Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de julho de 2015

2889 - uma rua em Copacabana


------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 5139                               Data:  05 de julho de 2015

--------------------------------------------------

 

O HOMEM CALENDÁRIO NO DIA 5 DE JULHO

 

-Vamos lá, Sérgio, com o calendário.

-Em 1687, são publicados os “Princípios Matemáticos de Sir Isaac Newton”. Jonas, segundo Voltaire, ele foi o maior de todos, o maestro da orquestra dos gênios.

-Einstein tocava violino. - lembrou o Jonas Vieira.

-Isaac Newton disse: “Se fui capaz de ver mais longe é porque estava de pé nos ombros de gigantes.”

-Sim, Sérgio; por maior que seja a genialidade, ninguém se basta por si mesmo. O homem não é uma ilha. - concluiu

-Sérgio Fortes prosseguiu:

-Em 1807, os britânicos sofrem três mil baixas em ataque a Buenos Aires e se comprometem a deixar Montevidéu.

-Nessa disputa entre britânicos e argentinos, o que o Uruguai está fazendo aí?

-Pois é, Jonas, uma confusão dos diabos. A luta pela independência do Uruguai foi de 1810 a 1828, e envolveu a Espanha, Portugal, Argentina e o Império do Brasil, que dominou o pedaço durante um bom tempo.

-Os uruguaios já cultivavam a maconha?

-Creio que os escravos sim, afinal, foram eles que trouxeram da África com o nome “fumo de Angola”. Os índios aderiram logo; deram um “tapinha” no baseado.

-Em 1811, a Venezuela se torna independente sob o comando de Simon Bolívar. É o primeiro país a se declarar independente da Espanha na América do Sul. Vendo hoje a Venezuela, Jonas, que desolação.

-Simon Bolívar está se revirando no túmulo.

-Não está, Jonas, porque o maluco do Chavez o retirou de lá para, diante da televisão, provar que ele foi envenenado. O Brasil, depois, imitou: desenterraram com pompa e circunstância o ex-presidente João Goulart para mostrarem que morreu envenenado. Como nada encontraram tanto lá como aqui, abafaram o assunto.

-Vamos a uma notícia histórica boa, Sérgio.

-Essa é boa: em 1833, o Almirante Charles Napier derrota a esquadra portuguesa de Dom Miguel I na batalha do Cabo de São Vicente. Por que é boa? Porque esse encontro foi decisivo na guerra civil portuguesa; o Almirante lutava do lado de Dom Pedro I, (*) que voltou a Portugal para garantir o trono da sua filha, a brasileira Maria II, que o seu tio tentava usurpar.

-Em 1853, nasce Cecil Rhodes, empresário e político inglês, que daria nome a um país no sul da África. Hoje, Jonas, esse país é conhecido como Zimbabwe, um nome mais independente.

-Em 1879, nasce Wanda Landowska, musicóloga polonesa; também foi uma grande cravista.

Os cravistas estão rareando, no Brasil, destacando-se a Rosana Lanzelotte.

Agora, a voz do Sérgio Fortes se tornava mais sonora:

-Em 5 de julho de 1883, nasce John Maynard Keynes, o mais importante economista da primeira metade do século XX e, talvez, de todo o século. Grosso modo, a teoria keynesiana propunha a intervenção estatal na vida econômica para conduzir ao regime de pleno emprego.  O momento mais importante para o emprego das ideias keynesianas foi na Grande Depressão da década de 20.

-Mais não é estatizar tudo.

-Ele nunca pregou isso, ele lutou para salvar o capitalismo que passava por sua pior crise de todos os tempos. A economia não é ciência exata, é uma ciência social, assim, as ideias que foram eficazes ontem podem ser prejudiciais hoje.

-É isso. - concordou o Jonas Vieira.

-Em 1889, nasce Jean Cocteau, escritor e cineasta francês, também foi poeta, dramaturgo, ator, encenador de teatro, designer; enfim, Jean Cocteau possuía um talento poliédrico. 

-Em 1911, nasce Georges Pompidou, um adepto do De Gaulle, e morreu em 1974 no cargo de presidente da República francesa.

-Em 1914, o aviador Eduardo Pacheco Chaves fez o primeiro voo entre São Paulo e Rio de Janeiro em 4 horas e 40 minutos.

-Quase o mesmo tempo de um carro.

-Sim, Jonas, mas ele fez isso em 1914, o avião havia sido inventado há  pouco tempo.

-De fato, Sérgio, um feito e tanto.

-1915, Primeira Guerra Mundial: os italianos são derrotados em batalha próxima às cidades de Gradisca e Girizia. Jonas, os italianos nasceram para cantar, não para guerrear.

-Eles lutaram tudo o que tinham de lutar na época do Império Romano. O Mussolini não entendeu isso. - manifestou-se o titular do Rádio Memória.

-1922, Levante dos 18 do Forte de Copacabana. 

-Eu, o Dieckmann e demais colecionadores de carros somos mais pacíficos, íamos ao Forte de Copacabana, no dia 7 de setembro, para expor os clássicos da indústria automobilística.

-1924, Levante Revolucionário em São Paulo que culmina na criação da Coluna Prestes. Ele era, nessa época, capitão do exército, e, com 1 500 homens, marchou 25 mil quilômetros durante dois anos e cinco meses, e inspirou a Grande Marcha de Mao-Tse Tung. Mas o Prestes só se tornaria comunista anos depois.

-Em 1932, Antonio Oliveira Salazar é nomeado presidente do Conselho de Ministros de Portugal.

-E não saiu mais.

-Só 36 anos depois. Colocou em prática o seu projeto hegemônico de poder sem roubar empresa alguma.

-Em 1935 a lei que garante a liberdade sindical é publicada nos Estados Unidos.

-Durante a Grande Depressão, Sérgio.

-Sim; com o presidente Roosevelt, houve muitos avanços nessa área.

-Em 1945, Segunda Guerra Mundial: o exército soviético se retira da Tchecoslováquia e da Polônia. Retirou-se em termos, Jonas.

-Em 1946, o estilista Luis Réard exibiu em uma piscina de Paris sua mais nova criação: o biquini 1.

Vieram os biquini 2, 3, 4... asa delta, agora, chegamos ao fio dental. Daqui a pouco, chegaremos a Eva antes da folha de parreira.

-Em 1948, o governo trabalhista estatiza o setor da saúde. Jonas, o Churchill dizia que os trabalhistas estatizavam tudo o que fosse grande e que funcionasse e que, por isso, nunca iria a um mictório com um deles, pois logo estatizariam o seu pênis.

-Mas com toda estatização, o setor de saúde da Inglaterra é modelar.

-Quando há aquilo que chamam de vontade política, Jonas, a coisa vai pra frente.

-Em 1951, William Shockley inventa o transistor. Ficávamos assim, Jonas, livres daquelas imensas válvulas.

-Mas elas ficaram ainda bastante tempo no Brasil, Sérgio.

-Claro que, sem as válvulas, não chegaríamos aos transistores.

-Em 1952, o Senado argentino aprova o projeto de lei para erguer monumentos a Eva Péron em Buenos Aires e em outras cidades da Argentina.

-E pensar, Sérgio, que a Argentina foi o mais avançado país da América Latina e um dos mais avançados do mundo.

-Perdeu o rumo com os populistas e com os militares alternando-se no poder. O país vem descendo ladeira a baixo. - comentou o Sérgio Fortes.

-Em 1964, a soprano Maria Callas fez a sua última apresentação interpretando, em Londres, a Tosca de Puccini. Como escreveu o cronista das segundas-feiras do Globo, “todos evocam a sua Rádio Memória”, e, na minha Rádio Memória estão os discos de ópera da Maria Callas.

-Em 1982, a seleção brasileira de futebol é eliminada da Copa do Mundo da Espanha. Aqueles três gols do Paulo Rossi...

-Uma lástima. - lamentou o Jonas.

-Alguns torcedores levaram a derrota na esportiva e parodiaram o jingle do Talco Ross, cantando: “Passa, passa, Paolo Rossi/ na bundinha do Telê...”

-Em 1986, o cosmonauta soviético Kizim permanece 364 dias no espaço e estabelece novo recorde de permanência no espaço. Jonas, é muita solidão.

-Nem com um aparelho de som e todas as gravações do Orlando Silva na nave espacial, eu ficaria esse tempo todo no espaço.

-E se acrescentarem uma centena de caixas de scotch? 

-É um caso a pensar, Sérgio.

-Em 1989, morre Bispo do Rosário, artista plástico brasileiro. Diagnosticado com esquizofrenia paranoide, as suas obras obtiveram reconhecimento internacional.

-Ficou, Sérgio, no limite da loucura e da genialidade.

-Jonas, hoje é o Dia de Angus Mac Og, deus da juventude e da beleza na mitologia celta.

-É o nosso dia.

-Hoje, também é o Dia da Independência da Argélia.

-Um demorado abraço para os nossos ouvintes em Argel e demais cidades de lá.

 

(*) Sempre soube que D. Pedro I abdicou aqui para ser D. Pedro IV em Portugal. Foi assim, mas não exatamente como eu pensava. Sem pretender esclarecer muito a questão, que é meio obscura e detém versões e mais versões, achei esta compilação da wikipedia que me pareceu razoável. D. Pedro IV foi Rei de Portugal por 7 dias... vejam os detalhes:

O rei João VI faleceu em 10 de março de 1826. Pressentindo o seu fim, e desejando evitar que sua esposa tomasse o poder, o monarca português nomeou sua filha dona Isabel como um dos membros da regência que perduraria até que Pedro recebesse a notícia de sua ascensão ao trono lusitano. Pelo tratado de reconhecimento da independência brasileira, Pedro manteria sua posição como Príncipe Real e herdeiro da coroa portuguesa. Mas a Constituição Brasileira de 1824 proibia qualquer possibilidade de união do Brasil com outro país.

Isabel logo enviou um oficial para o Brasil para avisar seu irmão do falecimento de João VI. O imperador tornava-se então D. Pedro IV, Rei de Portugal e dos Algarves daquém e d'além-mar, em África Senhor da Guiné, e da Conquista, Navegação, Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia, e da índia, etc.

Pedro I era defensor do liberalismo e constitucionalismo, enquanto o seu irmão Miguel era o representante da causa absolutista. A morte de João VI criou um problema de sucessão do trono: por um lado, Pedro não podia acumular os cargos de rei de Portugal e imperador de um Brasil independente; por outro lado, o seu irmão Miguel tinha participado por duas vezes em tentativas de assassínio do seu pai e não era visto com bons olhos pelos portugueses.

Em 1826, Pedro torna-se Rei de Portugal, tendo abdicado cerca de sete dias depois em favor da sua filha Maria da Glória e regressado novamente ao Brasil, já que a constituição brasileira não lhe permitia ser monarca de dois países. Ficou acordado que Portugal manteria a constituição por ele aprovada e que a sua filha Maria se casaria com Miguel. Esperava-se assim com este matrimónio selar um armistício entre liberais e absolutistas portugueses.

Miguel aceitou o consórcio e partiu da Áustria onde estava exilado desde que realizara um golpe de Estado para destronar seu pai. Ao chegar a Portugal, fez pela segunda vez (a primeira ocorrera ainda em Viena) o juramento de aceitação da nova constituição e do casamento com sua sobrinha, assumindo a regência em nome desta. Porém, aliando-se aos sectores mais conservadores da nobreza, foi proclamado Rei de Portugal a 23 de julho de 1828. Isto provocou o início das Guerras Liberais portuguesas, uma guerra civil entre os liberais partidários de Pedro e os absolutistas partidários de Miguel.

Pedro viu-se assim forçado a regressar a Portugal para lutar pela causa liberal e pelo reconhecimento do direito da sua filha ao trono português. Em 1831, Pedro abdica da coroa do Brasil em favor de seu filho Pedro II e parte para Portugal, primeiro para os Açores, onde irá consolidar apoios e preparar uma armada capaz de invadir Portugal. O desembarque desta armada, a norte da cidade do Porto é conhecido como o Desembarque do Mindelo. Seguiram-se numerosas batalhas, com graves perdas para ambos os lados, culminando em 1834 com a vitória dos liberais, o regresso de Maria II à coroa e o exílio de Miguel para a Alemanha.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário