Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de abril de 2015

2829 - o bamba do rádio


--------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 5079                                   Data:  05 de abril de 2015

----------------------------------------------------

 

O RÁDIO MEMÓRIA DA PÁSCOA

 

Os ouvintes do Rádio Memória da Páscoa estranharão o calendário, devido à ausência do Sérgio Fortes nesse dia. Aqui vai a explicação: ele gravou o calendário e saiu apressadamente para distribuir ovos nas comunidades carentes. Porém, na edição do programa, ficou estabelecido que dariam um tempo maior ao convidado, o promotor cultural Haroldo Costa; com isso, os radio-ouvintes não ficaram sabendo do que ocorrera no dia 5 de abril ao longo dos séculos. Para que o mesmo não ocorra com os nossos leitores, este periódico reproduz, agora, essa gravação.

-Em 823, Lotário I é coroado Sacro Imperador Romano-Germânico em Roma.

Voltou-se para o titular do Rádio Memória.

-Jonas, tive o máximo de cuidado para não trocar o nome do imperador.

-Sérgio, a palavra otário chegou ao nosso idioma através de um tango cantado pelo Carlos Gardel.

-Sei... sei... sei...

-O nome do tango não me ocorre agora, mas vou me lembrar daqui a pouquinho. Otário é um leão marinho da Patagônia, é uma falsa foca, pois tem orelhas e não nada tão bem quanto ela. Pesado e lento, o otário entrou na gíria dos malandros da Argentina, o lufardo, como sinônimo de estúpido, tolo, e, assim, entrou na letra de um tango que fez muito sucesso no Brasil... Lembrei-me agora do nome: “Garufa”. O João Dias gravou uma versão.

-Quando foi isso, Jonas?

-O tango “Garufa” é da década de 20, a palavra otário se difundiu no nosso linguajar desde os anos 30.

-Pois é, Jonas; se eu troco o nome do Lotário I, posso provocar um estremecimento diplomático com a Argentina da Cristina Kirchner.

-Aqui, na Roquette Pinto, havia o programa “Noche Tanguera”, do Hugo Paim, que era um especialista em Tango e tudo isso foi explicado.

-Sei... sei...sei...

-O que mais aconteceu no dia 5 de abril, Sérgio?

-Em 1632, na Guerra dos Trinta Anos, as tropas suecas, comandadas por Gustavo Adolfo, atravessam o Rio Lech e se confrontam com as tropas da Baviera na conhecida Batalha de Rain. Jonas, os suecos, que estavam encapetados no calendário passado, continuam da pá virada.

-Essa guerra durou trinta anos mesmo, Sérgio?

-Não sei; a Guerra dos Cem Anos, entre a Inglaterra e a França, durou, na realidade, 116 anos. Quem fez essa contagem errou os números no meio do caminho, provavelmente um precursor do ministro Guido Mantega.

-Provavelmente. - concordou o Jonas Vieira.

-Em 1722, o explorador holandês Jakob Roggeveen descobre a Ilha da Páscoa. Jonas, eu coloquei essa data na relação por causa da coincidência: hoje, 5 de abril de 2015 é Páscoa.

-Ele deve ter encontrado muitos coelhinhos na ilha.

-Do jeito que eles proliferam... O coelho é um animal inflacionário em se tratando de reprodução.

-Os coelhos só não proliferam mais do que aqueles leões marinhos da Patagônia, Sérgio.

-Em 1795, é assinado o Tratado de Paz de Basileia entre a França e a Prússia. Estes dois países sempre viveram às turras.

-Bismarck, no século XIX, uniu a Prússia aos principados alemães, criou a Alemanha, não foi assim, Sérgio?

-Foi, Jonas. As guerras passaram a ser entre a França e a Alemanha.

-Em 1764, o Parlamento inglês aprova a Lei do Açúcar, substituindo a Lei do Melaço, criando, assim, novos impostos sobre o açúcar americano.

-Foram do melaço para o açúcar para aumentar os impostos. - pensou o Jonas Vieira.

-Por pouco, eles não chegaram à cachaça, Jonas. A Inglaterra devia estar fazendo um ajuste fiscal nas contas públicas.

-Em 1871, acontece a fundação da cidade de Mococa em São Paulo. Jonas, as transmissões da Rádio Roquette Pinto chegam a Mococa?

-Sérgio, não é só a Rádio Jornal de Recife que fala para o mundo.

-Então, aqui vai um abraço aos mocoquenses.

-Em 1928, Celina Guimarães Viana é a primeira mulher a votar no Brasil, na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Um marco.

-Sim; mulher só votava para síndico de prédio até então.

-Em 1930, num ato de desobediência civil, Mohandas Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi, quebra a lei britânica ao marchar até o mar e fazer sal. O monopólio britânico, Jonas, impedia que os hindus fabricassem o seu próprio sal. Gandhi liderou, então, a Marcha do Sal, que percorreu 124 milhas durante 24 dias. Impressionante.

-Gandhi, Mandela, Martin Luther King foram grandes líderes do século XX. - salientou o Jonas.

-1945, Segunda Guerra Mundial: a União Soviética rompe o Pacto de Neutralidade Nipo-Soviético com o Japão, ao mesmo tempo em que se prepara para invadir a ilha juntamente com os aliados, conforme decisão na Conferência de Ialta. Jonas, o Japão, em 4 de abril de 1945, já estava derrotado. Foi o mesmo que chutar cachorro morto.

-E cachorro japonês. - completou o Jonas.

-Em 1955, Winston Churchill demite-se do cargo de primeiro-ministro do Reino Unido devido a questões de saúde.

-Sérgio, Churchill pretendia desfrutar, agora, os passeios no iate Cristine do Onassis. Ao mesmo tempo, o Onassis levava também a Maria Callas no iate.

-Onassis pediu dinheiro emprestado ao Peter, comprou um iate e não pagou. Ele te pagou, Peter?

A resposta não foi ouvida pelos radio-ouvintes, Peter fala muito baixo, mas parece que deu o calote mesmo, coisa de grego. O homem Calendário prosseguiu:

-Em 1968, o ministro da Justiça proíbe o funcionamento da Frente Ampla, criada por Carlos Lacerda, João Goulart e Juscelino Kubitschek, que era um movimento pela volta da democracia ao Brasil. Jonas, o A.I. 5 já tinha sido baixado?

-Veio nove meses depois.

-Barra pesada. - constatou o Sérgio Fortes.

-Nascimentos. - impostou a voz o Homem-Calendário.

-Em 1568, o Papa Urbano VIII. Jonas, existiu algum Papa Rural?

-Talvez apareça um agora com o agronegócio.

-Em 1588, nasceu Thomas Hobbes, filósofo inglês. Jonas, ele formulou a teoria do Estado Leviatã, que é estudo obrigatório nas faculdades de economia e direito.

-Sem dúvida, Sérgio.

-No Brasil, o estado anda mais Levy... atã do que nunca.- não perdeu o trocadilho para o desespero do Mark Twain e do Dieckmann.

-Em 1866, Vicente de Carvalho, poeta, político e jornalista brasileiro. No Santo Inácio, nós tínhamos de ler alguns poemas dele.

-Em 1889, nasceu Donga, compositor e sambista brasileiro.

-Grande Donga. - acentuou o titular do programa.

-Jonas, ele gravou o primeiro samba, “Pelo Telefone”, em 1916.

-O samba, com a sua cadência, surgiu anos depois no Estácio de Ismael Silva e outros bambas. “Pelo Telefone” tem muito de maxixe, mas o Donga teve uma importância fundamental em registrar em disco a palavra samba.

-Em 1900, Spencer Tracy, ator americano.

-Excelente ator.

-Em 1908, Bette Davis.

-Minha vilã favorita, Sérgio.

-Nesse mesmo ano, Jonas, nascia Herbert von Karajan, regente austríaco.

-Grande maestro.

-Jonas, contam que, ao descer no aeroporto de Londres e pegar um táxi, o taxista perguntou a Herbert von Karajan para onde ele ia, e ele respondeu: “para qualquer lugar, pois em todos os lugares sou aguardado”.

-Em 1916, Gregory Peck.

-Lembro-me dele no “Moby Dick”.

-Velho, ele engordou e já podia fazer o papel da baleia.

-Em 1931, Genival Lacerda, aquele que está de olho na butique dela.

-Falecimentos. - alteou a voz.

-Em 1794, Camille Desmoulins, advogado, jornalista e revolucionário francês. Jonas, fizeram a Revolução Francesa, guilhotinaram os nobres e, depois, por falta de cabeça, passaram a se guilhotinar. Foi assim com Danton, com o poeta Andrea Chenier, com Camille Desmoulins...

-Em 1952, morria Fala, um Scottish Terrier, cadela de estimação do presidente Franklin Delano Roosevelt.

-Sérgio, segundo os republicanos, Fala teria sido esquecida,  nas Ilhas Aleutas, durante uma visita do presidente e ele enviou, então, um navio de guerra para resgatá-la, isso em 1944. Num discurso, Roosevelt disse que suportava as críticas, as calúnias, porque tinha a pele dura, mas Fala não, tinha o sangue escocês e ficou indignada. O povo americano adorou.

-Roosevelt era um gênio, Sérgio.

-Em 1964, Douglas MacArthur, general norte-americano.

-Foi um militar polêmico, Sérgio. O presidente Truman não gostava dele e o mandou para casa, onde trocaria a farda pelo pijama,

-Ele queria fazer umas maluquices na Guerra da Coreia, Jonas.

-Em 1975, morria Natal da Portela.

-Um abraço ao Monarco e à Velha Guarda da Portela. - vibrou o Jonas Vieira.

-Jonas, você sabe quem foi George Savalla Gomes?

-Não.

-O Carequinha.

-Caramba! 2015 é o centenário de nascimento dele, é também do Orlando Silva, entre outros. Eu não vou deixar passar em branco o centenário do Orlando Silva.

-Em 2014, morria José Wilker, ator brasileiro.

-Ótimo ator, o Simon Khoury deve saber algumas histórias dele.

Encerrado o calendário, chegou o convidado Haroldo Costa com gravações da divina Elizeth Cardoso para o deleite dos ouvintes do Rádio Memória.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário