Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de março de 2014

2575 - de bom humor também se vive 3



------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4375                      Data: 05 de março de 2014
-------------------------------------------------------------------

PERGUNTAS  DOS LEITORES

-Como Camões adquiriu cultura tão sólida? Travassos.
BM: Existem muitas controvérsias sobre a infância e adolescência do poeta e, consequentemente, sobre a sua formação intelectual.
Especula-se que, aos treze anos de idade, foi educado pelo seu tio Bento, que o encaminhou para estudar na Universidade de Coimbra. Todavia, o seu nome não consta nos alfarrábios do tradicional educandário. Com o terrível terremoto de 1755 se perderam documentos valiosíssimos?... Sim, caro Travassos, mas a catástrofe se deu em Lisboa, não em Coimbra.
O que sabemos é que Camões adquiriu uma excelente formação intelectual, interessando-se pela literatura clássica e moderna, cosmografia e história.
Reza a tradição que ele foi um estudante indisciplinado, o que deve ser verdade, haja vista o seu temperamento irrequieto.
 
-Sendo a língua portuguesa, como versejou outro poeta – Olavo Bilac - “esplendor e sepultura”, acredito que a fama de Camões, com toda a centelha do gênio, não se espalhou por toda parte. Maria João
BM: Engano seu; as obras camonianas não ficaram sepultadas na língua portuguesa. Torquato Tasso, um dos luminares da poesia italiana, que possuía espírito competitivo, declarou que Camões era o único poeta que temia e lhe dedicou um poema. John Milton, proeminente nome da literatura inglesa, reconheceu a influência de Camões no seu trabalho. Cervantes considerava Camões o “cantor da civilização moderna”, e outro grande nome espanhol, Lope de Vega, também o enalteceu com entusiasmo. Em terras alemãs, Goethe reconheceu a sua genialidade; Friedrich Schlegel considerou-o o expoente máximo da poesia épica; Humboldt se encantou com seus versos sobre a natureza; e August-Wilhelm Schlegel escreveu que Camões vale por uma literatura inteira.
Resumindo: o poeta foi bem modesto quando escreveu aqueles dois versos sobre a divulgação dos feitos portugueses:
“Cantando espalharei por toda a parte,
Se a tanto me ajudar engenho e arte.”

-Na visita de Camões ao redator do Biscoito Molhado, este se ateve por mais tempo, a “Os Lusíadas”, mas o gênio lisboeta tem outras obras de inspiração equivalente. Ferreirinha.
BM: Falamos das demais criações, porém não desenvolvemos a matéria devido à premência de tempo.
Camões enveredou por três gêneros literários com igual competência: o lírico, o épico e o teatral.
Não só foi um mestre do soneto, como demonstrou virtuosismo nas canções e elegias. Na arte da glosa, instilou espontaneidade, ironia e humor, sendo insuperável nas redondilhas.
Para o teatro, contribuiu com três peças: “El-Rei Seleuco”, “Auto de Filodemo”, e “Anfitriões”. Das três, destaca-se “Auto de Filodemo”, representada em 1555, na Índia. Trata-se de uma comédia novelesca, com influência de Gil Vicente, autor que, de fato, dominou esse gênero no português quinhentista.
Quanto às edições das poesias de Camões, excetuando-se seu poema épico, aconteceu com ele desde o século XVI o que ocorre no presente com a internet, principalmente, ou seja, textos de autores anônimos atribuídos a autores famosos.  Se hoje assistimos a autores conhecidos, alguns de pouco talento, descabelando-se de indignação com essa prática, imagine-se como reagiria Camões se vivo fosse.
Na edição das “Rimas”, de 1595, foram inseridos vários poemas apócrifos, e tal patranha se estendeu até o século XIX. Nas “Rimas” da primeira edição, havia 65 sonetos, na edição de 1862, já eram 352. No final do século mencionado, dois especialistas do estilo camoniano realizaram a garimpagem do livro, e muitos sonetos foram descartados.

-Camões, que citou deuses gregos e romanos, era realmente católico? Almeida
BM : Camões, que enaltecia Vênus, e se sentia atraído pelos “roxos lírios” das ninfas, era profundamente católico. Não seguiu o catolicismo da Idade Média, pois, como sabemos, o Renascimento se impunha e os censores eclesiásticos consideravam natural a presença de deuses pagãos nas artes.
Camões não viu com bons olhos aqueles que professavam outra religião; atacou os protestantes e, mormente, os muçulmanos, representados como ardilosos, traidores e pérfidos.
Também criticou a Itália, sede do papado, devido aos crimes e vícios que lá vicejavam.

-Como era Camões fisicamente? Gomes
BM: Segundo os seus contemporâneos, tinha o porte mediano, cabelo louro arruivado, além de ser cego do olho direito.
Em Goa, entre 1573 e 1575, Camões foi retratado, porém, o original se perdeu e foi encontrado num saco de seda verde nos escombros de um incêndio do palácio dos Condes da Ericeira. O enredo novelesco não para aí; coube a Luís José Pereira de Resende, sob encomenda do Duque de Lafões, fazer uma cópia desse retrato.
Há também uma miniatura de Camões, pintada em 1581, na Índia, quando o poeta contava um ano de morto, que chegou aos nossos dias.
Fala-se também de um retrato, com data de 1556, em que ele aparece na prisão.
Enfim, não se conhece Camões hoje apenas pelo olho direito cego.

-Camões teve um amor definitivo? Pela sua vida turbulenta, parece-me que não. Amália
BM: Muitas foram as musas que fizeram o poeta segurar na pena. Como ele mesmo versejou: “Em várias flamas variamente ardia”.
Sabendo-se homem de muitos amores, Camões não identificou nenhum deles. Mesmo a Dinamene do célebre soneto, suposta donzela chinesa, seria um artifício poético.
Os biógrafos, enxeridos como deve ser, nomearam algumas damas: Catarina, Dona Joana Meneses, a Condessa de Linhares, etc.
Nos seus poemas amorosos, sobressai o amor respeitoso, platônico, mas, em muitos deles, nas entrelinhas, pulsa o desejo.
Do livro “Eros e Tanatos“ vale reproduzir este parágrafo:
“Da poesia trovadoresca, herdou a tradição do amor cortês, que é ele mesmo uma derivação platônica que coloca a dama num patamar ideal, jamais atingível e exige do cavaleiro uma ética imaculada e uma total subserviência em relação à amada. Nesse contexto, o amor camoniano, como expresso nas suas obras, é, por regra, um amor idealizado que não se realiza e se expressa no plano da abstração da arte. Contudo, é um amor preso no dualismo, é um amor que, se por um lado ilumina a mente, gera a poesia e enobrece o espírito, se aproxima do belo, do eterno, do puro e do maravilhoso, é também um amor que tortura  e escraviza pela impossibilidade de ignorar o desejo  de posse da amada e as urgências da carne. Queixou-se o poeta inúmeras vezes, amargamente, da tirania desses amores impossíveis, chorou as distâncias, as despedidas, a saudade, a falta de reciprocidade, e a impalpabilidade dos nobres frutos que produz.”
É isso aí.




Nenhum comentário:

Postar um comentário