Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

2247 - tornado jóquei

-----------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4047                              Data: 19  de outubro de 2012
-----------------------------------------------------------------------

CARTAS DOS LEITORES

“Consegui achar uma foto da capa da revista Amiga com o Toni Tornado. Seria o Tio Rei lá no fundo, ao lado de um sujeito com barba estilo Fidel Castro?” Tereza Luz.
BM: Tereza Luz, filha da irmã mais velha do Luca, é correspondente do Biscoito Molhado na cidade de Ourinhos. Nesta carta, ela se reporta ao exemplar intitulado “De Mangaratiba para o Sabadoido” em que o Luca declara que o seu tio Reinaldo (Rei) saiu na capa da citada revista com o Toni Tornado na ocasião em que ele venceu a fase brasileira do V Festival da Canção com BR-3.
Tereza Luz desencavou a capa da edição da “Amiga” de 3 de novembro de 1970, em que aparecem o performático intérprete (cantou e dançou como o James Brown) com um punhado de pessoas no palco e, em seguida, a escaneou no seu computador.
Na carta, transparece a dúvida, que foi reforçada pelo Luca, comigo ao telefone: “Sei não, Carlinhos, aquelas crianças junto com o Toni Tornado...”
Acionado o Reinaldo, em pleno trabalho na Petrobras (isso aconteceu na manhã de segunda-feira), as dúvidas persistiram.
Nesse mesmo dia, meu irmão Lopo apareceu e eu tratei de explorar a sua memória.
-Lopo, você esteve com o Reinaldo no Festival em que o Toni Tornado ganhou com BR-3?
-Claro que estive. Apesar de não ser o Festival Universitário de Música Brasileira, transmitida pela TV Tupi, o Reinaldo tinha um crachá do MAU – Movimento Artístico Universitário – que lhe dava livre trânsito pelos bastidores do Maracanãzinho. Eu estava com ele, que me disse que iria tentar me colocar lá dentro. Demos sorte, pois ele achou um crachá do MAU perdido e passou para mim, que tratei de o pendurar no pescoço.
-Vocês circularam, então, entre os artistas?
-Não só circulamos, como participamos do coquetel.
Meu irmão falou muitas vezes desse coquetel porque se deparou com o Peixoto, conhecido como prefeito da rua Americana, no início dos anos 60, trabalhando como garçom. Ele, Peixoto, ganhou esse apelido porque não podia ver uma obra na rua sem abordar os trabalhadores com sua opinião, e também pelo fato de levar candidatos a cargos eletivos para discursar, transformando a  frente da sua casa em palanque.
-Quando eu vi o Peixoto com uma bandeja de salgadinhos, aproximei-me, percebi o impacto que ele sentiu ao se deparar comigo, e, depois de pegar um salgadinho, eu lhe disse: obrigado. - não perdeu a oportunidade de narrar mais uma vez o caso.
-Lopo, o Luca ficou em dúvida por causa daquelas crianças juntas ao Toni Tornado.
-É o Trio Esperança. - afirmou com veemência.
E apontou uma menina que afirmou ser a Evinha, intérprete celebrada pela canção “Casaco Marrom”.
-Eu vou pôr o zoom nessa foto escaneada pela Tereza...
Enquanto a imagem crescia, meu irmão se fixava na pessoa que estava ao lado de alguém que a Tereza comparou a aparência com a do Fidel Castro.
-É o Reinaldo, sem a menor dúvida.
E acrescentou:
-Eu estava um pouco à direita dele.
-Essa história de ele abraçar o Toni Tornado?...
-Exageros, Carlinhos, mas o resto é verdade.
Acreditamos que depois desse depoimento de uma testemunha ocular, o caso está esclarecido. Obrigado, Tereza, que nem nascida era, nessa época, pela ajuda prestada.

“Duas vezes acertei no Grande Prêmio Brasil, sem ter apostado nada em ambos. Nas vitórias de Duraque, com Antonio Ricardo e de Bowling, com Juvenal Machado da Silva.” - Elio Fischberg.
BM: Com 15 anos de idade eu já não frequentava bookmaker e, consequentemente não apostava mais nos cavalos, mas a vitória do Duraque no Grande Prêmio Brasil de 1967 foi inesquecível para mim, não pelo cavalo em si, mas pelo jóquei que o conduziu, Antônio Ricardo.
Luís Rigoni e Francisco Irigoyen gozavam da fama de mestres entre os jóqueis, mas dizia-se que Antônio Ricardo só nos os superava porque usava, vez ou outra, de meios ilícitos, como “puxar o cavalo”. De tão bom que era, não conseguiam provar nada contra ele. - afirmavam muitos turfistas.
Nesse Grande Brasil de 1967, o favorito era o argentino Tagliamento, que venceu o Grande Prêmio São Paulo, para nós, cariocas,  uma prévia da corrida do primeiro domingo de agosto, no Hipódromo da Gávea, para os paulistas, o verdadeiro Grande Prêmio Brasil.
Duraque, até então, não se mostrava um craque, seu retrospecto na pista de grama, também de areia, tinha sido modesta.  Assim sendo, era um azarão.
Dada a largada, o que se viu foi a maestria do jóquei Antônio Ricardo tirando forças insuspeitadas do seu cavalo. Muitos se esqueceram que apostaram no Tagliamento, e vibraram com o primeiro lugar da criação nacional.
O ceticismo tinha sido tão grande que Duraque pagou, na ponta, 367 cruzeiros para quem apostou 10, e 170 no placê.
No dia seguinte, li na coluna do Zózimo que a Condessa Pereira Carneiro, do Jornal do Brasil, havia acertado no cavalo.
Logo depois, o dono do cavalo anunciou que o vencedor do Grande Prêmio Brasil participaria da maior prova do turfe argentino, o Grande Prêmio Carlo Peregrino. Lá, Duraque se excitou, derrubou Antônio Ricardo e disparou pela pista, saltando a cerca e alcançando as ruas próximas ao hipódromo. Uma lástima.
Dez anos depois, 1977, quando eu fazia estágio no Jornal do Brasil, o chefe da seção de pesquisa de mercado de rádio e televisão, fanático por turfe, reportou-se a essa corrida:
-”Antônio Ricardo sabia que não teria a menor chance com o cavalo, para não desvalorizá-lo, engendrou todo aquele drama de o cavalo o atirar ao chão e disparar sem rumo.”
Terá sido Antônio Ricardo tão diabólico assim? O que é certo é que seu filho, J. Ricardo, tornar-se-ia o maior recordista de vitórias do turfe nacional e da América do Sul; ainda assim, adepto algum dos puros-sangues afirmará que ele foi tão bom quanto o pai.
Quanto à vitória de Bowling, também prevista pelo Elio Fischberg, garantem as testemunhas que veio numa atropelada avassaladora anunciada pela metralhadora vocal do locutor Ernani Pires Ferreira, quando disparou o bordão; “Lá vem o Juvenal.” E Bowling, montado por Juvenal Machado da Silva passou Brown Tiger de Gabriel Menezes, Bat Masterson de J. Ricardo, Grimaldi de I.Quintana e, finalmente, Larabee do Goncinha, para vencer por um corpo de vantagem.
----------------------
E as outras cartas ficam para outra edição.





Nenhum comentário:

Postar um comentário