Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de julho de 2015

2905 - o Dia da Moeda


----------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 5155                      Data:  26 de julho de 2015

------------------------------------------------

 

O HOMEM-CALENDÁRIO NO DIA DOS AVÓS

 

-Serginho, o que aconteceu no dia 26 de julho?

-Primeiramente, vamos falar do sucesso do evento na ABI sobre o centenário do Orlando Silva.

-Sim, o meu livro “Orlando Silva – 100 anos – O Cantor das Multidões” está à venda na livraria Arlequim do Paço Imperial.

-Em 1139, Afonso portucalense é aclamado rei de Portugal e proclama a independência em relação a Leão. Nada a ver com o leão do imposto de renda, Jonas.

-Este é feroz com os assalariados, mas um gatinho de madame para os ... deixa pra lá.

-Em 1469, Guerra das Rosas – Batalha de Edgecote Moor: Warwick derrota o exército de Eduardo IV de Inglaterra. Jonas, muita gente morreu nesta guerra.

-Imagina se fosse Guerra dos Espinhos, Sérgio.

-Em 1581, através da União de Utrecht, a Espanha se declara formalmente independente da Holanda. Jonas, poucos anos depois, a Invencível Armada espanhola seria derrotada pelos ingleses.

-O pessoal já estava perdendo o respeito pela Espanha.

-Em 1605, os protestantes franceses realizam uma assembleia em Chatelherault, desafiando o Rei Henrique IV. Jonas, Ele também era protestante, mas, para subir ao trono da França, foi obrigado a se converter ao catolicismo;

-Sim, Sérgio, ele disse “Paris vale uma missa” e se tornou católico.

-Em 1791, nasce Franz Xavier Wolfgang Mozart, compositor austríaco, filho de Wolfgang Amadeus Mozart. Foi bom compositor.

-Em 1856, nasce George Bernard Shaw, escritor e dramaturgo irlandês, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1925.

-Gênio. - acentuou o Jonas Vieira.

-A propósito, uma vez anunciaram o falecimento dele e Bernard Shaw disse que essas notícias sobre a sua morte eram exageradas.

Simon Khoury aproveitou para contar um diálogo que teria se travado entre ele e Isadora Duncan: “Já imaginou um filho nosso com a minha beleza e a sua inteligência?”, e Bernard Shaw respondeu à dançarina: “Já imaginou se ele nasce com a sua inteligência e a minha beleza.”

-Em 1875, nasce Carl Gustav Jung, psicólogo suíço. Ele foi discípulo de Freud, rompeu com o mestre e criou uma vertente no estudo da mente humana.

-Em 1882, estreia Parsifal, a última ópera de Wagner. Jonas, Wagner não só compunha a música como escrevia o libreto. Há wagnerianos tão fanáticos, que aceitam com relutância que Goethe foi melhor poeta, e Beethoven, melhor músico do que ele.

-Em 1889, morre Tobias Barreto, escritor Brasileiro.

-Em 1895, nasce Cassiano Ricardo, poeta e jornalista.

-Em 1908, é criado o FBI. Também, nesse ano, realiza-se a primeira prova automobilística da América do Sul no Circuito de Itapecerica em São Paulo. Jonas, o pessoal das baratinhas já acelerava em 1908.

-Em 1916, nasce Sylvio Pirillo.

-Grande Sylvio Pirillo. - falou alto o coração rubro-negro do Jonas Vieira.

-Jonas, ele nasceu em Porto alegre, jogou no Internacional de 1936 a 1939, quando veio para o Flamengo com a missão dramática, terrível, impossível de substituir Leônidas da Silva.

-Grande Leônidas da Silva.

-Ele o substituiu com galhardia e foi tricampeão em 42, 43 e 44. Em 1941, bateu o recorde de artilheiro do campeonato carioca, que permanece até hoje, com 39 gols.

-Caramba! - encantou-se o Jonas Vieira.

-Leônidas da Silva, que era até então o recordista, tinha feito 30. Em 1948, ele foi para o Botafogo onde jogou até 1952. Como treinador, Sylvio Pirillo teve vários destaques, campeão disso, daquilo, e foi o primeiro treinador a convocar Pelé.

-Olha só; tinha olho clínico.

-Clínico ou cínico, mas já era alguma coisa. - acrescentou o Sérgio Fortes.

-Em 1920, nascia o economista Celso Furtado.

Foi muito melhor escrevendo livros do que atuando na área econômica.

-Em 1922, nasce Blake Edwards, que é amigo do Simon Khoury.

-Fez a “Pantera Cor de Rosa”.- quebrou seu silêncio.

-Ele fez um monte de filmes bons, Simon: “Victor ou Vitória” é um deles.

-Em 1928, nasce Stanley Kubrick, também cineasta.

Um dos poucos cineastas fora de série.

-Em 1930, o governador paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque foi assassinado, aos 52 anos, numa padaria. A sua morte foi o estopim para o golpe de estado liderado por Getúlio Vargas. E precipitou a vinda do meu avô para o Rio de Janeiro. O meu avô era importante na política local, quando a casa dele apareceu cheia de buracos de bala, disse: “Vou para a Nascimento Silva, Ipanema”. E eu estou aqui.

-Está por conta disso. - confirmou o Jonas Vieira.

-Em 1931, nasce Telê Santana. Uma bela figura humana;

-Em 1942, o bombardeio do navio brasileiro Tamandaré por um submarino alemão faz o Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial.

-Há controvérsias. - flertou o Jonas Vieira com a Teoria da Conspiração.

 

-Vou aguardar a resenha do Carlos Nascimento do Biscoito Molhado para saber mais sobre esse navio.

Passada a bola (no bom sentido) para este periódico, o seu Departamento de Pesquisas foi acionado.

Construído entre 1918 e 1919, nos estaleiros da American Shipbuilding Shipping Corporation, ele pertencia à empresa Moore McComarck Co., quando foi comprado pelo Lloyd Brasileiro em 1940. Foi torpedeado dois anos depois pelo U-66 ao largo de Trinidad e Tobago, nos limites entre o Mar Caribe e o Oceano Atlântico, causando a morte de 4 dos 52 tripulantes. Antes, 12 navios mercantes brasileiros haviam sido bombardeados.

-Em 1943, nasce Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones. Muito conhecido também, nestes últimos anos, por ser um grande pé frio.

-Em 1944, morre o jurista Clóvis Beviláqua.  Eu tenho uma história sensacional com ele. Meu pai era aluno de Direito da Faculdade do Catete e, numa prova final, estava ele, muito bom aluno, com um primo que era um matusquela completo, que não sabia nada, não entendia nada. Todo o mundo colava loucamente na prova e o professor não estava nem aí. A fonte que todos tinham de consultar era o livro “Comentários do Código Civil”, de Clóvis Beviláqua”. A certo altura, esse primo do meu pai disse assim:”Paulinho, Paulinho, como é a terceira e a quarta questões?”. O meu velho, inteiramente impaciente, disse para ele: “Consulte o Clóvis”. Resposta do primo: “Onde ele está sentado?”.

Esse fato despertou a memória do Jonas Vieiras, que aludiu ao que parece ser uma anedota, embora ele garanta que não, que é caso verídico. Talvez seja, pois tudo é possível neste vasto Brasil. Um advogado, em Fortaleza, (estado de grandes humoristas) perguntou a uma coleguinha do lado, na sala de aula, como se escreve “passo”, Resposta: “Depende; se for passo de andar, com dois “s”, se for paço municipal, com “c” e cedilha”. Diz ele: “É “passo” de avoar”.

-Ainda nesta linha de provas...

E Sérgio Fortes contou uma das versões do aluno que define Direito para o professor, sendo a mais conhecida esta:

-Direito é um círculo onde os cidadãos exercem as suas necessidades.”

-Isso não é Direito, é penico.” - reagiu o professor.

Com tantos episódios humorísticos passando debaixo do seu nariz, Simon Khoury não ficou indiferente e se manifestou.

-Um Presidente da República pediu a sua secretária para fazer um cheque de seiscentos para se livrar de um chato. “Chefe, como se escreve seiscentos?”. E ele: “Ah, Deus do céu! Faça, então, dois de trezentos”.

-Em 1953, primeira tentativa do grupo revolucionário cubano de depor Fulgêncio Batista. A tentativa foi falha, resultando na prisão e exílio de Fidel Castro e Raul Castro.

-A tomada do poder ainda era um blip distante na tela. - comentou o Jonas Vieira.

-O Marcus Ribas está explicando que blip é um pequeno ponto de luz que representa um objeto no radar.

Depois dessa explicação, Sérgio Fortes prosseguiu com o calendário.

-Esta eu coloquei aqui... - mostrou o Homem-Calendário pouca convicção com a data que se seguiria -. Em 1964, nasce Sandra Bullock, atriz de cinema que está na crista da onda.

-Em 1995, falecimento de Laurindo de Almeida, violonista e compositor.

-Em 2009, do ator Sérgio Viotti.

-Vão lançar um livro dele agora. - informou o Simon.

-Que legal! - vibrou o seu xará.

-Jonas, hoje é Dia dos Avôs e das Avós. Eu sou um neoavô; está aí o Tom, fazendo 4 meses; ele é ruivo, conhecido nos lugares mais incertos como “Cenoura”.

Voltou-se, agora, para o Simon Khoury:

-É o Dia do Moedeiro, o Simon sabe o que é?

-De moenda?... gozou o Simon Khoury.

-Quem sabe tem muita grana, vamos perguntar ao Marcus Ribas.

Nós, ouvintes, nunca escutamos a voz do Peter, mas a do Marcus Ribas, sim.

-Moedeiro é quem faz moeda. - esclareceu.

O Homem-Calendário retomou a palavra.

-É o Dia de Santana, mãe de Maria, e de São Joaquim, por isso é Dia dos Avós.

Meu sobrinho, que viera aqui em casa, visitar a avó, me informou que Santana é a padroeira da Casa da Moeda, onde trabalha e lá, no dia 26 de julho, é feriado.

E o Rádio Memória prosseguiu com o Simon Khoury encarregado da parte musical.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário