shaw, reconheceu que um dos maiores erros da sua vida foi desdenhar as maravilhosas obras de Brahms.

-Em 1885... Essa é da enfermaria do José Guilherme (o convidado orlandófilo)... nascia Wilhelm Blaschke, o inventor da topologia diferencial.

-Caramba! - abismou-se o Jonas Vieira com o que lhe soava como parente do cálculo diferencial.

-A gente não vive sem a topologia diferencial. Eu, sem a topologia diferencial, não pego nem ônibus. - confessou o Sérgio Fortes.

-Em 1903, nascia Claudette Colbert, atriz norte-americana. (*)

Em seguida, voltou-se para o Jonas Vieira.

-Ela foi mulher do Charles Chaplin?

Jonas Vieira confundiu a Claudette Colbert com a Paulette Goddard e respondeu afirmativamente. Um dos maiores compositores da história americana, George Gershwin, era apaixonado pela Paulette Goddard, mas ela preferiu Charles Chaplin, cuja genialidade abrangia várias matérias, inclusive a música, mas sem o talento, é claro, do autor da ópera “Porgy and Bess”.

-Houve alguém na época que não foi mulher de Charles Chaplin? - indagou o Sérgio Fortes.

Ele foi casado com Mildred Harris de 1918 a 1920; com Lita Grey de 1924 a 1928; com Paulette Goddard de 1936 a 1942; e, finalmente, com Oona O' Neill de 1943 a 1977. De 1918 até a sua morte, Charles Chaplin viveu 12 anos sem ser casado.

No seu livro de memórias “Minha Vida”, Charles Chaplin escreveu que nada tinha de atleta sexual como muitos imaginavam.

-Jonas, eu vou falar no nome de uma cantora que nasceu em 1922, mas que ninguém sabe mais quem é, e ela foi importante. Na casa dos meus avós, havia discos e mais discos dela: Yma Sumac. Lembra, Jonas?

Depois da resposta afirmativa do titular do programa Rádio Memória, o Homem-Calendário prosseguiu:

-Em 1924, nascia Maurice Jarre, compositor francês.

-Em 1925, nascia um cantor que é o cantor dos cantores. Quem canta, adora, diz que, comparado com ele Frank Sinatra é fraquinho, Tony Bennett também.

Depois dessa fanfarra, concluiu:

-Mel Tormé, cantor norte-americano.

Sérgio Fortes citou Frank Sinatra, Tony Bennett, mas, temendo a reação do Jonas Vieira, não ousou citar o Orlando Silva.

-Mel Tormé foi um grande cantor, um belo cantor, sou fãzoco dele. - revelou o Jonas Vieira.

-Em 1927, Laura Cardoso, atriz brasileira.

-Em 1929, nascia outro imenso cantor, um baixo búlgaro: Nicolai Ghiaurov.

-Em 1939, o grande Richard Kiel, ator deslumbrante.

-Em 1940, o escritor Antonio Torres.

-Em 1944, Jacqueline Bisset, atriz... aqui está britânica. Eu não sabia, para mim era francesa.

Nós, do Biscoito Molhado, tínhamos o mesmo pensamento, mas soubemos agora, pelo Google, que a sua mãe era francesa, o que explica o sobrenome da atriz.

O Homem-Calendário não dedicou muito tempo aos falecimentos.

-Em 1977, morre o maestro Leopold Stokowski.

-Em 1998... Lembra-se, Jonas, daquele político americano muito controverso, George Wallace?

-George Wallace?... lembro-me.

-Ele se meteu em questões racistas, em confusões danadas.

Sérgio Fortes não se referiu ao atentado que ele, ex-governador do Alabama, candidato à presidência da República, sofreu, deixando-o paralítico.

-13 de setembro é uma data muito importante para todos os presentes aqui, no programa Rádio Memória: é o Dia Nacional da Cachaça.

Brindemos todos.

-Olha só! E você pensa que cachaça é água?- aproveitou o Jonas Vieira para cantarolar a marchinha de carnaval.

Depois de ser citado o santo do dia: São Crisóstomo, o calendário chegava ao fim.

 

(*) O Biscoito está certo. A moça nasceu na França, mas se criou em Nova Iorque. Mas que o Distribuidor desconfiou, desconfiou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário