Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de maio de 2013

2283 - Radio Memória com swing 1


----------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4183                                   Data:  07 de  Maio de 2013
-------------------------------------------------------------

NA RÁDIO MEMÓRIA COM O JAZZ
Observação: a Edição 2 está a seguir desta.

Sintonizei a rádio Roquette Pinto, nesse primeiro domingo de maio, e logo me arrependi por não o ter feito uma hora antes, pois o programa Almanaque homenageou Altamiro Carrilho, a nossa flauta mágica. Rádio Memória, que se seguiria, tinha, portanto, uma responsabilidade maior de manter o nível.
-Mais uma vez sem o Sérgio Fortes, que está nas “Oropas”, mas com seu amigo Roberto Dieckmann, que nada lhe fica a dever. - foi a entrada do apresentador.
-Não devo nada a ninguém. - disse o Dieckmann brincando, pois sabe que o brasileiro já nasce com uma pesada dívida sobre os ombros; coisa para nenhuma figura mitológica, como Atlas, achar de pouca monta.
Citado o nome do Sérgio Fortes, Dieckmann se referiu ao alívio que ele deveria sentir pelo fato de o prefeito Eduardo Paes se arrepender de extirpar 8 milhões de reais da Fundação OSB. Jonas Vieira deu parabéns ao burgomestre porque, hoje em dia, é difícil alguém voltar atrás.
-Isso posto, como diria Machado de Assis...
Jonas Vieira foi interrompido pelo substituto do Sérgio Fortes.
-Começamos machadianamente...
Então, o Dieckmann me deixou extremamente radiante, pois, do nome do nosso maior escritor, lhe veio à mente o Biscoito Molhado, que criticou a Lady Gaga,  ouvida na última semana.
-Como se chama o redator do Biscoito Molhado? - quis saber o Jonas Vieira.
-Carlos Nascimento, o Capitão Nascimento. - respondeu o Dieckmann.
De Machado de Assis a Capitão Nascimento... Não se pode mesmo confiar nos elogios do Dieckmann; soprou e depois mordeu...
-Um jornal pequeno, porém decente.
Eis que o Jonas Vieira nos deu uma ideia para um bom slogan.
 -Eu trouxe uma raridade – afirmou o Dieckmann. Vicente Miranda, um ouvinte assíduo desse programa...
Não é do maternal da Petrobras. - deduzi logo.
-... Ele me pediu para tocar Jackson do Pandeiro. E falou, então, dos turbulentos anos 50, da separação dele da Almira, da Neusa... Bem, eu pensei no “Chiclete com Banana”. E ouvi as gravações do Gilberto Gil, do Lenine. Mas nada que se compara com Jackson do Pandeiro, cuja interpretação é arrebatadora.
-Ele tinha uma musicalidade fora do comum, um ritmo inigualável. - interferiu aquele que é nome de estúdio, na Rádio Roquette Pinto, com suas candelas.
-E a separação do Jackson do Pandeiro, que influenciou o João Gilberto. - acentuou o Dieckmann.
E acrescentou:
-A música de “Chiclete com Banana” é de Gordurinha...
-Outra figura extraordinária; temos de fazer um programa só com o Gordurinha.
-Um programa diet. - não perdeu o Dieckmann a piada.
Eu os ouvia, enquanto me reportava a um programa de uns dois anos atrás com o cantor Miltinho, nessa mesma emissora, que enfatizou a excelência insuperável do Jackson do Pandeiro com o seu instrumento, diferentemente de muitos que praticam verdadeiros números circenses com o pandeiro, mas que têm pouca musicalidade.
-Show! Show! - vibrou o titular do Rádio Memória depois que “Chiclete com Banana” foi ouvida.
Chegou, então, a vez do seu pedido.  Antes, falou da diferença entre orquestra e big band, disse que aquela integra instrumentos de corda, enquanto a big band se atém aos instrumentos de sopro e percussão. Certo, pois o piano é um instrumento de percussão.
Referiu-se, então, ao seu saudoso amigo Severino Araújo e à orquestra Tabajara, que ainda está em atividade. Seu interlocutor, não perdeu a deixa e associou a orquestra com as Organizações Tabajara do Casseta e Planeta.
-Vamos ouvir um choro que já foi muito popular, mas muito popular mesmo, “Paraquedista”, de José Leocádio.
Eu ouvia o buliçoso choro, sem deixar de pensar na “Dance in the Dark”, que escutamos no último domingo, com a Lady Gaga. Ora, essa popstar já ocupa um largo espaço na mídia nacional e internacional, ainda vai se intrometer no programa Rádio Memória, deixando menos tempo para ser preenchido por artistas de grande valor musical, que caíram injustamente no esquecimento?... Afinal, o lema do programa é ”Raridades, Curiosidades, Humor e Entrevista”.
-Delícia! - exclamou o Dieckmann, depois de o “Paraquedista” aterrissar são e salvo com a Orquestra Tabajara.
Bem, até agora, os dois tiveram uma precisão metronômica nas escolhas. - disse comigo mesmo.
Dieckmann, na vez da sua opção, criou uma expectativa hitchcockiana:
-Meu amigo, a surpresa que eu trouxe para os ouvintes...
E disse que gosta do jazz, mas que, às vezes, o jazz é hermético, porém, quando usa temas populares, é empolgante.
Ele se referia, imagino, ao Be Bop, (*) nova vertente desse gênero musical trazida por Charlie Parker e Dizzy Gillespie. Antes, com o Swing de Louis Armstrong e Benny Goodman, entre outros, dançava-se, mas com o Be Bop, a coisa ficou intelectualizada, deixando as pessoas com os traseiros colados nas cadeiras com os ouvintes procurando entender aquilo.  Certa vez, ouvi “The Long and Winding Road”, dos Beatles, com a maior cantora do Be Bop, Sarah Vaughan e, no final, me perguntei: onde está “The Long and Winding Road”?  Anos depois, num programa didático sobre jazz, explicou-se como músicos, Charlie Parker e Dizzy Gillespie, do Be Bop, improvisavam e eu entendi um pouco. Na verdade, o próprio Louis Armstrong travou uma polêmica braba com o também trompetista Dizzy Gillespie, porque não aceitava o jazz sem Swing, mais tarde, depois de um caricaturar o outro em antológicas imitações, eles se reconciliaram.
Dieckmann anunciou que a música, conhecida por todos, era do filme Pinóquio, “When You Wish Upon a Star” e o jazzista que ele escolhera para interpretá-la era Dave Brubeck.
-Gosto muito de Dave Brubeck, que tem gravações muito compridas, mas eu escolhi uma mais curta.
Bem, depois de ouvir Dave Brubeck, eu não me perguntei: onde está “When You Wish Upon a Star”? O grande músico não elucubrou nos seus improvisos, seu piano despontou sem que os demais instrumentos deixassem de sobressair.
Dieckmann, depois dessa audição, se reportou a Paul Desmond, que serviu sob a liderança do maior general da 2ª Grande Guerra Mundial, George Patton, juntamente com Dave.
-Os dois lutaram na Batalha de Bulge. - reportou-se a um dos momentos mais cruciantes da guerra, que ocorreu em Ardennes, na Bélgica.
E prosseguiu:
-Conheceram-se e formaram o The Dave Brubeck Quartet.
Jonas Vieira se uniu ao entusiasmo do Dieckmann pelo quarteto de Dave Brubeck. 

(*) O Dieckmann quase ferveu com esse comentário. “Era só o redator do seu O BISCOITO MOLHADO ouvir mais um pouquinho do programa antes de sentenciar antecipadamente. O que eu quis dizer é que quando um conjunto de jazz toca uma música bem conhecida, popular, a performance pode ser muito melhor avaliada do que quando o mesmo conjunto   toca uma música pouco divulgada, o que é bem óbvio”. Ainda bem que o Distribuidor deste periódico está por perto para botar panos quentes.                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário