Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

2093 - difícil de batizar

-------------------------------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 3893 Data: 29 de janeiro de 2012

-------------------------------------------------------------------------------------

SABADOIDO SOB CHUVA

PARTE II

Depois que o Daniel liberou para mim o computador, procurei o último vídeo do Dieckmann, mas me deparei com um em que aparecia a Jane Fonda. Claro que não foi o Dieckmann que a filmou, e o remetente também não era ele e sim, o Evandro Verde. Tratava-se, vi logo, de uma palestra de 11 minutos da atriz. Sabedor que ela estuporara muitos joelhos com a ginástica “step” que divulgou, em anos pretéritos, eu não estava com muito ânimo, porém, influenciado pelo sobrenome do remetente, que considerava o filmezinho imperdível, fiquei esperançoso e teclei para vê-lo.

Jane Fonda bela, apesar dos seus 72 invernos, falava dos 34 anos de acréscimo de vida que ganhamos sobre os nossos avós. Claro que era uma média, senão o Brasil teria de suportar o José Sarney até os 124 anos de idade, pois parece que a avó dele se foi aos 90.

Sem a cultura de Cícero, no seu “Da Velhice”, mas convincente, Jane Fonda mostrou com argumentos sólidos que essa sobrevida não representa decadência. Citou a 2ª Lei da Termodinâmica, que trata do declínio depois de alcançado o ponto máximo – a entropia – e rebateu com a filosofia da escada: nós podemos viver como quem sobe degraus.

Ela, apesar de não estar tão viçosa como no tempo em que filmou Barbarella e nem tão saltitante quanto na época do “step”, é uma prova viva que melhora com a idade.

Dieckmann, por sua vez, no seu filme, mostrou mais interesse no passado e exibiu um Citroën que me lembrou o assassinato na Ladeira do Sacopã. O carro recebeu umas demãos de tinta e o Roberto Dieckmann resolveu subir numa grua para filmá-lo de diversos ângulos. Houve momentos em que eu julguei ver um telefone gigante. Não havia atores, atrizes, pratos de comida...

-Será que o Dieckmann não conseguiu financiamento da Petrobras?!... - pensei com os meus botões.

Eu espiava, agora, as mensagens eletrônicas do Elio Fischberg, enquanto as vozes do Luca e do meu irmão chegavam até mim. Quando o Claudio saiu para ajudar a Gina, que vinha das compras, no transporte das sacolas, o Daniel fez sala ao Luca, melhor, fez garagem, pois lá se encontravam eles.

Lula ironizava as horas que eu dedicava ao computador, naquele Sabadoido, enquanto o Daniel se reportava à maneira decidida da Kiara de acabar com a minha navegação internética. Naquele momento, no entanto, eu procurava saber o que aconteceu no meu trabalho na semana em que estive fora. O segundo prazo de um Processo Administrativo Contencioso se esgotava porque todos resolveram fruir férias ao mesmo tempo e se dizia no e-mail que não é legal mais uma prorrogação.

-Por hoje, chega!

Desliguei o computador e rumei para a sessão do Sabadoido.

Como se falava de Música Popular Brasileira, eu trouxe à baila a crítica que o Luca fez ao Caetano Veloso, quando voltávamos do Adegão, na quarta-feira, porque citou, na sua crônica, um desentendimento entre a Elis Regina e a Nara Leão.

-Luca, depois fiz umas pesquisas e soube que a Ellis Regina, como pessoa, era intragável.

Luca, para ser mais enfático, saltou da cadeira e elevou a voz em algumas oitavas.

-A Maria Betânia destratou aos berros uma pessoa menos qualificada num show. As divas são assim.

Retomei a palavra:

-Era uma constante no mundo artístico a Ellis Regina destratar a Nara Leão. Diziam que ela tinha uma paciência de Jó por suportar tanta agressão. Ela até patrulhava a Nara Leão, dizendo que ela cantava bossa nova, samba de morro e até iê-iê-iê. Ora, a Ellis Regina gravou musiquinha do Pelé.

-Carlinhos, duas porcarias. - aparteou o Cláudio.

-Na concentração do Santos, o Coutinho conta que escondiam o violão do Pelé porque ninguém o suportava arranhando aquilo. - lembrei.

-O Tom Jobim também não gostava da Ellis Regina.

-Certamente, chamaram a atenção dela, pois ela mudou uma letra para dizer “Quando não sou eu, é Nara Leão”.

-É verdade, Carlinhos. - disse o Luca.

-E outra coisa: a Nara Leão era queridíssima no mundo artístico, mesmo com a sua voz pequena.

-Era. - concordou o Luca.

-Eu me recordo do Carlos Imperial, quando a Ellis Regina e o Ronaldo Bôscoli casaram: “O diabo juntou os dois.”

E fiz, em seguida, uma ressalva:

-Não se discute aqui a belíssima voz da Ellis Regina.

Luca pegou um recorte de jornal, com uma reportagem sobre a Nara Leão e leu alguns dos fatos mais marcantes da sua vida.

-Pena que ela morreu tão jovem. - lamentei.

-A filha cuida da memória dela. - disse o Claudio.

-A Nana Caymmi sofreu horrores com a Maysa e Ellis Regina, quando cantou “Saveiros” no Festival Internacional da Canção. - trouxe eu outra vítima do serpentário artístico.

-A Nana Caymmi deixava os irmãos constrangidos falando para os outros que o pai dela ficou em cima da mãe...

Às palavras do Luca, berrei:

-”Ô, pernão.”

-Isso a Nana Caymmi gritou de dentro do carro, quando viu o Chico Buarque fazendo caminhada.

-Carlinhos, o que você disser sobre o Chico Buarque, o Luca conhece. - observou o Cláudio.

-Existem artistas de que eu gosto, mas eles lá e eu cá. O Carlinhos falou no meu carro, na quarta-feira, como era difícil conviver com Mozart.

-Mozart nasceu, praticamente, pronto. Com 5 anos, pegou o violino e tocou. O pai tratou de explorar o filho e, assim, ele se apresentou para os Habsburgo, reis e papas. Muito cedo, também, já compunha. Mozart viveu 35 anos com uma infância mal resolvida. Como era maçom e estava em dificuldades financeiras, um admirador da maçonaria viajou com ele custeando as despesas. Mozart se mostrou tão agitado (não era para menos, pois a inspiração lhe chegava aos borbotões, escreveu 22 mil páginas de música) e tão desagradável, o Mecenas não suportou e se desentendeu com ele.

-Fulano (não me recordo o nome) disse que Tom Jobim foi melhor do que Mozart. - aparteou-me o meu irmão com um sorriso provocador.

A piada era tão ruim, que nem deu para rir.

Um comentário:

  1. Carlos Alberto Torres escreveu:
    Jane Fonda...essa tem sorte...em qualquer outro pais seria fuzilada ou pegaria alguns anos de cana. Foi para Hanói posar para fotos na baterias antiaéreas norte vietnamitas. Depois casou-se com o dono da CNN e o espírito de corpo da imprensa livrou a cara dela.

    Até hoje é persona não grata em vários locais nos EUA. As associações de ex combatentes a odeiam (com razão....), por mais que fosse contra a guerra, essa passa dos limites .

    ResponderExcluir