Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de maio de 2014

2605 - o que fazer com uma grana preta

---------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4855                       Data: 20 de  abril de 2014
------------------------------------------------------------------
                                           
SABADOIDO SEM SOMBRA, MAS COM ÁGUA FRESCA

-O ladrilheiro que estaciona o carro na calçada, para tirar partido da sombra, terá de pôr o carro agora na baia de estacionamento. - observei, enquanto meu irmão abria o portão.
-Tenho de podar esta árvore, daqui a pouco os galhos quebrarão as telhas da casa. - disse-me suando e com um serrote na mão.
   -Começou ontem?...
-Comecei a podar hoje, às seis horas da manhã.
-As telhas e a calçada agradecerão o seu trabalho.
-O problema é que acordarei amanhã todo dolorido.
Na cozinha, agora, sentei-me na sua cadeira de ler jornal. Mal abri uma folha para ler, o Daniel surgiu:
-Carlão, viu muitos judas no caminho para cá?
-Eis uma tradição que, infelizmente, está morrendo. - disse-lhe, lembrando que iniciara a minha vida jornalística redigindo cartazes de judas de sábado de aleluia.
Depois de nos referirmos seriamente às elucubrações sobre a figura de Judas, que seria um revolucionário que se decepcionou com a liderança mansa de Jesus Cristo contra os romanos (até Jesus Cristo foi vítima de patrulhamento ideológico), passamos a falar de futebol.
-Animado para a Copa do Mundo, Carlão?
-Daniel, lembra-se que, anos atrás, eu tive de manobrar o carro, com você no banco do carona, quando entrei numa rua fechada pelos moradores, porque pintavam o asfalto com motivos da Copa que se aproximava?
-Estamos a um mês do evento, e não se vê uma bandeirinha verde-amarela pendurada nas ruas. - constatou.
-Carlão, quando a bola rolar, só se falará no Brasil de futebol e de mais nada além.
-O povo brasileiro precisa de um tratamento de choque, como a derrota na Copa do Mundo em casa, para se tornar mais consciente das nossas mazelas.
-Isso já aconteceu, em 1950. - replicou.
-Naquela época, a exploração política do futebol era nada comparada com hoje.
Nesse instante, a Gina se juntou a nós.
-Com licença, vou pegar um copo d' água. - disse, erguendo da cadeira.
-Eu pego para você. - antecipou-se ela.
-Água fresca. - pedi.
Daniel anunciou a sua ida à Lagoa Rodrigo de Freitas para pedalar, enquanto a Gina me trazia o copo. Logo em seguida, saiu, tentei reiniciar a leitura do jornal, mas ela voltou logo trazendo um tablete. Pelo som que vinha dele, deduzi que se ocupava com jogos.
-Nas raras vezes que consigo sentar, no metrô, uma moça, ao meu lado, com um tablete, desviava o seu carro de outros numa estrada...
-Eu também tenho esse jogo.
-Eu me dediquei ao jogo de palavras cruzadas, mas, a todo momento, eu escutava as freadas bruscas do carro da minha vizinha de banco de metrô.
-Era uma barbeira no trânsito. - concluiu.
-Há livros para se ler nesse tablete?
-No momento, só tem a Bíblia, venha ver.
Mal olhei para o texto da tela e me deparei com o trecho alusivo a pérolas para porcos.
-Uma revista atribuiu a Shakespeare a frase que fala em lançar-se pérolas aos porcos, vemos que não: está na Bíblia. - manifestei-me.
Claudio apareceu suado e um pouco arfante, falando em um bom banho.
-Claudio, você viu “Interlúdio”, de Hitchcock? - perguntei-lhe.
-Passou um documentário na televisão sobre esse filme. - fugiu da pergunta.
-Eu vi esse documentário e elogiaram muito o filme, principalmente os franceses François Truffaut e Claude Chabrol.
-Truffaut sempre colocou Hitchcock nas alturas, até escreveu um livro sobre ele.
-O Claude Chabrol confessou até umas imitações que pegou dos filmes de Hitchcock, principalmente na importância dos pequenos objetos. Vem, então, a cena da chave desse filme.
-Que cena é essa?- despertei-lhe a curiosidade.
-Do alto é mostrada a amplidão de um exuberante salão de festas, em seguida, a câmara desce vagarosamente, passa pelas pessoas, pela Ingrid Bergman e se fixa na sua mão, onde ela esconde uma chave. Nessa cena, afirmou o Claude Chabrol, está o estilo do grande mestre que, com ela, acentuou a importância de uma coisa tão pequena, que era aquela chave.
-É o Luca. - comunicou-nos a Gina, que atendera ao telefone.
-Fiquem com ele enquanto eu tomo banho. - disse o Claudio já com a toalha nas mãos.
 Gina abriu o portão para o Luca, seguida por mim, trocou informações com ele sobre a saúde dos conhecidos comuns, e nos deixou na garagem do seu inesquecível fusquinha.
-E a morte do Gabriel García Márquez, Carlinhos?
-Desde “Memórias de Minhas Putas Tristes”, livro que ganhei de presente de aniversário do Dieckmann, que ele praticamente morreu, pois não escrevia mais.
-Ele sofreu de demência senil. A mesma doença do fim da vida da Margareth Thatcher. - lembrei.
-Veja a ironia, Carlinhos.
-Não penso assim; tanto um quanto o outro almejaram o bem-estar social, mas por caminhos opostos. Margareth Thatcher conseguiu em parte, quando chegou ao poder, deixando a Inglaterra bem melhor do que antes; o Gabriel García Márquez não, quando doou o dinheiro do Prêmio Nobel para Fidel Castro cuidar da educação dos cubanos.
Luca, muito sabiamente, não se deteve na faceta política do grande escritor colombiano.
-Destacaram nos obituários “Cem Anos de Solidão”, mas, para mim, o melhor romance dele é “O Amor no Tempo do Cólera”.
-Concordo, Luca; e o autor também considerava o seu melhor romance.
-Viu, Carlinhos, a fotografia do Gabo de olho roxo, que o Globo sacou do baú e pôs nas três páginas do obituário dele?
  -O direto de direita foi desferido pelo Mario Vargas Llosa. - manifestei-me.
-E foi por causa de mulher, Carlinhos.
-Pelo menos, é um motivo mais nobre do que a política. - frisei.
-Sem dúvida alguma.
Nesse instante, o som de uma freada brusca, vinda da Avenida Suburbana, convergiu nossa atenção.
-Será que acertaram meu carro? - pensando em olhar pelo muro para o lado de fora.
-Depois que cortaram os galhos da árvore, o muro parece que ficou bem mais alto. - observou o Luca olhando para aquele obstáculo.
-Sobe no livro de mil e duzentas páginas que a Rosa deu para a Gina, que você conseguirá ver toda a Suburbana. - disse-lhe.
Esqueceu-se do carro e voltou a ocupar a sua cadeira do Sabadoido.
-Luca, a Rosa gosta do Gabriel García Márquez?
-Desconfio que não; ela deve considerar o realismo mágico uma chatice.
Nesse instante, veio o Claudio, de banho tomado, já trazendo dois copos de caipiroska,
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário