Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de maio de 2012

2141 - o bom, o mau e o feio colesterol


-------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 3941                                        Edição 30 de abril de 2012
---------------------------------------------------------------------

SOBRE A MINHA CAIXA POSTAL

Evandro Verde é o meu vizinho da rua Cachambi que eu só conheço virtualmente. Embora Dieckmann negue, talvez seja dono do restaurante Evandro's, que se situa na rua que recebeu o nome do bairro. É uma das casas de respasto, como dizem os portugueses, mais afamadas da nossa proximidade.  Elio Fischberg já apareceu  por lá, incógnito, num sábado,  mas comeu em outro lugar.
Bem, o Evandro ecológico, digo, verde, é um dos internautas que me remetem as mais instigantes mensagens eletrônicas, como já registrei há duas edições do Biscoito Molhado. Manteve ele o seu alto nível e até mesmo se superou quando me enviou “Women in arts”. Julguei, primeiramente, que se tratava de mulheres que se dedicaram às sete artes e cheguei a matutar que leria textos feministas. Eu já li alguns, como um relacionado ao chauvinismo de Gustav Mahler, que impediu a sua consorte, Alma Mahler, de compor. Ora, o grande compositor austríaco se foi com 51 anos de idade e a mulher o sobreviveu por dezenas de anos, tempo suficiente para ela apresentar sua obra musical, mas não apresentou uma sequer. Resumindo: não se tratava o e-mail de mulheres artistas e sim delas como inspiradoras da arte, no caso, da pintura.
Surgem, então, as imagens das mulheres retratadas pelos maiores pintores da arte pré-renascentista até a arte moderna, cada uma delas surge, desfaz-se  para que outra apareça. É um alumbramento, uma variedade de belezas que vai até o impressionismo, pois, como sabemos, a arte moderna não tem compromisso com o belo.
Eis um vídeo para se pôr no arquivo dos favoritos e se acessar nos momentos em que se faz necessário uma boa dose de encantamento como antídoto da dura realidade. 
-------------------------------------------------------
Dieckmann me enviou um vídeo em que mostra os truques do cinema advindos da computação gráfica. O filme utilizado para isso é a minissérie “Boardwalk Empire”, cuja primeira série eu assisti quando lançada pela HBO. Num dos truques mostrados, vê-se uma cena em que um elevado muro aparece ao fundo, ele some, com a computação  gráfica, e aparece o mar coalhado de embarcações e plácidas ondas.
Se o Dieckmann conseguir um técnico em computação gráfica para a Triumpho 30 Produções, não duvido que o edite um vídeo em que o seu filho apareça  de avental, temperos, carne e facão em plena cozinha do Palácio de Buckingham, enquanto a Rainha fala abobrinhas com a Branca.
----------------------------------------------
A taxa de juros SELIC, que bateu os 40% quando o vingativo governador Itamar Franco atiçou a especulação sobre o Real, decretando a moratória de Minas Gerais, agora, em 9%, já não é a mais elevada do mundo, em termos reais. Para consolidar a baixa, a presidente Dilma Rousseff ordenou que a Caixa Econômica e o Banco do Brasil diminuíssem o custo do dinheiro.
As notícias acima podem iludir os cidadãos, como iludiu um professor meu de Finanças Públicas que estudou com os alemães. Dizia ele que a melhor coisa do mundo é trabalhar com o dinheiro de terceiros.
-Ele pensa que ainda está na Alemanha.- sussurraram.
Falava eu que as boas notícias podem enganar as pessoas. Para reforçar o meu pensamento, enviaram-me um texto que alertava os correntistas de banco a evitarem o avermelhamento da conta, pois os juros do cheque especial beirava os 185% ao ano. Minha nossa!
Em 35 anos de correntista, creio que não fiquei mais de  dez dias no negativo.
Quando falam em Einstein comigo, antes da Lei da Relatividade eu penso numa das suas frases: “Os juros compostos são a mais poderosa invenção do ser humano.
-----------------------------------------------
Enviaram-me um e-mail intitulado “O princípio do cérebro”. Nele, são listadas várias atividades que beneficiam o que popularmente é chamado de massa cinzenta. Bem, algumas citações são verdades consagradas, outras, porém, geram controvérsias. Por exemplo: devemos beber bastante água porque a maior parte do corpo é constituída de água, principalmente o cérebro. Sim, e por isso é necessário mais água? Ouvi um especialista no assunto, certa vez, que alertou as pessoas que forçam a ingesta hídrica, chegando a beber litros e mais litros d' água por dia “podem provocar um colapso renal” - afirmou.
Eu, porque narro as minhas saídas das sessões do Sabadoido para fazer xixi, já fui comparado pela Rosa Grieco ao Manequinho e, em seguida, à Fonte dos Quatro Rios, de Roma. Segundo ela, eu transbordo. Nestes dias em que o mafioso Carlinhos Cachoeira está nas manchetes de todos os jornais do Brasil, é bom que eu esclareça o meu caso. Eu não ponho água pelo ladrão, apenas tomo diuréticos, que me fazem crer que cada copo d' água que bebo se transforma  numa jarra cheia de urina.
Outro principio do cérebro polêmico, no meu parecer, é a audição de música barroca para ativar a inteligência, que experiências científicas demonstraram que as vacas fornecem mais leite com música barroca. Eu li, no início dos anos 1990, que as experiências se deram com a  música de Mozart. Como todos os leitores do Biscoito Molhado sabem, sem necessidade de consultar a Enciclopédia Britânica ou o Google, Mozart pertenceu ao estilo clássico.
É evidente que ao Barroco pertenceram Bach, Handel, Telemann, Vivaldi, Rameau, verdadeiros monumentos da música. Mas, voltando ao gênio de Salzburgo, Albert Einstein, quando precisava clarificar as ideias, pegava o violino e tocava Mozart.
----------------------------------------------
Enviaram-me também um arquivo anexado a uma mensagem eletrônica que poderia se chamar “Tudo o que você gostaria de saber sobre o colesterol, mas tinha vergonha de perguntar”, parodiando o afamado livro do sexólogo americano David Reuben, “Everything you always wanted to know about sex,  but were afraid to ask,”
Há muitos ensinamentos sobre o colesterol, mas uma controvérsia e uma contradição se salientam, nessa mensagem eletrônica. Primeiramente, a controvérsia. O ovo depois de execrado pelos cardiologistas durante anos, foi reabilitado; pode ir para os pratos porque descobriram que ele não entope as artérias. No filme de 2003, “Alguém Tem de Ceder”, o coroa Jack Nicholson, conquistador de mulheres jovens, tem uma relação sexual com a personagem de Amanda Peet e infarta. Na convalescença, ele aparece comendo ovo. Mesmo tratando-se de uma comédia, as autoridades médicas americanas impediriam tal cena gastronômica caso não fosse reconsiderada a relação do ovo com o aumento do colesterol LDL. Quanto ao filme, Jack Nicholson se recuperou e terminou se relacionando com a mãe da sua ex-namorada, Diane Keaton, que lhe exigia uma performance mais modesta.
Agora, a contradição: no início do texto, é dito que o colesterol ruim é provocado pela gordura animal e, no final, na página dos alimentos que se deve evitar se acha a polpa do coco. Ora, já esculhambaram a alta concentração de gordura concentrada do óleo de coco, mas os nutricionistas afirmam que essa gordura tem triglicerídeos TCM, que  são absorvidos intactos no intestino delgado e transformados em energia no fígado; sacia e ainda favorece a eliminação de gordura localizada.
 A gordura do coco é, portanto, benéfica.
Mas vamos encerrar por aqui antes que o BM vire resenha médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário