Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de abril de 2013

2351 - a carlotinha e a jabuticaba


---------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4151                                      Data: 19 de  Março de 2013
-------------------------------------------------------------------------------

SABADOIDO  PAPAL

Nesse sábado de meados de março. O Globo avisou que, por problemas técnicos, os jornais dos assinantes seriam entregues por volta do meio-dia. Meu irmão que, mesmo lendo o noticiário, conversa comigo, ficou, por isso,  mais veemente.
-Que decepção eu tive com o Joaquim Barbosa! Mandar o jornalista chafurdar no lixo porque é o lugar dele.
-A celebridade lhe subiu a cabeça.- diagnosticou a Gina.
-Dores na coluna contribuem para o seu mau gênio.- manifestei-me.
-Se todo o mundo que tivesse dores saísse xingando os outros... - continuou  irritado.
Nesse instante, meu sobrinho adentrou a cozinha.
-Daniel, você já recebeu o comprovante do imposto de renda?
-Recebeu, mas deixou  no trabalho. - respondeu a mãe por ele.
-Carlão, que manga é essa?... Parece uma bola de futebol de salão. - surpreendeu-se com as frutas que eu trouxera na sacola e colocara sobre a mesa.
-Comprei na barraca da rua Itamaracá. O vendedor me disse que existem mangas do tamanho de uma bola de basquete.
-Mas não tem gosto de nada. - interferiu o Claudio.
-Sei que as mangas que eu compro lá são bem doces.
-Não são gostosas como a carlotinha, a espada.
-Não tenho do que me queixar dessas que compro. - devolvi.
-É coração de boi.- rotulou a Gina a minha fruta.
-Uma vez, folheando a autobiografia do Bill Clinton, deparei-me com uma página em que ele conta que, no Brasil, chupou manga até se fartar.- manifestei-me.
-A mangueira não é originária do Brasil parece que é da Índia.- interveio o Claudio.
-A jabuticabeira só dá no Brasil. -entrou no assunto o Daniel.
-”Se só existe no Brasil e não é jabuticaba, pode saber que é besteira.” - citei a frase.
-Quem é o autor? - quis sabe o Claudio.
-É uma daquelas frases que atribuem a autores diferentes. - tergiversei.
-O Ferreira Gullar teve de escrever crônicas para deixar bem claro que a frase era da sua autoria “A crase não foi feita para humilhar ninguém”. Diziam que era do Otto Lara Rezende ou de outros escritores. - lembrou  o Claudio.
-O Luca...
-O Luca estava endiabraaaaaado. - interrompeu-me o Daniel com seu jeito brincalhão.
Retomei o que dizia:
-O Luca se referiu, dia desses, `as frases que são soltas sem pretensão, mas que deveriam ser registradas, como aquela do papai sobre beber verniz.
-Seu Amaury tinha muitas. - interveio a Gina.
-Uma vez, na TV Manchete, a Pepita Rodriguez, que entrevistava no programa dela o presidente José Sarney, que aniversariava, debulhou-se em lágrimas, emocionada. O Adolpho Bloch, dono da emissora, ao ver aquilo, disse uma frase, publicada nos jornais, que nunca esqueci: “Quem é essa louca?”
-Nunca gostei dela como atriz. - comentou a Gina.
Claudio, voltado para mim,  mudou de assunto.
-Você viu o Lindbergh Faria na votação dos royalties do petróleo?
-Infelizmente, eu não sintonizei o Canal Câmara nessa votação.
-Caramba, como o Lindinho é brigão! Ele enfrentou o Renan Calheiros de igual para igual, enfureceu-se porque só lhe deram cinco minutos de discurso quando ele tinha direito a vinte.
-Os representantes dos estados e municípios estão com um apetite feroz pelos royalties do petróleo. - intervim.
-O Lula é o culpado de tudo isso quando mexeu no que foi estabelecido no governo do Fernando Henrique. - indignou-se.
E prosseguiu:
-Na eleição para  governador do Rio, eu prefiro o Lindinho ao candidato do Sérgio Cabral, pois ele parte mesmo para a briga.
Mostrei-me menos entusiasmado do que meu irmão, reportando-me ao líder dos caras pintadas do passado e, agora, amigo do Fernando Collor.
-Ninguém presta.- resumiu a Gina todo o seu pessimismo com os políticos.
A expressão do Claudio, no entanto, era alegre quando ele continuou com a sua narrativa da votação:
-O Garotinho, marido da minha governadora, a tricolor Rosinha...
Fez uma pausa para observar a minha reação à sua piada, e foi adiante.
-Quando o Renan Calheiros deu a palavra ao Garotinho, ele disse que estava, naquele momento, assinando a petição que pedia a  sua renúncia  da presidência do Senado.
E riu com o gesto teatral do ex-governador do Rio de Janeiro.
Agora, era eu que mudava de assunto:
-Minha quinta-feira desta semana não foi fácil. Primeiramente, tive de fazer todo o meu imposto de renda de novo.
-Por que, Carlão? - interessou-se o Daniel.
-Porque, na hora de emitir o DARF de pagamento, eu tinha, por engano, marcado débito automático.
E continuei:
-Em seguida, telefonei para a OI para cancelar o Velox 3G. Jogaram-me de um  atendente para outro, que pediam todos os meus dados e o motivo do cancelamento. Por fim, desviaram a ligação para o que chamaram de Central de Atendimento. Passei, então, a ouvir uma  cacofonia musical  por vinte minutos. Desliguei.
-Imagine a covardia que fazem com os idosos. - vociferou  o Claudio.
-Mas lhe deram o número do protocolo?
-Sim, Gina. Com ele, telefonei para a ANATEL e fiz minha reclamação contra a operadora.  Depois de cinco dias, tenho de telefonar para a OI de novo.
Mais tranquilo, eu irmão comentou:
-É como aquele filme: “Pague para entrar e reze para sair”.
-É um sofrimento. - lastimou a Gina.
-De noite, eu pensei que seria recompensado. Veio a Luciana (minha sobrinha) com o marido e a filhinha, para acertar o meu computador. Ela colocou a Firefox como navegador, neutralizando a tartaruga chamada  Explorer, e o Facebook ficou uma beleza. Depois, ela pôs o servidor Yahoo como primeira página. Enquanto isso, a Maria Eduarda, nas imediações, não parava de fazer bagunça.
-A menina não desgruda da mãe. - comentou meu irmão.
De repente, não mais que de repente, tudo se apagou no computador. A Maria Eduarda tinha aperado com o dedinho o botão do no brake.
-E você ligou de novo? - interveio o Daniel.
-Liguei, mas o anti-vírus ficou travado, ou seja, a tela ficou congelada.
-Que zica, Carlão!
-Por pouco a fúria de Herodes não se apossou de mim; por muito pouco mesmo.
-Calma, Carlão, o Botafogo foi campeão e o Flamengo perdeu para o Resende. - disse o Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário