Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de setembro de 2013

2464 - Mães psicodélicas



----------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4264                            Data:  02 de  setembro de 2013
----------------------------------------------------------------

ADIVINHEM QUEM VEIO NESSE DOMINGO?

Antes de o Jonas Vieira anunciar o convidado do primeiro Rádio Memória do mês de setembro, ouvimos uns grunhidos e rapidamente nós, que trabalhamos com o Dieckmann, o identificamos. Também o identificaram os demais ouvintes do programa, pois a sua sonora voz de “locutor da BBC” logo se fez ouvir antes de ele ser apresentado. E o motivo do início meio tumultuado foi o futebol, trazido à baila pelo Sérgio Fortes, cuja cabeça os jogadores do Fluminense estão inchando cada vez mais.
-Estou numa fase em que sou contra tudo. O Fluminense caindo pelas tabelas e eu cercado por dois rubros-negros... Vocês não querem um presente antecipado: o Biro-Biro?
Ninguém quis.
Houve, na década de 70, no Corinthians um jogador com esse apelido que era chamado, às vezes, pelo folclórico presidente do clube, Vicente Mateus, de Lero-Lero.
Jonas Vieira falou da grande sorte que o Flamengo dá quando compra o passe de jogadores do Corinthians e citou logo um exemplo: Elias. Mas logo se voltou para o passado, justificando o nome do programa que ele apresenta com o Sérgio Fortes e seus convidados.
-Silva? Lembram-se dele?
Como não lembrar, o locutor Jorge Curi, presidente da torcida Fla- Imprensa (expressão criada pelo João Saldanha), enrouquecia gritando seus muitos “golaços, aços, aços.”
-Silva, o Batuta. - citou o Sérgio Fortes até o seu cognome.
Mas se fôssemos escarafunchar os alfarrábios, quem dava sorte mesmo era o Botafogo com os jogadores que adquiria do time do Jonas Vieira e do Dieckmann. Tanta sorte que virou superstição que, aliás, recrudesceu com o supersticioso-mor do futebol mundial: Carlito Rocha. Aqui vão os exemplos: o Botafogo comprou Pirilo do Flamengo e foi campeão em 1948; comprou Servílio e ganhou o título de 1957; Zagalo, campeão, em 1961; Jadir e título em 1962 (para não falar do Amarildo/Possesso, cria do clube rubro-negro). Comprou Gérson, e ganhou o bicampeonato de 1967 e 1968. Quando o Flamengo descobriu, fechou as portas de negociação com o clube da estrela solitária e o Botafogo ficou 21 anos sem colocar a tão cobiçada faixa de campeão carioca no peito.
-Sua tese com o Elias, Jonas, me dá esperanças com o Deco.
-Ele não vai decolar. - fez o Jonas Vieira o Mark Twain se virar no túmulo, pois, como sabemos, o humorista americano abominava os trocadilhos.
Mas o programa é musical e o Jonas Vieira cedeu a primazia da primeira escolha ao convidado.
-Depois de um longo e tenebroso inverno, o que você nos traz?
Pimpão, como sempre, Dieckmann logo se manifestou:
-Vou trazer o Oscar de 1965; a música tema do filme “What's New Pussycat?”, “O que Há, Gatinha?”. Música boa, cantada pelo Tom Jones e é o primeiro roteiro do Woody Allen. Os créditos já dizem o que ia ser o psicodelismo.
Entrou, então, nos nossos ouvidos o “ou, ou,ou, ou”, do Tom Tones que, a rapaziada da rua Chaves Pinheiro, nos anos 70,  cantava à exaustão, pois era a única coisa da letra que entendiam.
-Enquanto a música era tocada, nós conversávamos aqui que todos eles estão vivos. Burt Bacharach, Tom Jones, Woody Allen, todos ainda vivem. - assinalou o Dieckmann.
-Woody Allen é o caçula da turma. - disse o Sérgio Fortes, a quem cabia a próxima escolha:
-”When You're Smiling”, uma gravação de 1960, com Frank Sinatra. Ele vai longe.
-Mas já morreu. - não perdeu o humor, mesmo negro, o Dieckmann.
-Já não vai tão longe, reconheceu o Sérgio Fortes.
E foi tocada a canção de Joe Goldwin, Mark Fischer e Larry Shay.
Ora, as duas primeiras escolhas foram de deixar o personagem do Lima Barreto, Policarpo Quaresma, xenófobo que queira que falássemos tupi-guarani em vez de português, crispado de indignação, mas Jonas Vieira colocou tudo no diapasão nacionalista ao anunciar a sua escolha: Emilinha Borba. É verdade que ela cantaria versão de um bolero mexicano, mas a sua veia artística tornava tudo bem brasileiro.
Jonas Vieira prosseguiu:
-Emilinha foi minha queridíssima amiga. Era muito bonita...
-Você a cantava? - interveio o Dieckmann.
-Ele é que me cantava.
Depois dessa troca de frases que me lembrou o Simon Khory, o titular do programa se referiu a ela como a Rainha do Rádio, que rivalizava com a Marlene.
-Emilinha era a favorita da Marinha.
Dieckmann, com formação aquaviária, interveio logo.
-Não. A Marlene, sim, era a favorita da Marinha e Emilinha, a da Aeronáutica.
Sim, caros leitores do Biscoito Molhado, que não viveram essa época, a rivalidade entre as duas mexia até com as nossas Forças Armadas.
Houve mais elogios à simpatia e à beleza da Emilinha, que me levaram para 1960, quando tive como colega de classe uma sobrinha da cantora, de uma beleza que desabrochava. A partir de então, tornei-me fã para sempre da Emilinha.
Sem tonificar a tristeza, Jonas Vieira falou das muitas saudades que tem, como da Carmem Miranda e da Emilinha Borba, falecida no dia 31 de agosto.
-Agora, a minha, a sua, a nossa Emilinha Borba. - anunciou-a como se fazia no auditório da Rádio Nacional dos anos 50 e 60.
Tratava-se da versão de Floriano Faissal do bolero “Diez Años”, de Rafael Hernandez, gravação Continental com Zimbres e sua Orquestra.
-Adorei o bolero. - admitiu o Dieckmann, a quem cabia a próxima escolha.
-Vou trazer um cidadão também falecido em agosto, Dick Farney.
-Nosso amigo.  - aparteou o Sérgio.
-Dick Farney foi instruído pelo pai e pela mãe. Deve ser uma coisa muito séria... Ele foi um grande cantor e pianista. Trata-se de um LP instrumental, feito em São Paulo e eu tenho a impressão que surgiu de uma promoção do Globo, nos anos 60. Eu queria dividir com vocês.
E o Dieckmann dividiu conosco “Tenderly”.
-Sua vez, Sérgio.
-Vamos homenagear os amigos da Orquestra Sinfônica Brasileira. Eu já toquei aqui o primeiro movimento, Valsa, da Suíte do Balé nº 1 de Shostakovich, mas agora, vou pedir o segundo movimento, Dança. E a gravação é com a Orquestra Sinfônica Brasileira.
-E ele diz isso sem ler nenhum papel. - admirou-se o Dieckmann.
Senti-me, ouvindo o trecho do grande compositor russo, do século XX, um lobo passeando nas estepes, diferentemente do livro de Herman Hesse, cujo lobo caçava solitariamente e não em matilhas. A “Dança” de  Shostakovich fez-me sentir mais social, gregário.
-Vocês não escutaram o violino do Luzer? - falou mais alto a amizade que o Sérgio Fortes nutre pelo integrante da OSB.
-Claro. - confirmou o Jonas Vieira.
-Um violino Luzeriano. - completou o Dieckmann.
-Como está a sua mãe?
-A minha, de 87 anos de idade, costuma levar tombos aos domingos. - respondi como se o Jonas Vieira se achasse perto de mim.
Pela resposta dada, tudo estava bem com a genitora do nosso violinista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário