Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de julho de 2015

2897 - Sai o guarda, entra o Cantor das Multidões

----------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 5147                      Data:  15 de julho de 2015
----------------------------------------------------------
 
SÉRGIO FORTES NO RÁDIO MEMÓRIA
PARTE II
 
-Vamos começar com a parte musical do Rádio Memória, apresentando o conjunto Rabo de Lagartixa. Ouviremos “Melodia Sentimental” do extraordinário Villa Lobos com grandes músicos, entre eles, Alexandre Brasil da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Depois de ouvirmos essa plangente melodia, que os instrumentistas não deixaram soar tão triste, Sérgio Fortes voltou ao comando.
-Continuando com a nossa parte musical, vamos abordar o CD de Mauro Senise, grande saxofonista, que gravou “Vênus”. Ele interpreta de Dorival Caymmi, “Marina”, acompanhado por excelentes músicos: no piano, Gílson Peranzetta; no contrabaixo, Paulo Russo; na bateria, Ivan Comte; no sax-tenor, Marcelo Martins no trombone, Vittor Santos; Jessé Sadoc no flugel horn e trompete e mais o Milton Rodrigues formando o timaço de instrumentistas.
Bem, essa “Marina”, o José Ramos Tinhorão não pode acusar de plágio de Edvard Grieg, como andou fazendo com outra criação de Caymmi na FLIP.
Depois da “Marina”, o Jonas Vieira.
-Vamos agora chamar o Jonas. Ele estava posto em sossego (como Inês de Castro nos Lusíadas de Camões) em casa, e ouviu a nossa reprimenda. Parece que ele tem um recado a dar aos ouvintes do Rádio Memória (e aos leitores do Biscoito Molhado, acrescentamos nós).
Eles se puseram a falar ao telefone. Era um telefonema aberto como as cartas que têm muitos destinatários.
Sérgio: Jonas, qual é o seu recado?
Jonas:  Sérgio, tudo bem? Com o Peter também?...
Sérgio: Ele está aqui nas carrapetas.
Jonas: Meus ouvintes, desculpem-me, mas não foi possível ir ao programa hoje por motivo maior. É o seguinte; como dizia o César de Alencar: “Alô. Alô.Alô.” Eu estou convidando os nossos queridíssimos ouvintes do programa Rádio Memória e da Rádio Roquette Pinto para o relançamento do meu livro “ Orlando Silva 00 Anos Cantando Melhor” ou “Orlando Silva 100 Anos do Cantor das Multidões.” Nós vamos realizar isso tudo, agora, no dia 20 de julho, uma segunda-feira, às 5 horas da tarde, na Associação Brasileira de Imprensa, ABI, ali na Araújo Porto Alegre esquina com a Rua México.  Vai ser o relançamento do meu livro e um show com cinco cantores cantando o repertório do Orlando Silva; destacadamente o Monarco, o grande Monarco da Portela.
Sérgio Fortes: É o filé mignon com fritas e farofas.
Jonas Vieira: E mais uma bela novidade que eu não posso anunciar. Quem quiser conhecer tem de ir lá.
Sérgio Fortes: Caramba!
Jonas Vieira: E uma grande novidade, esse eu posso anunciar, o cantor Willar Franco. Ele canta muito bem, sobretudo, canta ao estilo do Orlando Silva. O Willar é um dos que vão integrar o nosso elenco no dia 20 de julho, segunda-feira, repito, no auditório da ABI, às 5 horas da tarde.
Sérgio Fortes: É um super auditório, não é Jonas?
Jonas Vieira: Isso mesmo. Então, os ouvintes que quiserem ir, curtir o show e o livro, nós estaremos lá. O livro está sendo lançado com um capítulo novo e muitas novidades e mudanças, sobretudo na capa.  A capa agora é “Orlando Silva 100 Anos o Cantor das Multidões”, porque é o centenário dele.
Sérgio Fortes: Perfeito. É um belíssimo livro. Outro dia, eu comentei contigo, na Rádio CBN, quando se falou no centenário do Orlando Silva. Eu fiquei perplexo, porque houve muitas informações sobre Orlando Silva, a carreira, a trajetória. Eu falei: “Isso não é usual, tantas informações, um trabalho tão perfeito. As coisas passam tão ao largo...”
Jonas Vieira: É verdade.
Sérgio Fortes: Aí, quando terminou de falar sobre a carreira do Orlando Silva, quem estava no microfone falou: “Quem estiver interessado em conhecer a vida desse extraordinário cantor compre o livro “O Cantor das Multidões”, de Jonas Vieira, porque tudo está lá.” No dia seguinte, liguei para você e contei que aconteceu isso, isso, isso.
Jonas Vieira: Fiquei todo prosa.
Um adendo nosso. Com esta informação do Sérgio Fortes, o Departamento de Pesquisas do Biscoito Molhado entrou em ação em busca de maiores detalhes. Tratava-se do programa “Sala de Música” da Rádio CBN, em que o apresentador musical, João Carlos Santana, fez, em diálogo com a âncora Carolina Morand, durante 12 minutos, na série das sextas-feiras, “Os Centenários”, uma resenha da vida artística do Orlando Silva baseado no livro do Jonas Vieira, que, eticamente, no final, ele deu os créditos, como foi dito pelo Sérgio Fortes.  Para que todos possam ouvir toda essa fala, basta acessar o Google, escrever “CBN – Sala de Música- Orlando Silva  se torna centenário”, que aparecerá o “site” com a gravação. Vale muito a pena ouvir.
 Mas voltemos com o diálogo telefônico.
Jonas Vieira: o comunicador Carlos Lemos está ansioso pela nova edição. O livro está esgotado, já está na quarta edição. É um acontecimento nas biografias no Brasil; ninguém chegou a esse nível, a não ser o Luiz Gonzaga. O Luiz Gonzaga são trinta e tantas biografias, mas tudo a mesma coisa. No meu caso, não é uma biografia, é um ensaio biográfico sobre um artista e ele particularmente, pessoalmente. Portanto, é um relançamento, e nós convidamos os queridos ouvintes a ir à ABI. Mas cheguem cedo, pelo que estou percebendo...
Sérgio Fortes: Vai haver uma invasão.
Jonas Vieira: Invasão no melhor sentido.
Sérgio Fortes: Jonas, eu estou acompanhando o andar da legislação, as tratativas do Congresso Nacional. Desde já, eu antecipo: se você escrever a minha biografia, eu vou processá-lo. Ouviu? Você não se atreva.
Jonas Vieira: Eu estou pensando seriamente nisso. Olha que eu vou contar tudo.
Sérgio Fortes: Caramba! É o meu medo. No anexo, no final do livro, separa um capítulo para falar algumas coisas do Peter. E não, vai ser uma lambança geral.
Jonas Vieira: O Peter e o Simon Khoury não me escapam.
Sérgio Fortes: Simon Khoury?!... Nossa mãe! Em colégio de padres esse livro não entra.
Jonas Vieira: Esse livro vai ser impublicável.
Sérgio Fortes: Jonas, está feito o registro: dia 20 de julho, na ABI, relançamento do livro sobre Orlando Silva com um show.
Jonas Vieira reiterou as informações e os dois desligaram o telefone.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário