Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

2933 - a véspera da Independência


-------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 5183                                Data:  06  de setembro de 2015

-----------------------------------------------------

 

O DIA 6 DE SETEMBRO NO RÁDIO MEMÓRIA

 

-Serginho, o que aconteceu no dia de hoje?

-O calendário?... Vamos ao calendário.

-6 de setembro do ano 3761 a.C. é o primeiro dia do calendário judeu.

-Antes de Cristo?!... estranhou o Jonas Vieira.

-Jonas, devemos somar 3761 com 2015 para chegarmos ao ano judaico correto. Quanto é que dá, Peter?...

Silêncio no rádio, mas não no estúdio.

-5776 – volta a voz do Sérgio Fortes.

-E o Peter calculou sem máquina de calcular, ouvintes. – registrou o Jonas Vieira.

-Em 1522, o navegador Juan Sebastián Elcano e outros dezesseis espanhóis, únicos sobreviventes da expedição de Fernão de Magalhães, completam a primeira volta ao mundo da história. O grupo deu a volta ao globo no sentido contrário ao movimento de rotação.

-Puxa!

-Mesmo se fosse no sentido favorável ao da rotação, Jonas, seria um feito e tanto.

-Não sou entendido em rotações, discos de vitrola à parte; mas, no hemisfério norte, a rotação é uma e, no sul, outra. (*)

-O nome desse navegador, Juan Sebastian Elcano, me deixa tentado a fazer um trocadilho, Jonas, mas vou resistir, embora haja gente escrevendo trocadilhos muito mais infames do que eu. 

O Aldir Blanc, atualmente, é imbatível nessa matéria.

-Em 1593, desembarca na Coreia o sacerdote espanhol Gregório Céspedes, cujas cartas são o primeiro testemunho escrito da presença ocidental naquele país.

-Se já houvesse a Coreia do Norte, e fosse lá que ele chegasse, Sérgio, essas cartas seriam censuradas, e ele seria fuzilado com um tiro de bazuca.

-Além dele, Vicente Blasco Ibañez e Santiago Camillo desembarcaram na Coreia; todos jesuítas.  Eles são danados, Jonas, eu vi isso no Colégio Santo Inácio.

-Esta eu estudei no 2º ano ginasial em História da América; em 6 de setembro de 1620, partem de Plymouth, na Inglaterra, para o Novo Mundo, no navio Mayflower, os primeiros colonos a se estabeleceram no futuro Estados Unidos. Eram 102 passageiros, na sua maioria puritanos separatistas que não se submetiam ao poder hegemônico da Igreja Anglicana.

-Muito bem, Sérgio.

-Eu tive de aprender tudo isso, porque era assunto que caía na prova. Os jesuítas eram muito rigorosos, não dava para colar.

 -Em 1901, o presidente dos Estados Unidos, William Mac Kinley, sofre um atentado em Buffalo, estado de Nova York, obra de um anarquista. Dias depois, em consequência dos ferimentos, William Mac Kinley faleceu.

-Sérgio, ele foi o terceiro presidente dos Estados Unidos a morrer assassinado no exercício do cargo. Depois dele, seria o John Kennedy.

-Com a morte do Mac Kinley, assumiu o vice, que se tornaria um dos maiores presidentes dos Estados Unidos da América, Theodore Roosevelt. O seu lema era “falar macio com um porrete na mão”. Com o porrete na mão, ele enfrentou os grandes trustes e pôs em ação o Canal do Panamá, onde até o construtor do Canal de Suez afundou em corrupção.

-O Theodore Roosevelt foi o padrinho de casamento da sua sobrinha Eleanor Roosevelt com o futuro presidente Franklin Delano Roosevelt. Todos os três eram parentes.

-Parentes com ascendência holandesa. - acrescentou o Sérgio.

-Os Estados Unidos devem muito da sua pujança, em todos os sentidos, aos imigrantes.

-Em 1915, foi construído pelo exército inglês o primeiro tanque de guerra. Depois, os exércitos de outros países imitaram.

-O inglês é extraordinário. Os tanques não tinham a mobilidade dos cavalos, na guerra, mas possuíam um poder bélico extraordinariamente maior.

-Jonas, eu assisti a um documentário em que diz que, na Primeira Guerra Mundial, foram mortos 9 milhões de cavalos. Eu não fiquei muito convencido. Quem fez essa estatística?... Quem contou esse número?

-Com a guerra virando uma máquina de moer carne, os pobres dos cavalos ficaram muito vulneráveis.

-Sim, Jonas; é provável que tenham sido mais de 9 milhões.

-Em 1922, é oficializado o Hino Nacional Brasileiro, com letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva. (**)

-O hino era do tempo do império e os republicanos torciam o nariz, por isso essa demora toda na oficialização. - esclareceu o Jonas Vieira.

-Em 1944, a cidade de Bruxelas é libertada dos nazistas pelas forças aliadas na Segunda Guerra Mundial. Poucos dias antes, 25 de agosto, eles libertavam Paris.

-Beleza.

-Em 1991, a cidade de Leningrado volta a ser chamada de São Petersburgo.

-É triste você ver a cidade de São Petersburgo, tão presente nos romances de Dostoievsky e Tolstoi, com o nome de Leningrado.

-E mais Jonas; nessa data a União Soviética reconhece a independência da Letônia, da Estônia e da Lituânia. Foi a independência três em um.

-O comunismo se esfarelava, Sérgio.

-Em 1997, acontece o funeral de Diana, Princesa de Gales, que é assistido pela TV por 2,5 bilhões de pessoas.

-Uma comoção mundial.

-Bem, Jonas, esses foram os eventos históricos, vamos agora aos nascimentos.

-Em 6 de setembro de 1666, nasceu Ivan V, czar da Rússia.

-Ele era o “Terrível”?

-Ivan IV é que foi Ivan, o Terrível. Mas o Ivan V podia ser terrível em outras coisas; eu sei lá.

-Em 1897, nasce Di Cavalcanti, pintor e caricaturista brasileiro. Jonas, você tem Di Cavalcanti em casa?

-Não.

-Mas o Peter, certamente, tem.

-Em 1913, nasceu um craque maravilhoso do nosso futebol: Leônidas da Silva.

-“O Diamante Negro”. O chocolate recebeu esse nome em homenagem a ele.

-Pelé só fez um gol de bicicleta na vida, Romário também, e com a camisa do Fluminense, mas o Leônidas da Silva fez gols de bicicleta às dúzias.

-Temos de destacar que ele criou essa jogada.

-Leônidas da Silva pedalava no bom sentido.

-Em 1957, nasce José Sócrates que viria a ser o primeiro-ministro de Portugal.  Lá, com a “Operação Marquês”, ele foi para a cadeia. Se fosse no Brasil, Jonas?

-Ele seria blindado e ficaria solto, diria, ainda, que é candidato nas próximas eleições.

-O José Sócrates nasceu no país errado.

-Agora, Jonas, os falecimentos.

-Em 1969, morre outro grande craque do futebol brasileiro: Arthur Friedenreich.

-Foi ele, Sérgio, que fez o gol do título brasileiro no Sul Americano de 1919 e inspirou o choro do Pixinguinha “1x0”.

-Em 1989, morre o escritor belga, Georges Simenon. Jonas, ele escreveu mais de duzentos livros e afirmou que teve mais de mil mulheres. Como ele conseguia tempo?

-E resistência, Sérgio.

-Vai ver que ele dormia, e apoiava o papel em que escrevia no corpo dessas mulheres. Eu não consigo imaginar outra possibilidade.

-Em 1998, falece Akira Kurosawa, cineasta japonês.

-Um gênio, Sérgio.

-Agora, uma notícia triste para os apreciadores da ópera e para os que se deleitam com uma belíssima voz; morre, em 2007, Luciano Pavarotti.

-Uma pena.

-Jonas, não há santo nenhum no dia 6 de setembro.

-Não.

-Em compensação, é o Dia do Sexo,

-Então é isso, Sérgio, em matéria de sexo, ninguém é santo.

 

(*) O Distribuidor do seu O BISCOITO MOLHADO custou a se recuperar, ao tomar conhecimento desta suposta ruptura equatoriana. É sabido que os vórtices do tipo ralo de banheira giram destrógiros em um hemisfério e sinistrógiros, no outro. Além disso, as constelações são outras, mas parece que não passa disso.

 

(**) A data oficial é 13 de abril de 1922. Até o momento não obtivemos confirmação da origem da informação veiculada pelo rádio, devido a dificuldades da internet.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário