Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de março de 2014

2571 - Parabéns



------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4371                                   Data: 04 de março de 2014
---------------------------------------------------------------------

EDIÇÃO COMEMORATIVA

Dia 4 de março de ????? nasceu Rosa Grieco.
A nossa amiga Rosa está em boa companhia e, para provar isso, pedimos licença ao Sérgio Fortes que, entre suas mil atividades, é o homem-calendário do Rádio Memória, para fazer o mesmo neste Biscoito Molhado.
Nasceram no dia 4 de março:
- 1188, Branca de Castela, esposa de Luís VIII da França;
- 1394, Infante Dom Henrique de Sagres;
- 1678, Antonio Vivaldi;
-1869, Eugênio de Castro, poeta e escritor português;
-1910, Tancredo Neves;
Morreram no dia 4 de março:
-1193, Saladino, fundador da dinastia aiúbida;
-1615, Hans von Aachen, pintor alemão;
-1832, Jean-François Champollion;
-1852, Nicolai Gogol.

Tantos foram o acontecimentos históricos no dia 4 de março que, nós, sabendo que a nossa homenageada é uma shakespeariana obstinada, vamos nos ater apenas às ocorrências que envolvem, direta ou indiretamente, a Inglaterra.
-1215, o rei João da Inglaterra presta juramento ao papa Inocêncio III como cruzado com o objetivo de obter o seu apoio;
-1461, Guerra das Rosas: o rei Henrique VI é deposto por seu primo, que se torna o rei Eduardo IV;
-1492, o rei Jaime IV da Escócia faz uma aliança militar com a França contra a Inglaterra;
-1665, o rei inglês Carlos II declara guerra aos Países Baixos, dando início à segunda guerra anglo-holandesa;
-1681, Carlos II da Inglaterra concede a William Penn o título de propriedade das terras que, mais tarde, se tornariam a Pensilvânia;
-1931; o vice-rei britânico da Índia põe fim ao monopólio estatal do sal com o objetivo de evitar a continuação de um movimento de desobediência civil liderado por Mahatma Gandhi;
-1975, Charles Chaplin é condecorado pela rainha Elizabeth II do Reino Unido.
E foi no dia 4 de março, precisamente no ano 1924, que Clayton Summy publicou a canção “Parabéns pra você”, letra e música composta pelas irmãs Mildred J. Hill e Patty Smith Hill.

Sobre o aniversário da Rosa, destacamos os seguintes depoimentos:
Agripino Grieco (seu pai): “Ao contrário de mim, que não li “Terra Encharcada”, do Jarbas Passarinho, com medo de contrair impaludismo, ela leu tudo sem medo de pegar uma doença. Ela não fazia outra coisa que não fosse ler. Acredito que leria até na lua de mel.”
Sigmund Freud: Fiquei inteiramente desvanecido ao saber que sou um dos três barbichas que deixam a Rosa Grieco arrebatada. Eu gostaria de analisá-la e, obviamente, ser analisado por ela.
Vivaldi: Rosa aniversaria no mesmo dia que eu?... Que beleza! Apesar do nome de flor, ela está presente nas quatro estações.
Jean-François Champollion: Morri no dia 4 de março de 1832, consagrado por ter decifrado os hieróglifos da Pedra de Rosetta, trazida do Egito, durante o período napoleônico. Embora eu conhecesse dezenas de idiomas, até o caldeu, persa e pahlavi, seria capaz de decifrar a Rosa Grieco? Bem que gostaria de tentar, pena que não tivesse nascido 100 anos depois.
Paulo Coelho: Meus livros foram traduzidos até no Irã, mas enquanto eu não for lido pela Rosa Grieco, não me sentirei realizado.
Camões: Há quem diga que no naufrágio que sofri na foz do rio Mekong, eu salvei o manuscrito dos Lusíadas em vez da minha amada, a donzela chinesa Dinamene, que morreu afogada. Fosse a Rosa, que vim a conhecer depois de morto, na minha vigília por este mundo de aquém túmulo, que estivesse naquele fatídico navio, eu largaria “Os Lusíadas” ao sabor do mar e a salvaria.
Castro Alves: Fui admirado pelo seu pai, que me considerava o maior poeta do Brasil, embora eu só tivesse tempo para escrever poesias até os 24 anos de idade, quando morri. Ele até recusou dar o nome de um viaduto, proposto pelo prefeito Negrão de Lima e sugeriu que eu, sim, recebesse essa homenagem, o que de fato aconteceu. Por isso, fico bastante magoado por não ser sequer citado por sua filha. Quando isso acontecer, eu sentirei, de fato, o gosto da glória.
José de Alencar: Encontro-me na mesma situação do Castro Alves. Por ocasião da efeméride dos 80 anos de Agripino Grieco, ele declarou mais de uma vez, que me considerava o maior escritor brasileiro. Contudo, a sua filha pouco fala de mim. Se eu a conhecesse quando vivi, além de “Iracema”, eu teria escrito “Rosa”, que não seria a virgem de lábios de mel, mas seus lábios não seriam menos doces.
Machado de Assis: Agripino, você não gosta de mim, mas sua filha gosta.
José Saramago: Apesar de a Rosa Grieco me considerar um “chato de tamancos”, sinto-me recompensado quando ela lê os meus romances.
Stendhal: Rosa Grieco se sente maravilhada quando lê meus romances, principalmente “A Cartuxa de Parma”? Se eu tivesse o dom de Nostradamus e antevisse o futuro, teria frequentado menos as reuniões sociais de Paris, e dedicado mais tempo ao meu ofício de escritor para ser mais apreciado por ela.
Victor Hugo: Rosa Grieco é das minhas: não deixa que o passar do tempo esfrie...

Contudo, mais importante do que o aniversário é o desaniversário devido à quantidade de dias, evidentemente, 364 versus 1.
Muitos não sabem o que significa desaniversário e nós aqui, de bom grado, tentaremos esclarecer. Trata-se de um neologismo cunhado por Lewis Carrol cuja obra magna é “Alice no País das Maravilhas”.
Em “Alice através do Espelho”, Humpty Dumpty está usando uma gravata (confundida por Alice com um cinturão) que lhe é dada como um “presente de desaniversário” pelo Rei e Rainha de Copas; em seguida, ele leva Alice a calcular o número de desaniversários por ano.
O livro “Alice através do Espelho”foi tranformado em filme, pelos estúdios da Disney, e há uma cena em que ele se depara com o Chapeleiro Maluco, a Lebre de Março e o Dormindongo numa festa de desaniversário cantando “Feliz Desaniversário”. Como Alice fica estupefata, sem nada entender, o Chapeleiro Maluco lhe esclarece tudo, ela diz que aquele era também o seu dia de desaniversário, e ganha dele também um bolo para celebrar.
Apesar de Sammy Fain e Bob Hillard serem bem mais talentosos do que as irmãs Mildred J. Hill e Patty Smith Hill, ficaram a anos-luz do sucesso delas com a canção  “Feliz Desaniversário”que compuseram para o filme.
Resumindo: ninguém conhece melhor esse dia do que a Rosa Grieco, que quase todas as semanas presenteia seus amigos, principalmente, com livros. E, nada mais justo, que ela seja festejada não só no dia 4 de março.
Parabéns, Rosa, por este dia e pelos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário