Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

2973 - mudanças, bruxas e farpas variadas


------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 5223                                Data:  03 de novembro  de 2015

--------------------------------------------------------

 

ACONTECEU NO DIA 1 DE NOVEMBRO

 

Sérgio Fortes reapareceu no Rádio Memória anunciando o fim da sua mudança e o porquê de ela demorar um mês.

-Eu sou colecionador, Jonas... coleciono miniaturas de carro, muitas coisas e, na hora da mudança, tenho de ter um cuidado danado para que nada se perca e isso demanda tempo.

O seu amigo Dieckmann coleciona até arame farpado, mas o Sérgio não chega a esses extremos.

A prolongação da mudança do Sérgio Fortes lembra um pouco a dos meus pais em meado dos anos 80. Meu avô morreu em 1963 e legou a meu pai seus discos de cera de carnaúba, 78 rpm, com óperas cantadas por Caruso, Aureliano Pertile, Lauri-Volpi, muitas canções napolitanas entoadas por Carlo Buti, além de gravações de Jacob do Bandolim e Vic Damone. A minha mãe não admitia “velharia” na casa nova, por isso, meu pai demorou muito com a mudança; parece-me que, na casa velha, ele escutou todos esses discos antes de se despedir deles.

Mas voltemos ao Rádio Memória.

-Jonas, vamos começar com uma data que deixou o Peter arrasado e a mim mais ainda; em 1º de novembro de 1309, Carlos de Valois entra em Florença com os Guelfos Negros e devasta a cidade.

-Até hoje, não se fala em outra coisa, Sérgio.

Houve um cisma entre os guelfos, uma facção política; os guelfos negros eram partidários do Papa Bonifácio VII e entraram em luta com os guelfos brancos. Carlos de Valois veio da França para apoiar o papa atacando Florença com a força das suas armas. Os guelfos brancos procuraram lugar para escapar; entre os exilados se achava um dos maiores poetas da história da literatura, Dante Alighieri.

-Em 1512, Jonas, o teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo, é exibido ao público pela primeira vez.

-Obra de um dos maiores gênios da humanidade.

-Eu imagino, Jonas, a coluna do Michelangelo, porque ele praticamente pintou todo o teto deitado. Eu não conseguiria nem segurar o pincel.

-Eu também não, Sérgio.

-Eu sairia daquele teto, repito sem segurar o pincel, com escoliose, cifose e lordose, tudo ao mesmo tempo.

-Vamos lá, Sérgio.

-Em 1800, a Casa Branca é inaugurada. John Adams se torna o primeiro presidente norte-americano a morar na Executive Mansion, rebatizada de Casa Branca mais tarde. Jonas, será que o John Adams levou mais tempo do que eu mudando-se para a Executive Mansion?

 -Se levasse, o mandato dele ia expirar sem que ainda tivesse transportado tudo.

Quem popularizou o nome da residência presidencial foi Theodore Roosevelt, presidente dos Estados Unidos de 1901 a 1909. No Brasil, temos o Palácio Jaburu, embora o jaburu resida, atualmente, no Palácio do Planalto.

-Em 1º de novembro de 1960, John Kennedy vence Richard Nixon nas eleições presidenciais americanas. Sérgio, foi quando houve o primeiro debate televisivo em campanha eleitoral; dizem que o John Kennedy venceu aí.

-O vice do Kennedy era o texano Lindon Johnson. Naquele filme do Oliver Stone, “Nixon”, disseram que até os bois do Texas votaram.

O mafioso Sam Giancana, que controlava os sindicatos também deu uma grande ajuda, mas não vamos tratar disso agora.

-Jonas, 1º de novembro de 1980, é a data do início do SBT, o canal do Sílvio Santos.

-Sérgio, o Sílvio Santos era camelô nas barcas Rio-Niterói.

-Sei... sei. Ele participou de uma disputa de locução, no rádio e venceu o Chico Anísio e o José Vasconcellos, mas voltou a ser camelô porque ganhava mais.

-Sim, Sérgio; mas foi Francisco Carlos que o levou para Rádio Nacional, onde conheceu César de Alencar, que foi uma escola para ele.

-Ele, Jonas, acreditou num negócio criado por um humorista, Manoel de Nóbrega, o Baú da Felicidade e levou o negócio adiante que, com ele, prosperou.

Com Sílvio Santos, tudo dá certo.

-Jonas, encerrados os eventos históricos, vamos aos nascimentos.

-Quem nasceu, Sérgio?

-Em 846, Luís II, o Gago, rei da França em 846. Para agradar a Rosa Grieco, leitora do Biscoito Molhado, vai em francês: “Louis II, Le Bègue”. Jonas, eu fico imaginando a angústia de um rei gago, que não consegue se expressar diante dos seus súditos.

-Como naquele filme, Sérgio, “O Discurso do Rei”.

-Pois é; a Inglaterra entra em guerra contra a Alemanha nazista, e o Rei Jorge VI tendo de liderar seu povo.

-Vamos lá. Em 1500, nasce Benevenuto Cellini, escultor e ourives italiano. (*)

-Sim.

-A vida dele inspirou uma ópera de Berlioz, que interessou Franz Liszt. Ela foi produzida por Liszt, em Weimar, que contou com o tenor Karl Beck, aquele que estreou o papel de Lohengrin de Wagner.

-Jonas, eu faço esse registro, agora, para não perder a minha influência na língua russa. Já há algum tempo que não falo no baixo Dmitri Hvorostovsky, no compositor Rimsky Korsakov...

-Qual foi o russo que faria anos hoje, Sérgio?

-Dmitri Michailowitsch Poscharski, príncipe russo.

-Sérgio, daqui a pouco eu vou colocar a gravação da embolada do Jararaca e Ratinho, e você vai ver que ela é bem mais difícil de pronunciar.

-Esse príncipe, Jonas, recebeu do czar Miguel I, o título de “Salvador da Pátria”.

Quando surgem salvadores, a pátria nunca é salva.

-Jonas, essa data eu não poderia deixar passar em branco, nem em qualquer outra cor, pois diz respeito a nós, degustadores de cerveja.

-Principalmente no bar da General Glicério, Sérgio.

-Em 1798, nascia Benjamin Lee Guinness, fabricante de cerveja.

-Vamos brindar, Sérgio.

-Também foi prefeito de Dublin.

-Ele deveria estar bêbado para aceitar esse cargo.

-Em 1945, nasce Gilberto Braga, novelista brasileiro. Jonas, ele escreveu boas novelas, mas, de um tempo para cá, o gênero anda bem ruinzinho.

-Por mim, Sérgio, poderiam acabar todas.

-Agora, vamos aos falecimentos.

-Quem, morreu, Sérgio?

-Em 1922, morreu o escritor brasileiro Lima Barreto.

-Grande escritor, dos melhores.

-Jonas, você sabe quem foi Paul Tibbets?

-Não tenho a menor desconfiança.

-Foi o piloto do Enola Gay, o piloto do bombardeiro B-29 que largou a bomba atômica em Hiroshima. Ele morreu em 2007, nasceu em 1915.

-Vida longa.

-Eu penso, Jonas, como ele se sentia ao colocar a cabeça no travesseiro.

-Em 2008, morre Yma Sumac, cantora peruana. Outro dia falei dela, do seu nascimento; dos muitos discos que meus avós tinham da Yma Sumac.

-Jonas, hoje não tem santo de primeiro time, segundo time... porque é o Dia de Todos os Santos. A gente se agarra com todos de uma vez só e ficamos garantidos.

-Bem garantidos, Sérgio.

-Mas não existe o Dia de São Jonas.

-É verdade; mas Jonas foi um profeta muito querido por Deus. – disse o seu xará.

Lembramos aqui que, um dia antes, 31 de outubro, foi o Dia das Bruxas. Saudações do Biscoito Molhado à Jandira Feghali, à Maria do Rosário, à Ideli Salvati e à Erenice Guerra.

 

(*) Passado o impacto da nomeação das bruxas – nomeação que excluiu, no mínimo uma, anteriormente tida como jaburu, mas que é bruxa mesmo – o Distribuidor do seu O BISCOITO MOLHADO lembra-se da primeira vez que ouviu falar das esculturas de Cellini: foi no filme “Como Roubar Um Milhão de Dólares”, uma pequena estátua falsa que teve como modelo a avó da própria Audrey Hepburn. As melhores falas do filme giram em torno da estatueta, uma beleza, por sinal.

Neste mundo de objetos cultuados, seria razoável supor que essa estatueta possa valer uma boa grana, mesmo que seja de plástico, pois os traços da Audrey estão imortalizados.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário