Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de março de 2014

2579 - Oscar, mensalão e Bardot



--------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4379                          Data: 10   de março de 2014
------------------------------------------------------

NAS ÁGUAS DA INTERNET

Navegando pela internet, vejo que postaram uma imagem de um Oscar de Hollywood e, ao lado, as palavras: “Oscar da pessoa mais iludida do ano”. Como não identificaram o ganhador da estatueta, eu manifestei o meu voto num petista honesto.
Há onze anos no poder, tantos são os descalabros cometidos pelos integrantes do PT, que muitos partidários já expressaram sua desaprovação, como o poeta Ferreira Gullar, o jurista Hélio Bicudo, o compositor Lobão e muitos outros, celebridades ou não. Esses são os inteligentes.
Existem, porém, petistas inteligentes (mais ainda, espertos), que não expressam descontentamento algum; alguns deles, identificados pelo Millor Fernandes, transformaram, como ele disse, a ideologia em investimento.
Jorge Amado, no seu livro “Navegação de Cabotagem”, se reporta ao surgimento de um metalúrgico barbudo, nos anos 70, que surgia como líder político. Escreveu que sua mulher, Zélia Gatai, se empolgou com o seu discurso, enquanto ele logo percebeu que se tratava de mais um tratante – não usou esse adjetivo tão contundente, assinale-se - diplomaticamente discordou da esposa. Jorge Amado estava, nessa época, escarmentado, iludira-se com o comunismo soviético, até livro escreveu enaltecendo o seu mais destacado representante no Brasil. Não cairia noutra.
Vejo petistas que presumo honestos, capazes de, no máximo, furtar uma medalha como o querido Papa Francisco, que creem nos benefícios que serão trazidos para o Brasil com governantes do PT. Eles me lembram daquele personagem do Nélson Rodrigues, traído inúmeras vezes pela mulher que não se preocupava com a discrição, interpelado pela mãe: “Você é cego ou sem-vergonha”?
O petista honesto é cego. Merece o Oscar.

“Quando a política entra no recinto dos tribunais, a justiça se retira por alguma porta.”
Essa sentença foi colocada no “facebook” com o nome do seu autor, François Guizot. Trata-se de um estadista e historiador francês que viveu de 1787 a 1874. Na sua extensa vida, adquiriu extraordinária bagagem política e intelectual.
Dos livros que escreveu, destaca-se “Histoire de la revolution d' Angleterre”.
Não resta a menor dúvida que sua frase foi lembrada devido ao fato de o governo colocar dois ministros no Supremo Tribunal Federal, que rezam pela sua cartilha, para beneficiar os réus do seu partido que respondem por corrupção e formação de quadrilha, no caso que ficou popularmente conhecido como mensalão.
São inúmeros os governantes que procuram indicar ministros para a Corte Suprema que estejam afinados com suas ideias,  Franklin Delano Roosevelt é o mais proeminente exemplo. Na sua pretensão de implementar programas sociais que mitigassem as consequências da Grande Depressão, esbarrou, algumas vezes, na Suprema Corte. Teve, quando chegou a oportunidade, de designar juízes com pareceres que estavam em harmonia com os seus.
Mas o caso da Ação Penal 470, o mensalão, é extremamente oposto ao ocorrido no governo Roosevelt, por envolver corrupção e a frase de François Guizot, ditas no século XIX, se tornou, no Brasil, de uma atualidade assustadora.

Paulo Francis definiu a velhice como um naufrágio. Essa definição saltou da minha memória quando, ao navegar pela internet, topei com fotos da Brigitte Bardot com mais de 60 anos de idade.
Sem a ostentação de outras colegas atrizes do seu tempo, que devem despender milhares de dólares para afastar as rugas, ela se mostra como está. O sol das praias que tanto adorava e a atraía, contribuiu, com certeza, para ressecar a sua pele e abrir a porta para a chegada prematura da sua velhice.
Já revelei aqui, neste periódico, que Brigitte Bardot foi a primeira mulher, na acepção da palavra, que vi nua. Fui ao cinema assistir a um filme, cujo nome se apagou definitivamente da minha retentiva, quando, no trailer de “E Deus criou a mulher”, surgiu a atriz deitada no chão exibindo a sua exuberante beleza. Foi um delírio no Cine Cachambi. Os velhinhos que conseguiram sobreviver a essa visão, que também nos fez delirar: ela, nua, envolta no lençol, abrindo-o para receber o amante; embora pouco mostrasse do seu corpo, incendiou ainda mais nossa imaginação.
Consegui assistir a todos os filmes que entraram em cartaz no cinema do bairro durante a minha fase de cinéfilo infanto-juvenil, mas essa fita, por mais que tentasse, não consegui ver.
-É rigorosamente proibido para menores de 18 anos. - advertiam-me na porta de entrada.
Passaram os anos, e a nudez se tornou comum nas telas. “E Deus criou a mulher”, filme de 1956, e outros filmes europeus obtiveram tamanha receita com cenas ousadas, que o americano, sempre visando o lucro, sepultou o pudico e restritivo Código Hays e despiu suas atrizes.
 Brigitte Bardot nua diante dos meus olhos de garoto, no entanto, não saiu da minha memória, embora eu julgasse até agora que ela estivesse envolta numa toalha de banho, não em um lençol. Faço essa revelação porque revi o filme pela vez primeira ontem, depois de evitá-lo durante tantos. Eu não queria que se desfizesse o impacto das duas cenas que se mantiveram dentro de mim.
A leitura recente do livro do Roger Vadim sobre as três das mais cobiçadas estrelas com que se casou, animou-me a ficar defronte a telinha da televisão enquanto se desenrolava a película.
-Ele não escreve mal, deve ter, portanto, algum talento de roteirista e diretor. - deduzi.
Tinha sim, algum talento (como se precisasse depois das três mulheres com que se casou), apesar de não ter realizado um clássico. Trata-se de um filme em que reina absoluta a Brigitte Bardot, o que mais tarde seria feito com Marilyn Monroe; a grande diferença consistia em a atriz americana ser infinitamente mais talentosa do que a francesa, tanto na arte cômica quanto na dramática.
Não, as cenas de nudez não ficaram em segundo plano agora que as vejo com olhos de adulto, não. Brigitte Bardot, como Marylin Monroe possuía uma beleza, uma plasticidade sem paralelo.
Roger Vadim expõe o quanto pode em “E Deus criou a mulher” a sua esposa; ela é mostrada física e espiritualmente ao espectador. Brigitte Bardot adorava os animais, saberíamos mais tarde e lá está ela, vivendo a sua personagem, afagando cães, gatos e cuidado de um coelho a que batizou de Sócrates.
Nessa filmagem, ela estava com 22 anos de idade, mas seu marido já vislumbrava o seu temperamento volúvel e, mostrando-se bom observador, sua personalidade perturbada – anos mais tarde, ela tentaria o suicídio algumas vezes.
Com o transcorrer do tempo, a sua voluptuosidade arrefeceu, e ela hoje, com 80 anos, ladeada de animais, sossegou e vive em paz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário