Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

2992 - A fuga de Dom João


-------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 5242                           Data:  29 de novembro  de 2015

---------------------------------------

 

ACONTECEU NO DIA 29 DE NOVEMBRO

 

Antes do calendário, Sérgio Fortes serviu chá musicalmente falando. Explico: pediu “Tea For Two”. Pediu para dois, mas os ouvintes do Rádio Memória são em número sideral, por isso, faltou chá para todos. Mas nos resta o consolo de ainda não vivermos a crise de desabastecimento da Venezuela.

“Tea For Two” foi ouvido até a última gota, depois, veio o calendário. Não, ainda não, porque os apresentadores do programa fizeram uma alusão ao charuto fumado pelo maestro Marco Ribas do tamanho de uma batuta.

-Jonas, em 1807, Dom João, com a corte portuguesa, fugiu para o Brasil. Havia muito francês no pedaço... a coisa estava ficando perigosa, e ele veio para o Brasil.

-O que foi ótimo para nós; a partir de então, o Brasil começou a surgiu como país. - comentou o Jonas Vieira como brasileiro, não como partidário de Napoleão Bonaparte.

-Em 1877, Thomas Edison demonstra seu fonógrafo pela primeira vez. Jonas, de lá para cá como evoluiu o mundo da gravação.

-Nem fala, Sérgio.

Pesquisadores revelaram que foram, em um armário do laboratório de Thomas Edison, encontrados cilindros de cera com gravações da voz do poderoso chanceler Otto von Bismarck, recitando trechos de Goethe e Skakespeare.

-Em 1899, é fundado o Futebol Clube Barcelona. Jonas, o Barcelona é bem espanhol ou catalão, como queiram e foi fundado por um suíço.

-Para você ver como são as coisas, Sérgio.

-Em 1929, o almirante norte-americano Richard Byrd se torna a primeira pessoa a sobrevoar o Polo Sul. Que aventureiro!

-Isso é que é uma aventura.

-Eu espero, Jonas, que ele estivesse usando um casaco.

-Ele estava em mangas de camisa. - contribuiu, também, o Jonas Vieira, com a sua piada.

-Em 1963, o presidente dos Estados Unidos Lyndon B. Johson cria a Comissão Warren para investigar o assassinato de John Kennedy. Jonas, escreveram um relatório do tamanho de uma lista telefônica multiplicada por dois e não se chegou a lugar algum, ninguém ficou convencido.

-Até hoje a coisa é misteriosa.

Nós, do Biscoito Molhado, acreditamos que os nomes de todos os envolvidos no crime se acham lá pela página 5000, mas ninguém teve paciência de ler além da página 3000. A nossa presidente, por exemplo, nem teve a pachorra de olhar o relatório e disse que o culpado foi o Fernando Henrique Cardoso.

-Em 1967, Guerra do Vietnã: o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert McNamara anuncia sua renúncia. Jonas, essa renúncia já era um prenúncio do insucesso dos Estados Unidos no Vietnã.

Robert McNamara que, depois da Segunda Grande Guerra Mundial, ajudou a Ford a se soerguer, como seu presidente. Ele se arrependeu, certamente, largar os carros e se tornar Secretário de Defesa.

-Nascimentos. - impostou a voz o Homem-Calendário do Rádio Memória.

-Em 1797, nascia um compositor de óperas maravilhoso, de grande talento, Gaetano Donizetti.

-Grande compositor. - reforçou o Jonas Vieira a ênfase do Sérgio Fortes.

-Em 1911, nasce um comediante de que eu sou fã de carteirinha: Walter D’ Ávila.

-A irmã dele ainda está viva?

-Não, Jonas, ela morreu há algum tempo, bem antes dele.

-Dois grandes comediantes. - frisou o Jonas Vieira.

-Eles eram do Rio Grande do Sul. - informou-nos o Sérgio Fortes.

Walter D’ Ávila, mais conhecido pelo seu personagem “Seu Obturado”, que só entendia as coisas com muito atraso (parecia os eleitores do PT) encerrou a sua carreira trabalhando na “Escolinha do Professor Raimundo”. E foi nesse programa que ele contou o caso que se segue:

-“Eu arrumei uma namorada economista. Quando estávamos olho no olho, corpo com corpo, pele com pele, eu senti algo estranho, de travesti, e perguntei: “O que é isto?” E ela: “É valor agregado”.

-Falecimentos. Anunciou.

-Em 1643, falecia outro compositor maravilhoso: Claudio Monteverdi.

Um dos grandes autores operísticos de todos os tempos.

-Em 1924, falecia o estupendo compositor italiano Giacomo Puccini.

-O grande Puccini.

-Jonas, ele morreu quando compunha a parte final da ópera “Turandot”. Na estreia da ópera, com o Scala de Milão repleto de gente, em determinado momento, Arturo Toscanini para de reger, volta-se para a plateia e diz: “Aqui, morreu o maestro”, depois prosseguiu com a regência. O Aluno de Puccini, Franco Alfano, aproveitou trechos do mestre, acrescentou uma coisa aqui, outra ali, fez o dueto final e terminou a ópera. Parece que Toscanini não gostou do que ele fez.

-Em 1960, morria Otávio Mangabeira, engenheiro e político brasileiro.

-Sérgio, não se vê políticos, hoje, como os do passado.

-Realmente, Jonas. Hoje, o nosso cenário político é desolador.

Políticos de reputação ilibada, de moral sem jaça, verdadeiros “Varões de Plutarco” sumiram, lamentavelmente, de cena no Brasil.

-Em 1975, morre Graham Hill automobilista inglês. Jonas, foi um ótimo corredor de Fórmula 1. Era bigodudo, com um bigode sempre bem aparado. Deixou o seu nome nas corridas da Fórmula 1.

-Em 1981, morre Natalie Wood, atriz americana. Morreu muito jovem, com pouco mais de 40 anos.  Morte trágica, Jonas, afogada.

-Uma morte suspeita, Sérgio.

-Suspeita. - concordou ele.

-Ela era muito bonita.

-Belíssima, Jonas.

Os dois ficaram tão abalados com a morte da Natalie Wood que, no transcorrer do programa, o Jonas Vieira trocaria o nome de um clássico do repertório norte-americano e o Sérgio Fortes esqueceria um nome importante do mundo artístico.

Filha de russos emigrados, reza a lenda que uma cigana disse à mãe da Natalie Wood que a sua filha deveria fugir da água escura, o que fez a atriz ter medo de morrer afogada, porém, um dia, ela exagerou na bebida, e ...

-Em 2012, morre o jornalista e sociólogo brasileiro, detentor de um talento poliédrico, Joelmir Beting.

-Sim, o grande Joelmir.

-Jonas, eu nunca me esqueço de um encontro que tive com ele na Feira de Hannover. Nós conversamos sobre futebol, ele era palmeirense roxo, ou melhor, verde. Quando o Joelmir Beting soube que eu conheci Oscar Nascimento, grande goleiro do passado do Palmeiras, ele enlouqueceu.

Depois desse caso, Sérgio Fortes chegou ao Santo do Dia.

-29 de novembro é o Dia de São Saturnino de Tolosa.

-O santo padroeiro do Marco Ribas. - disse o Jonas Vieira.

-Por que o Marco Ribas está sempre fumando esses charutos de Havana? Porque vive agarrado a São Saturnino de Tolosa. – disse o Sérgio.

Encerrado o calendário, passaram para as atrações musicais, de extremo bom gosto, principalmente porque o Jonas Vieira atacou de Jessye Norman uma das vozes mais diferenciadas da história do canto.

 

 

 

2 comentários:

  1. Biscoito Molhado, que nos deliciou e nos tornou "personagens" com crônicas de nossos tempos e que "revisitou" vultos e passagens históricos de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  2. Prezada leitora Pinta & Borda, agradecemos seu comentário e colocamos o blog à disposição caso deseje fazer você mesma uma edição.

    ResponderExcluir