Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de julho de 2015

2894 - O guarda Chico


--------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 5144              Data:  12 de julho de 2015

---------------------------------------------------------

 

ACONTECEU NO DIA 12 DE JULHO

 

-Sérgio, o que aconteceu no dia 12 de julho?

O Homem-calendário, prontamente, atendeu ao titular do programa Rádio Memória.

-Jonas, em 526 é eleito o Papa Félix IV. E eu que pensava que Félix fosse só o gato e o goleiro do Fluminense.

-Pelo que estamos vendo, Sérgio, só de papas houve quatro Félix, no mínimo.

-Peter, houve um Félix V?... Ele vai pesquisar.

Depois desse breve diálogo entre o Sérgio Fortes e o operador de áudio, cuja voz nunca é ouvida por nós, ouvintes, ele prosseguiu com o calendário.

-Em 1472, o futuro rei Ricardo III da Inglaterra se casa com Anne Neville. Quem quiser saber mais leia a peça de Shakespeare, mas eu tenho algumas considerações a fazer. Anne Neville era cunhada de Ricardo III, um mau caráter assumido. Dizem que Nélson Rodrigues se inspirou nele para criar o personagem “Palhares, o Canalha”, aquele que assediava a cunhada até no velório do marido.

-Acharam o esqueleto do Ricardo III, recentemente, num estacionamento. - disse o Jonas Vieira.

-Em 1453, ocorre o sexto e último casamento de Henrique VIII da Inglaterra com Catarina Parr. Essa Henrique VIII não mandou matar, porque ele morreu antes.

-Em 1536 morre Erasmo de Roterdã, filósofo holandês, autor de “Elogio da Loucura”.

-Em 1806, Napoleão constitui a Confederação do Rhin aceita pelos príncipes alemães.

-Confederação do Rhin?- estranhou o Jonas Vieira.

-Eu fico tentado a fazer um trocadilho, mas não vou estressar o meu amigo Dieckmann. Rhin é Reno.  A Confederação do Reno era integrada por 16 estados alemães reunidos por Napoleão depois que ele derrotou o Sacro Imperador Francisco II e Alexandre I da Rússia na Batalha de Austerlitz.

-Isso, Sérgio, em 1806?

-Sim, Jonas e perdurou até 1813, até a fracassada campanha militar de Napoleão Bonaparte na Rússia.

-O império de Napoleão sangrava. - comentou o Jonas.

-Sentindo o cheiro de sangue, os membros da Confederação do Reno passaram a lutar contra o poderio napoleônico.

E prosseguiu com o calendário:

-Em 1884, nasceu o grande pintor italiano Modigliani. Ele dá nome à rua onde mora o Carlos Nascimento do Biscoito Molhado, Amadeo Modigliani.

-O pintor das mulheres pescoçudas. - disse o Jonas Vieira.

-Em 1902, é patenteado o processo de fabricação dos chamados barbitúricos. Jonas, pelo que pesquisei, o Ácido Barbitúrico foi descoberto por Adolf von Baeyer em 1864.

-Os barbitúricos foram, por muito tempo, a droga de escolha para o tratamento da insônia. - interferiu o decano dos radialistas do Rio de Janeiro.

-Jonas, para tratar a minha insônia, eu prefiro os discursos do Eduardo Matarazzo Suplicy.

-Sim, porque ele não é perigoso como os barbitúricos.

-Que entraram em declínio por causa de mortes por ingestão acidental, uso em suicídios e assassinatos e, principalmente, porque surgiram novas drogas como os benzodiazepínicos. - concluiu o Sérgio Fortes.

-Em 1904, nasce Pablo Neruda, grande poeta chileno. Vamos esquecer as suas opções políticas.

-Em 1906, Alfred Dreyfus recebe o perdão do governo da França. Capitão da artilharia francesa, ele havia sido condenado injustamente à prisão perpétua em 1894, acusado de espionagem a favor da Alemanha. A libertação do oficial, que era de origem judaica, promoveu um grande debate entre a intelectualidade do país.

-Origem judaica... a questão está aí.

-Jonas, era o Capitão Alfred Dreyfus que tinha de dar o perdão à França, não o contrário.

-Em 12 de julho de 1914, fracassa a tentativa de assassinato contra Rasputin, aventureiro russo de grande influência na corte czarista.

-No Brasil, ele inspirou até nome de lutador de telecatch. - registrou o Jonas Vieira.

-Jonas, em 1916, Rasputin era, de fato, o homem mais poderoso da Rússia, uma espécie de Eduardo Cunha.

-Puxa!...

-Ele possuía poderes sobrenaturais, com isso, ele fascinou o Czar Nicolau II e, principalmente, a czarina. Um grupo de nobres russos planejou, então, matá-lo de uma vez por todas. Jonas, você assistiu ao filme “Duro de Matar”?

-Aquele do Bruce Willis?...

-Duro de matar, de verdade, foi o Rasputin. Ele foi atraído a uma armadilha, deram-lhe uma bebida envenenada, que ele, sem saber de nada, bebeu, depois, deram-lhe um tiro. Então, quatro desses nobres, arrastaram o seu corpo em convulsão para fora do palácio e o deixaram cair violentamente contra o chão nevado. Mas Rasputin não estava morto, ele se levantou e avançou sobre um desses príncipes, esganando-o. Abriram fogo contra ele, de novo, acertando-o nas costas e na cabeça.

-E ele morreu dessa vez? - imaginou o Jonas Vieira. 

-Assim pensaram. O corpo do Rasputin foi enrolado num cobertor, amarrado com uma corda e levado até uma ponte sobre o Rio Neva, onde foi arremessado. Quando o cadáver foi recolhido e fizeram a autópsia, constataram que ele suportara o veneno, as balas e os golpes que sofrera, que – inacreditável – respirava quando foi jogado na água. Ele morreu afogado e de frio.

-Puxa!

-Jonas, uma multidão acorreu ao local onde ele se afogou com baldes e garrafas para pegar a água que esteve em contato com o seu corpo para conseguir uma parcela da sua força sobrenatural.

-Isso é que é água milagrosa, não as que andam por aí. - comentou o Jonas Vieira.

-Em 1929, nasce Tito Madi, cantor e compositor brasileiro.

-Aqui vão os nossos parabéns ao Tito Madi.

-Em 1937, três aviadores russos fazem um voo sem escalas desde Moscou até a cidade de São Jacinto, na Califórnia, atravessando o Polo Norte.

-Deviam estar fugindo do Stalin. - conjecturou o Jonas Vieira.

-Esta é barra pesada: em 1945, chegam a McDonald Ranch House os componentes da primeira arma nuclear da História.

-Em 1947, a Conferência Internacional em Paris para concretizar o plano de ajuda dos Estados Unidos para reconstrução dos países ocidentais arrasados pela guerra através do Plano Marshall.

-Os americanos reergueram os países aliados. - comentou o Jonas Vieira.

Os Estados Unidos retribuem, em parte, a grande contribuição que receberam dos emigrantes europeus para o seu excepcional desenvolvimento.

-Em 1948, são libertados em campos ingleses no Oriente Médio 375 mil prisioneiros alemães. É muita gente, Jonas.

-Em 1969, morre Júlio de Mesquita Filho, um jornalista de grande importância.

-Em 1971, a Alemanha Ocidental reconhece a Alemanha Oriental. Jonas, na Copa do Mundo de 1974, a Alemanha Ocidental entrega, sub-repticiamente, o jogo para a Alemanha Oriental para evitar um confronto contra o Brasil.

-Bons tempos aquele, Sérgio, em que a Alemanha temia o Brasil no futebol.

-Em 1980, em pesquisa mundial promovida pelo jornal francês L'Equipe, Pelé é eleito o Atleta do Século. Jonas, eu acho que cometeram uma injustiça contra o Preguinho do Fluminense, que se destacou em inúmeros esportes. Se Pelé fosse eleito o Futebolista do Século, eu concordaria plenamente, mas atleta...

-Em 1982, o filme E.T., de Steven Spielberg, quebra o recorde de bilheteria ultrapassando os 100 milhões de dólares em vendas nos primeiros 31 dias de exibição.

-Foi um filme do outro mundo. - não perdeu o Jonas a piada.

-Em 1989, morre Laurence Olivier, ator, produtor e diretor de cinema e de teatro. Foi um dos maiores atores shakespearianos de todos os tempos.

-Em 1990, o jornalista João Saldanha morre, em Roma, durante a Copa do Mundo. Ele sofria de enfisema e viajou numa cadeira de rodas acompanhada por uma enfermeira.

-As Copas do Mundo foram a grande paixão da vida do João Saldanha; só morto ele não viajaria. - comentou o Jonas Vieira.

Lembra-me o Arthur da Távola que, mesmo com a saúde precaríssima, apresentou o programa “Conversa de Músico” na TV Senado.

-Em 1998, o Brasil perde a Copa da França por 3 a 0 para o time da casa. Jonas, aquele piripaco que o Ronaldo Fenômeno na concentração, horas antes do jogo, não foi até hoje explicado.

É um caso para o FBI investigar.

-Em 2010, morre Paulo Moura, músico brasileiro. Extraordinário instrumentista, transitava com brilho tanto na música clássica quanto na popular.

-Grande Paulo Moura. - enfatizou o Jonas Vieira.

-Jonas, hoje é Dia do Engenheiro Florestal.

-Engenheiro Florestal?... - surpreendeu-se.

-Jonas, eu só vejo engenheiro florestal nos desenhos do Zé Colmeia, ou Guarda Florestal... Eu sei lá.

   

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário