Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de maio de 2014

2603 - pequenos assassinatos por engano



--------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4853                   Data: 18  de  abril de 2014
---------------------------------------------------------


RECUANDO SÓ UM POUCO NO TEMPO

Depois de presenciarmos o assassinato do Senador Pinheiro Machado, eu e o Elio imaginamos uma viagem brusca, mas a máquina nos recuou só um pouco no tempo.
-Terminei minha missão. Vou-me para casa em São Cristóvão. - bradou o Marechal Floriano Peixoto a um grupo de militares que lutavam para que ele permanecesse na presidência da República.
Eu e o Elio, que testemunhávamos esta cena, passamos a cochichar.
-E pensar que ele deu um golpe, assumiu o poder com mão de ferro...
-Não era só a mão, todo o corpo, Elio, pois ganhou o cognome de Marechal de Ferro.
-O presidente que disse às delegações estrangeiras pretendentes a interferir em assuntos internos do Brasil, que as receberia “à bala”.
-E mais: perguntou quem daria Habeas Corpus ao Supremo Tribunal Federal, quando Rui Barbosa o afrontou. - acrescentou o Elio.
-Floriano Peixoto não possuía um caráter esgarçado, afirmou que sairia no final do mandato, deu a sua palavra de militar e saiu. - comentei.
Eleito Presidente da República  em 1º de março de 1894, Prudente de Morais veio de São Paulo para o Rio de Janeiro para assumir o poder em 15 de novembro do mesmo ano. Era o primeiro civil a ocupar o cargo e o primeiro a ser eleito pelo voto.
-Carlos, Prudente de Morais representa os cafeicultores. As oligarquias regionais se articularam e conseguiram enviar os militares de volta para os quartéis. É o início da política café com leite.
Depois dessas palavras, fomos até o Hotel dos Estrangeiros, onde ocorreria, poucos anos depois, o assassinato do Senador Pinheiro Machado, a que nós já tínhamos assistido por causa dos sortilégios da máquina do tempo.
 Não havia aparato algum para recepcionar o sucessor do Marechal Floriano Peixoto.
-Tratam-no como um intruso, Carlos.
Acompanhamos Prudente de Morais até o Palácio Itamaraty, residência oficial do chefe da nação, e lá, as manifestações de desagrado ainda eram mais contundentes.  Além da desarrumação dos móveis, os estofados estavam furados a pontaços de baioneta.
-Isso é coisa de vândalos. - disse o Elio com a expressão assustada.
-Os florianistas mais radicais extravasaram a sua contrariedade em sair do poder com esse comportamento de furiosos. - manifestei-me.
-Carlos, vamos fruir essa viagem no tempo com uma visita ao Machado de Assis.
-Elio, você sabe que Dom Pedro II, quando imperador, pretendia visitar Victor Hugo, em Paris, desistiu porque o escritor estava ocupado escrevendo. Machado de Assis está redigindo alguma obra-prima, não vamos perturbá-lo com nossas ninharias.
Meio contrariado, Elio pegou o Jornal do Brasil, colocou-o de lado, e pegou a Gazeta de Notícias, cujas páginas abriu para ler.
-Já que não podemos ver o grande escritor, o jeito é lê-lo. - ciciou, enquanto se acomodava numa poltrona.
Repentinamente, parou de ler, deu um salto e colocou a página que lia à minha frente.
-Veja, Carlos, Machado de Assis faz referências a Antônio Conselheiro e a Canudos na sua crônica.
E prosseguiu:
-Ele escreveu sobre a questão com tintas românticas, embora tenha sido o mestre do realismo.
-Estava tudo ainda no começo, Elio, ninguém imaginaria que aquele problema no interior do sertão da Bahia tomaria o vulto que tomou.
-É verdade; seria necessário um escritor jovem, dotado também de genialidade, para reproduzir, depois, a Guerra de Canudos. - assinalou.
-Se a máquina do tempo nos levar até Euclides da Cunha...
Mas não nos levou, ficamos na cidade do Rio de Janeiro como Anna Emília Ribeiro da Cunha e Dilermando de Assis, porém distantes desse casal e perto das autoridades políticas.
Prudente de Morais, talvez por causa das atribuições que tinha de lidar somadas com a guerra civil no Rio Grande do Sul, adoeceu. O médico aconselhou uma intervenção cirúrgica e um bom período de descanso. O vice-presidente Manuel Vitorino assumiu, então, o cargo máximo da República.
-Para o Manuel Vitorino, parece que o titular está com o pé na cova, pois age como o dono do poder. Transferiu a residência presidencial do Palácio Itamaraty para o Catete, toma medidas de quem não está compromissado com as grandes oligarquias...
-Minhas observações foram interrompidas pelo Elio.
-Ele é médico, foi professor da Faculdade de Medicina, autor de vários livros sobre a sua profissão, diretor do Liceu de Artes e Ofícios, e governou os baianos. Como governador da Bahia, voltou-se para a educação como seu objetivo maior.
-Mas Manuel Vitorino não poderá incentivar a educação do povo brasileiro, porque os oligarcas, que aqui mandam, têm prioridades que passam longe do povo alfabetizado. - aparteei.
-As pessoas do final do século XX e início do XXI conhecem Manuel Vitorino apenas como o nome de uma rua da Piedade; deveriam ler mais sobre ele. - afirmou o Elio, que, em seguida, me revelaria que a sua mãe, professora de História, o obrigou a estudar a vida do vice-presidente desse governo.
Prudente de Morais, que convalescia em Petrópolis, retornou ao poder, apressado pelos poderosos, afastando  do cargo o seu inconveniente vice-presidente.
Enquanto isso, a Guerra de Canudos recrudescia. A terceira expedição contra os homens liderados por Antônio Conselheiro foi um fracasso; o coronel de infantaria Moreira César, que a comandava, foi morto em combate.
-Elio, depois de uma caminhada exaustiva das tropas até Canudos, o coronel Moreira César tinha de descansar seus sodados, mas não, partiu logo para a luta.
-Ele subestimou os adversários, aqueles homens esfarrapados. - disse-me.
-O coronel Moreira César era epilético, agiu sem pensar. - afirmei.
E veio a quarta expedição, e a mortandade foi assustadora.
“Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo.” - lemos em uníssono este trecho do Euclides Cunha.
-Os extremos se tocam; o governo civil do Prudente de Morais agiu com a truculência florianista. - comentei.
No meio da comoção nacional, foi anunciado o comparecimento do presidente Prudente de Morais no Arsenal de Guerra para recepcionar as forças militares que vinham do interior da Bahia depois da vitória sobre os insurretos de Canudos.
-Vamos lá, Carlos.
E fomos.  
No Arsenal de Marinha, o clima da espera dos soldados não era de festa; nem poderia ser, sabiam todos que foi uma guerra fratricida.
-Colocou-se em prática, Elio, o que o presidente Washington diria 20 anos depois: “Questão social é caso de polícia”.
-Olhe, a cara dos soldados quando olham para o Presidente da República.
Olhei; eram rostos contrafeitos, que contribuíam para tornar o ambiente hostil em vez de festivo.
Subitamente, um praça, que se esgueirara até as autoridades, puxou o revólver e fez mira  no presidente. A arma travou. O Marechal Machado Bittencourt que ladeava Prudente de Morais se apressou em defendê-lo. Rápido como um raio, o criminoso se desfez do revólver e sacou um punhal.
-Vai esfaquear o presidente. - gritou o Elio mesmo sabendo o desfecho desse gesto.
Mas o Marechal Machado Bittencourt se interpôs e recebeu a punhalada que se endereçava ao presidente. Houve um tumulto infernal. Enquanto o anspeçada era detido, procuravam, em vão, socorrer o Ministro da Guerra agonizante. (*)
-Dessa vez, saberão que o Marcelino Bispo de Melo cometeu um crime engendrado por pessoas graduadas. - comentei.
-Já é o segundo atentado, da História do Brasil, que a máquina do tempo nos faz assistir. - esbravejou o Elio, imaginando, talvez, que o nosso próximo desembarque seria na Rua Toneleros em Copacabana.

(*) O Distribuidor do seu O BISCOITO MOLHADO sintonizado com os leitores sobre o desconhecimento do que poderia vir a ser anspeçada, foi à wikipédia e obteve a seguinte explicação, coerente com o rebuscado texto machadiano:
Anspeçada é um posto militar da classe das praças, existente nas forças armadas de diversos países do mundo, bem como em forças de segurança e outras organizações militares. Nos países onde existe, normalmente corresponde a um posto imediatamente inferior ao de cabo, sendo, tipicamente, a primeira graduação militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário