Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

2778 - musas de verão


 

 

 

----------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 5028                                    Data: 20 de  janeiro de 2014

-------------------------------------------------------

 

SUANDO EM BICAS

 

Coisa dos cariocas; elegia-se a musa do verão, mas o que nós vemos, de uns anos para cá são várias pessoas recebendo essa honraria. Mulheres de corpo escultural, calipígias como Vênus, famosas e usando sumários biquínis como roupa de trabalho eram, geralmente, as eleitas pela mídia.

A coisa começou a degringolar quando a economista Maria da Conceição Tavares foi chamada a musa do verão de 1986. O Plano Cruzado do PMDB realizou milagres dignos dos templos bíblicos: elegeu deputados, senadores e 90% dos governadores desse partido. Antes das urnas, alcançara o impossível com uma portuguesa, com bafo de cigarro e que deflagrava uma chuvarada de saliva nos alunos e repórteres que não se achavam a menos de 10 metros de distância dela. 

Com o título bagunçado, no ano seguinte, nomearam a latinha de maconha a musa do verão de 1987. Mesmo os eleitores deste periódico, que moram longe do litoral de Rio de Janeiro, devem se lembrar do caso. O navio Solana Star precisa atracar para que o motor fosse reparado. O problema era que transportava 22 toneladas de maconhas em latinhas; o único jeito foi jogar essa carga fora para não serem detidos, e assim foi feito. As caprichosas ondas do mar levaram as latinhas para as praias para a alegria daqueles que são chegados a um baseado e também para aqueles, vidrados em dinheiro, pois as venderam não por um preço muito elevado, porque a oferta era grande.

Depois que a Maria da Conceição Tavares passou a faixa para a latinha de maconha, não consigo citar, de cabeça, uma só musa do verão; teria de recorrer ao Google.

Neste verão 2014/2015, então, ninguém pensa em outra coisa que não seja o sol do Rio de Janeiro, nunca tão inclemente desde 1917, segundo os escarafunchadores de alfarrábios. Talvez tenham razão, pois, naquele ano, as coisas esquentaram até na Rússia.

O sol reina soberano. Aliás, ele também é chamado de astro-rei. “Astro-rei para as negas dele” - diriam as estrelas de 1ª grandeza, desdenhando-o por ser de 5ª categoria. O problema é que nós, aqui no Rio de Janeiro, somos as negas dele, ou melhor, negras, de tanto que estamos queimados com esse calorão.

Nílton Santos, a Enciclopédia do Futebol, contou, na televisão, que quando o sol castigava gregos e troianos, no campo do velho Maracanã, ele aproveitava a sombra que uma generosa marquise proporcionava. Ficava lá até vir, com a bola nos pés, um jogador que ousava enfrentar o sol e ele; Nílton Santos saía, então, da sombra, desarmava o inoportuno, passava a bola para um atleta do seu time e retornava para a sombra. 

Nessa época, Armando Nogueira e outros colunistas esportivos investiram contra as partidas de futebol sob o sol das 15 horas. Vale lembrar que ainda havia o campeonato de aspirantes, cujas disputas serviam de preliminar, ou seja, tinha início às 13 horas. Foi deflagrada a polêmica, pois Nélson Rodrigues fez o papel de advogado do diabo, defendeu o calor infernal, contestando o Armando Nogueira e aliados. Um desses aliados era o Zagalo, já técnico de futebol, que reclamou do maçarico que levava os futebolistas a suarem em bicas. Não escapou da ironia ácida; Nélson o viu como um esquimó, caminhando com sapatos de sola em forma de raquete de tênis, coberto por várias camadas de pele, como se vê no filme “Em Busca do Ouro”, de Charles Chaplin. Enfim, Armando Nogueira, Zagalo e outros deveriam se regalar com o tempo que se faz aqui, e não nos países estrangeiros.

Antes de prosseguirmos, lembremos que Nélson Rodrigues cunhou a seguinte frase: “Era em dezembro, e fazia um calor de rachar catedrais.”

Alegava o dramaturgo que, nas obras completas de Machado de Assis, não havia uma só queixa contra a canícula. Talvez, ele tivesse razão; o que li do Bruxo do Cosme Velho contra o tempo foi uma crônica em que reclamava machadianamente, isto é sem veemência, das incessantes chuvas que castigavam a cidade do Rio de Janeiro. Escreveu que São Pedro espremia nuvens entre os dedos, ou algo parecido, não tenho esse texto em detalhes na estante e muito menos na minha retentiva.

Seria tão bom que São Pedro espremesse nuvens enviando-nos uma boa chuva para refrescar... 

Eu, que não sou de falar mal do calor, que até repercuto os benefícios da vitamina D para o nosso organismo, que não deixo cair no ostracismo aquele trocadilho infame de priscas eras feito com a língua francesa: “É bom suar”, eu que digo ser pior virar picolé no inverno do hemisfério norte, brado agora: “Não dá para aguentar tanto calor durante tantos dias seguidos, já passou de todas as medidas (mais de 40º com sensação térmica beirando, às vezes, os 50º. E, para piorar, moro nas adjacências do Méier, onde, segundo o meu pai, falecido em 1998, se encontra o caldeirão do diabo.

Imagino se este calor viajasse do Rio de Janeiro para a França. Por que não?... com o real supervalorizado, todo o mundo daqui  tem ido para lá. Como dizíamos, imagino se este calor deixasse a nossa cidade e viajasse para a França, morreriam, certamente, muitos mais franceses do que naquele verão de 2003. O que eles chamaram naquele ano de “canicule” (calor excessivo) acabou com a vida de 14.802 franceses, idosos, na maior parte. Há outras fontes estatísticas que garantem que pereceram quase 20 mil.

Aqui, não há o perigo de morrer tanta gente, a não ser pisoteada num arrastão na praia.

Alguém viu o filme “Faça a Coisa Certa”, do Spike Lee? Em Nova York fazia um calorão tamanho, que os mais despachados trataram de abrir os hidrantes das ruas para se refrescarem. Mas a fornalha tirou os neurônios dos personagens do filme de ordem ou os torrou, não sei ao certo e ninguém fez a coisa certa.

Quanto a mim, estou fazendo tudo errado nesta crônica, por isso paro por aqui, ainda mais que a Rádio MEC, que ouço, enquanto escrevo, colocou no ar “A Dança Ritual do Fogo”, de Manuel de Falla. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário