Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de julho de 2015

2896 - Sem o guarda Chico

Prezado Leitor:

Se você leu a edição 2894, você leu uma peça de ficção, pois ela foi escrita antes do programa ter ido ao ar, em uma das conhecidas aberrações alucinantes do redator deste fabuloso jornal.

Esta edição aqui reproduz o programa depois que foi ao ar, quando o redator - já curado - percebeu que o titular Jonas não tinha participado, tendo deixado o Sergio Fortes sozinho com um microfone na mão.

O pior disso tudo é que a peça de ficção é coincidente com a verdade em alguns trechos. Pode?

E viva o engenheiro florestal!

-------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 5146                       Data:  14 de julho de 2015

------------------------------------------------------------------

 

SÉRGIO FORTES NO RÁDIO MEMÓRIA

PARTE I

 

Jonas Vieira deixou o Sérgio Fortes mais só do que Robinson Crusoé sem celular (atualizando a frase do Nélson Rodrigues).

-Começa aqui mais uma edição... isto é para deixar o Jonas zangado, porque ele diz que programa de rádio não tem edição e sim, audição. Hoje, com a ausência do Jonas. Andei faltando muito e ele planejou uma vingança: telefonou aos 44 minutos do primeiro tempo para me dizer que não ia chegar nem no segundo tempo. “Está bem, Jonas, você vai me pagar de uma forma drástica”.

Como nós, do Biscoito Molhado, concretizaríamos essa ameaça do Sérgio Fortes caso estivéssemos em seu lugar? Pegaríamos árias de óperas com Beniamino Gigli, Mario Del Monaco, Tito Schipa, Yussi Bjorling, Nicolai Gedda, Giuseppe Di Stefano, Maria Callas, Renata Tebaldi, Magda Olivero, Leonard Warren, Cesare Siepi e colocaríamos para tocar. Como escreveu o cronista das segundas-feiras do Globo: “Todos evocam a sua Rádio Memória”; e a nossa Rádio Memória é o programa “Trechos Líricos”, da  Rádio Ministério da Eduacação e o de óperas, depois do “Cancioneiros Famosos”, da Rádio Guanabara, patrocinado por Januário Ferrari, que meu pai sintonizava nas manhãs de domingo no final dos anos 50 e início dos 60.

Voltemos ao Sérgio.

-Vamos começar com o calendário neste dia 12 de julho de 2015. O calendário começa com um registro que eu acho estranho por causa da precisão cirúrgica a respeito da data.

Precisão cirúrgica?... Era mais um trocadilho do Sérgio Fortes, este, porém, sutil, longe, muito longe, como veremos, dos trocadilhos estúpidos do Aldir Blanc quando escreve sobre política.

-No dia 12 de julho de 100 a.C, aconteceu a primeira operação cesariana.

E voltou-se para o Peter, o operador de áudio.

-Incrível, Peter. Uma senhora, na Antiga Roma, não passava bem, o filho não nascia, optou-se, então, por abrir a barriga, e, assim, nascia Caio Julius Cesar, imperador romano. Eu não sabia que 2 mil anos depois, ia haver tanta cesariana. Parece que há certo abuso em relação a isso.

Concordamos em parte com o Sérgio, lembrando um colega de muitos anos atrás, cujo apelido era “Cabeça de nós todos”. Já imaginaram como a mãe dele sofreu caso não tenha recorrido à cesariana?

-Agora, o calendário vai dar um pulo imenso. Em 1962, acontece a primeira apresentação dos Rolling Stones. Peter, você é Rolling Stones ou Beatles?... Os dois?... No meu tempo de jovem, eu era absolutamente Beatlemaníaco, depois, eu fui achar que os Rolling Stones também tinham algo a dizer.

Caso parecido aconteceu conosco; éramos seduzidos pela beleza melódica das canções dos Beatles até que um LP dos Rolling Sones, “O Banquete dos Mendigos”, precisamente, caiu nas nossas mãos. Que riqueza rítmica! Soubemos, depois, que o guitarrista Keith Richard, bebeu nas fontes do jazz e era um expoente do “Blues”.

-Em 1980, Pelé é escolhido o “Atleta do Século”. Isso foi resultado de uma enquete de um jornal francês, ou revista, se não me engano.

-Em 1982, o filme ET, o Extraterrestre, de Steven Spielberg, quebra recordes de bilheteria no seu primeiro mês de exibição. Foi, realmente, um filme impactante como tudo que cerca os filmes de Spielberg. A trilha sonora, se não me engano, é de John Williams. Ela é espetacular.

-Em 1989, convenção do PRN indica Fernando Collor de Mello candidato a presidente da República. Podiam ter anulado essa convenção, porque o Collor de Mello criou muita confusão a começar com aquele bloqueio da poupança; aquilo ali foi a chamada má ideia.

-Em 1998, o Brasil perde a Copa da França naquele famoso episódio em que o Ronaldo Fenômeno passou mal e acabou jogando de uma forma pífia. É um episódio que até hoje não está claro; ninguém sabe dizer direito o que aconteceu, não aconteceu... Ele nunca mais teve nada naquele sentido. Foi realmente lastimável. Não jogou nada, o Brasil não jogou nada e levou um vareio de bola da França. Era o tempo em que o Brasil, levando um banho de bola, causava espécie, hoje, não causa mais porque o Brasil está virando um time da segunda divisão. Está muito ruim. Eu diria que há muito jogador da seleção brasileira que não jogava no time do Santo Inácio e não jogava em alguns times de praia que eu vi jogar nos anos 60. Esse Fernandinho da seleção brasileira não jogava no Grêmio do Leblon, não jogava no Lagoa, não jogava no Dínamo do Tião. No América, nem pensar; um time com Amaro, João Carlos, Quarentinha, Djalma Dias, ele não jogava mesmo.

Depois de citar o clube pelo qual o seu pai, o barítono Paulo Fortes, torcia alucinadamente, prosseguiu com as datas.

-Em 1894, nascia Amadeo Modigliani, poeta e escultor italiano. Um grande educador brasileiro nasceu em 1900, Anísio Teixeira. Agora, um grande escritor brasileiro, Orígenes Lessa, 1903. Em 1904, nascia Pablo Neruda, famoso poeta chileno, que foi Prêmio Nobel de Literatura de 1971.

Como não fala sueco com a mesma desenvoltura com que fala polonês, Sérgio Fortes recorreu ao operador de áudio:

-Peter, é “Nobél” ou “Nóbel”? Você vota em quem.

Parece que o Peter anulou o voto, pois não ouvimos a sua voz.

-Em 1929, nascia o grande cantor e compositor Tito Madi. Em 1937, nascia um comediante americano famoso que está metido numa confusão dos demônios, Sabe quem é Peter?

A impressão que passou aos ouvintes era que não sabia. Tudo bem: na cúpula do governo também não sabem de nada.

-Parece que ele se especializou em dar uns comprimidos para a mulherada e se aproveitar... A soma disso está numas 30 mulheres.  Numa cidade, havia uma estátua dele, um poster e já retiraram. Aparentemente, ele é um tarado de plantão.

-Falecimentos. - sonorizou ainda mais a voz.

-Em 1969, morria Júlio de Mesquita Filho, grande jornalista do jonal O Estado de São Paulo. Em 1989, morria Laurence Olivier, ator inglês que nasceu em 1907; a Inglaterra tem uma dinastia de grandes atores, de gente ligada ao teatro. Em 1900, morria, em Roma, durante a Copa da Itália, João Saldanha. Parece que ele não tinha a menor condição de embarcar para a Itália, mas, muito teimoso, foi e não voltou. Em 2010, faleceu Paulo Moura, grande músico brasileiro.

Após uma breve pausa, concluiu:

-Hoje, é o Dia do Engenheiro Florestal. Isso é muito importante, Peter. No meu teste vocacional, não deu Engenheiro Florestal, nem fazendo força. Mas reconheço a importância da classe.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário