Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

2754 - O caixa generoso


           
-----------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 5004                                        Data: 16  de  dezembro de 2014
-------------------------------------------------------------
 
SABADOIDO DAS CRACUDAS À CAIXINHA DE NATAL
 
-Eu não lhe disse que o gol foi do Roberto?
Meu irmão aludia a um gol marcado no dia 12 de dezembro de 1964. Explico: Claudio e eu vínhamos, alguns Sabadoido atrás, que não constaram da ata devido a ausência do Vagner, falando da decisão do Campeonato Carioca do ano citado. Vamos reproduzir, então, alguns trechos desses diálogos para melhor entendimento.
-Carlinhos, você leu no “Globo Há 50 Anos”, que o Botafogo vai jogar contra o Flamengo?
-Recordo-me, Claudio, que na semana dessa partida, um dirigente do Flamengo, Fadel Fadel, caso a memória não me traia, cruzou com o Nílton Santos no Leblon, onde o jogador morava, e lhe disse: “Nós vamos ganhar do Fluminense no próximo domingo, não vamos?” Resposta da Enciclopédia do Futebol: “Vamos, e, no domingo seguinte, ganharemos do Flamengo.”
-Carlão, não vai me dizer que o Botafogo ganhou do tricolor? - interveio o Daniel.
-Ganhou e o rubro-negro passou a liderar o campeonato de 1964 no seu final.
-A decisão foi entre Fluminense e Bangu, em duas partidas, com o Fluminense campeão. - antecipou-se meu irmão.
-Isso porque se consumou o que o Nilton Santos dissera. - frisei.
-O Botafogo ganhou de 1 a 0 gol do Roberto. - afirmou ele.
-Roberto?!... É verdade que ele participava do melhor time de juvenis da história do alvinegro, que o Jairzinho já havia subido para o time principal, mas o Roberto... - mostrei-me dubitativo.
-Foi o Roberto. - ratificou.
Dois Sabadoidos depois, mal eu pisei o chão da cozinha, meu irmão bradou:
-Eu não disse que o gol foi do Roberto?
Daniel que, como o pai, já lera o “Há 50 Anos” do Globo que, nesse dia o entregador enviara cedo (a caixinha de Natal explica) se manifestou.
-Carlão, se o Flamengo ganhasse, seria bicampeão, se fosse empate, haveria um supercampeonato, como em 1958, entre a dupla Fla-Flu e o Bangu; derrotado, o Flamengo estaria aniquilado. O Botafogo foi cruel.
Enquanto meu sobrinho falava, eu corria os olhos por aquele memorável jogo.
-Escreveram, nessa reportagem de 1964, no Globo, que as lágrimas dos flamenguistas inundaram o Rio de Janeiro.
E acresecentei:
-Nilton Santos e Nélson Rodrigues, que viu o Fluminense campeão, numa crônica, mesmo depois de derrotado pelo Botafogo, acertaram em cheio.
-Não falei que o gol foi do Roberto? - repetiu, mais uma vez, meu irmão.
Pretendíamos tratar da melhor de três com o Bangu, mas a entrada de uma falante Gina tirou o foco do futebol.
-Está sabendo, Carlinhos, que o Lar de Júlia será um centro de recolhimento de cracudas? É o que dizem...
-Vocês ficarão a menos de 50 metros das cracudas? - perguntei.
-Não será pior do que as batucadas da casa ao lado e das brigas da Lourdes com o Rubinho que vieram antes da umbanda. - comentou meu irmão.
-As cracudas falam baixo, uma delas me chamou de viado, dia desses, de madrugada, quando eu rumava para a estação de Del Castilho do metrô.
-Por que ela lançou tamanha calúnia? - perguntou-me o Daniel com o seu usual jeito cômico.
-Porque não lhe dei dinheiro para comprar crack; mas, como disse, ela mal bulbuciou o viado.
-Nem força para falar elas têm, por isso, eu não me preocupo com essa vizinhança.
-Batuque de atabaques com cantos africanos, pega pra capar entre a Lourdes e o Rubinho, estamos cascudos. - afirmou o Claudio.
-Alguns peladeiros de futebol de salão, na quadra o Lar de Júlia, foram precursores dos cracudos, pareciam zumbis jogando. - falei em tom bem humorado.
-Poucos peladeiros, a grande maioria era agitada. - contrapôs meu irmão.
-O Mazzola da Rua Estevão Silva, por exemplo, tinha nome de craque, mas não jogava nada.
-Houve dois Mazzola craques, o italiano e o brasileiro, que, quando largou o Palmeiras pelo Milan, passou a ser chamado na Itália de Altafini para não haver confusão. - seguiram as palavras do Claudio às minhas.
-Vagner e Pirulito, em certa partida, gozaram tanto o Mazzola, dizendo que ele jogava sem a bola, como o Tostão, que tirou o tênis do pé e disse que os dois iam engoli-lo.
-O que aconteceu?... Eles engoliram o tênis sem ketchup? - interessou-se o Daniel.
-O Vagner, que era mais ouriçado, respondeu belicamente, mas o Pirulito redobrou as gozações e tudo terminou em paz.
E concluí:
-Nós dávamos um péssimo exemplo para os órfãos do Lar de Júlia.
-Com as cracudas, vocês poderiam repetir tudo o que fizeram, porque elas já seguiram todos os péssimos exemplos. - comentou o Daniel.
-Acredito que o Lar de Júlia, agora, será um centro de recuperação dessas viciadas, portanto, o ambiente delas tem de ser tranquilo.
-Não faria bem a elas assistir a minha briga com o Maninho, a do Luca com o Kung Fu, a do Seu Renato com o Sérgio, a do Mazzola com o Vagner e o Pirulito. - concordei com a Gina.
-Hora do meu carro tomar banho. - anunciou o Daniel a sua saída para a rua.
-Resolveu o problema com o cartão do Santander, Carlinhos? - quis saber a Gina.
-Aquele que surgiu porque me tornei cliente Van Gogh, ficando sem a orelha e sem o dinheiro?... Está resolvido.
-Já tem acesso, então, à sua conta do Santander.
-Tenho, Claudio, mas nessa semana, fui, lá pelas 9 da manhã, retirar dinheiro do caixa eletrônico do Banco do Brasil, o que faço há anos, quando aconteceu algo inédito comigo.
-Você tem de se benzer, Carlinhos. - previu a Gina coisa ruim,
-Deixa o Carlinhos contar, Gina.
E contei.
-Teclei para retirar 200 reais, e veio a mensagem de sempre “Aguarde. Contagem de cédulas”,  acompanhada  daquele barulho de máquina contando cédulas. Quando o barulho cessa, levanta, normalmente, uma espécie de tampa com o dinheiro sacado.
-O dinheiro não apareceu? - suspeitou a Gina.
-Não apareceu, mas retornou o barulho de máquina contando cédulas; fiquei, então esperançoso. Nada. Resumindo: a coisa se repetiu umas quatro vezes.
-Carlinhos, isso era porque o computador pensou que você estava retirando dinheiro da Petrobras e estava tomando fôlego para lhe entregar toda a dinheirama de uma vez.- brincou meu irmão.
Continuei sem entrar no espírito de brincadeira.
-Chamei um vigilante fardado a uns 10 metros de mim e ele me disse, depois de me perguntar o valor do saque, para ver se, no extrato, os 200 reais foram retirados da minha conta. Nesse ínterim, sai o dinheiro, ou melhor, ele é cuspido do caixa eletrônico e cai no chão. Peguei as notas, contei e lhe disse que faltavam 40 reais.
-E o guarda? - indagou a Gina.
-Disse que eu estava nervoso e, sem sair do meu lado, pediu para contar as cédulas de novo. Contei e percebi, então, que duas notas de 50 reais, novinhas, estavam coladas uma na outra. Vieram a mais 10 reais.
-Carlinhos, para você, 10 reais não são nada, para o Banco do Brasil, menos ainda. - comentou o Claudio.
-Terei de voltar mais tarde para devolver – resmunguei.
“Deixe o dinheiro comigo que eu entrego” - disse-me o guarda.
-Não vai me dizer que deixou, Carlinhos? - manifestou-se a Gina.
-Deixei, na pior das hipóteses, ficou como caixinha de Natal para ele.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário