Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de abril de 2015

2839 - um tubarão na cesta


 

                                                                                                                                                                              -------------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 5089                                     Data:  19  de abril de 2015

-----------------------------------------------------------------------

 

SABADOIDO DO TUBARÃO AOS TESTES

 

-Claudio, assisti, ontem, pela primeira vez, ao “Tubarão” de Spielberg.

-Só agora?!... Esse filme é de 1975, se não me engano.

-O Luca me enviou um e-mail com fotos dos cinemas de rua, e uma delas, por coincidência, foi tirada na estreia do “Tubarão”.

Meu irmão se pôs a enumerar os cinemas desse bairro, começando pelo Astor, mas eu o interrompi para falar da fita.

-Na parte final, o “Tubarão” se assemelha à história do “Moby Dick”, mas o Spielberg estraga tudo, a meu ver, com o final hollywoodiano.

-O álcool faz bem a saúde. No início, aquele cara escapa do tubarão porque, de tão bêbado, não conseguiu entrar na água com aquela mulher nua que o chamava. - lembrou.

-A cena em que ela é comida pelo tubarão é inverossímil, pois ninguém consegue se apoiar numa boia sinalizadora depois de uma dentada de um tubarão de 8 metros de comprimento.

Nesse instante, entraram a Gina e o Daniel na cozinha.

-Daniel, recebi, ontem, às 7h 45min da noite, exatamente, o sedex com o filme Barry Lyndon. Estranhei o horário com a moça do Correio e ela me disse que se atrasou. Ouvi falar que muitos funcionários dos Correios e Telégrafos estão procurando outro emprego.

-Carlão, ela se atrasou mesmo.

-Daniel, com esse aumento para 26% no Postalis, devido à má gestão petista, é para pedir o boné e ir embora.

-Carlinhos, eles têm um bom plano de saúde, estabilidade, e o desemprego está batendo à porta, não vão dar um salto no escuro. - argumentou a Gina.

-O fundo de pensão da Petrobras corre o mesmo risco. - acrescentou o Claudio.

-Os professores reclamam que ganham pouco, mas vê se algum deles quer ir embora? Eles não querem perder os benefícios. - insistiu a Gina.

-E nessa semana com feriado de Tiradentes e São Jorge, o governador e o prefeito deram a semana toda de folga.

-Deram nada. - informou ela.

-Então, eles surpreenderam, pois estender feriados é com eles mesmos. Eu terei de trabalhar segunda e quarta-feira,

-A Casa da Moeda deu para gente a semana inteira. - disse o meu sobrinho um tanto envergonhado.

-Daniel, é bom que dê mesmo, assim vocês não emitem moeda para aumentar a inflação.

-Carlão, em 2013 a Casa da Moeda emitiu tanto, que a ordem é parar.

Retornei as películas.

-Com o Barry Lyndon, Stanley Kubrick mostra que o cinema pode ser degustado com os olhos.

-Carlão, não se degusta com o paladar? - indagou meu sobrinho em tom galhofeiro.

-Degusta-se devagarzinho gole a gole para sentir mais prazer, e, nesse caso, degusta-se o filme cena a cena.

-Viu mais outro filme? - quis saber o Claudio.

-”Mash” do Robert Aldrich.

-Pela primeira vez?... Isso foi filmado em 1969. - reagiu.

-Eu revi, é uma fita de se rever. Soube, agora, que apesar do triunfo obtido, o diretor foi hostilizado pelos dois principais atores: Donald Sutherland e Elliott Gould; com este, ele se reconciliou, mas nunca mais filmou com o      Donald Sutherland.

-Você tem visto alguma coisa no Facebook, Carlão?

-Daniel, eu compartilhei o vídeo da final do campeonato carioca de 1969, o Fla x Flu, com a crônica do Nélson Rodrigues lida pelo Paulo César Pereio.

Gina, com a sua memória privilegiada, citou todos os conhecidos, destacando os casais, que foram ao Maracanã assistir a essa decisão.

-Foi o melhor Fla x Flu que vi, não sei se o de 1941 foi superior. - elevou o Claudio a voz, mantendo o comedimento.

-Eu estranhei que nem você nem o Daniel curtiram a minha postagem. - dirigi-me aos dois, porque meu irmão não é afeito a computadores.

-Eu escrevi um comentário sobre esse Fla x Flu, até longo, mas apaguei tudo sem enviar.

-Ficou com medo do Porreca? - provoquei a minha cunhada tricolor.

Daniel soltou uma gargalhada.

Cabe aqui um esclarecimento. Leandro Porreca foi colega do meu sobrinho nos Correios, e continuam amigos e polemistas até hoje. Como os dois debatem, agora, pelo Facebook, a Gina, às vezes, substitui o filho nas discussões. Ele é torcedor do Flamengo e petista. Com o desconto do seu fundo de pensão sendo elevado estupidamente, Porreca deixou de polemizar em favor do PT, mas quanto ao seu clube do coração, ele continua transbordante de paixão.

-Amigos, a humildade acaba aqui. - memorizou o Daniel a frase inicial da crônica.

-A locução do Paulo César Pereio é inigualável para os textos do Nélson Rodrigues. - afirmei.

Claudio tomou a palavra.

-Mas, para mim o Fluminense tricampeão carioca em 1983, 1984 e 1985, foi melhor do que a “Máquina”, do tempo do Rivelino. Paulo Vítor, Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei e Assis; Romerito, Washington e Tato.

Depois de ele escalar o time que lhe traz boas recordações, voltei-me para o Daniel com outro assunto:

-Daniel, você deve sair da Caderneta de Poupança que, com esta inflação, está dando prejuízo. Parta para o Tesouro Direto que você nocauteia a inflação.

-Carlão, dizem que ela é um monstro. Como vou nocautear?

-Daniel, há títulos do Tesouro Direto atrelado ao IPCA, à taxa SELIC mais rendimentos. Eu vou pegar dados no computador e você vai ver como é simples. Eu tenho aplicação até 2024.

-Até 2024?!... Eu vou pegar para mim.

-Claudio, eu não preciso esperar a data de vencimento para fazer o resgate; pode ser qualquer dia, antes, era só às quartas-feiras. Mas não se deve tirar antes de 24 meses de aplicação para não pagar imposto de renda superior a 15% sobre os rendimentos. Resumindo: você ganha de rendimento líquido a inflação mais 4%, se comprar título atrelado ao IPCA.

-Vou pensar, Carlão.

-Não pense muito, pois a inflação está abocanhando a sua poupança.

-A gerente da Caixa Econômica me aconselhou a investir em LCI. - interferiu a Gina.

-É um bom investimento, Gina, mas LCI e LCA exigem valores altos, enquanto o Tesouro Direto aceita mixaria, 30 reais.

-Carlão, você está em penúltimo numa corrida, é ultrapassado, em que lugar você fica?

-São os seus testes de inteligência?

Meu sobrinho insistiu:

-Você dirige um ônibus até Cabo Frio; chega a Itaboraí, saltam 5 passageiros e entram 3. Em Araruama, saem 7 e entram 15. Qual o nome do motorista?

Sem esperar resposta, falou de uma colega que não entendeu nada, mesmo depois de ele dar a resposta.

-Só aturo, porque ela é uma delícia.

E me mostrou uma foto da moça, no seu celular, de biquíni, boiando na piscina.

-Ela tem crédito. - disse-lhe.

-Teste bom foi aquele que o Claudio apresentou há três sábados.

-Qual deles, Carlão? - perguntou-me.

 -”Você coloca 1 maçã na cesta em 1 minuto, 2 maçãs em 2 minutos, 4 maçãs em 3 minutos, 8 maçãs em 4 minutos e, assim, sucessivamente, Em 30 minutos, a cesta está pela metade. Em quantos minutos a cesta estará cheia?

-Daniel, vá se vestir para almoçar. - apressou-o a Gina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário