Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

2245 - de Cachambi para Fortaleza

-->
-----------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4045                              Data: 16  de outubro de 2012
-------------------------------------------------------------------------

SABADOIDO CONECTADO COM O CEARÁ
2ª PARTE

Quando cheguei na desativada garagem do fusquinha da Gina, discutia-se o mensalão.
-O Joaquim Barbosa disse que votou três vezes no Lula.
-Luca, eu votei quatro e me arrependo amargamente. - bradou o Claudio.
-Eu votei uma vez só. - assumiu o Vagner.
Eu não assumi nada, embora tivesse, como o Vagner, votado uma vez. Collor, por que vergonha você me fez passar!...
Enquanto eu divagava, Luca ainda citava o ministro relator do mensalão que elogiou os dez anos de governo petista,
E pensar que muitos chicaneiros diziam, antes do início do julgamento, que o conhecimento de Direito do Joaquim Barbosa era tosco, que teria suas ideias facilmente vencidas no STF...
-Luca, quem indicou o Joaquim Barbosa ao Lula foi o Frei Beto.- manifestei-me.
-Eu sei.
-O Lula, certamente, se arrependeu, pois ele queria palacianos como o Dias Toffoli e o Vampiro Brasileiro, o Lewandowski, para julgarem. - interveio o Claudio.
-Ganhou muitos presentes do Dia das Crianças?- mudou a Gina de tema.
-Eu dei o jogo que a Kiara pedia. - referiu-se o Luca à sua neta.
E prosseguiu:
-Kiara tem de ser muito exigida nos estudos, pois a atenção dela se desvia para qualquer assunto. Se um ministro do STF fala que condena fulano, ela quer saber quem é esse fulano. Quanto a meter as matérias escolares na cabeça da Kiara... Eu não posso ensinar MDC e MMC a ela, porque não sei ou já esqueci. A Glória, que deu aulas por décadas, coloca calhamaços e mais calhamaços de exercícios para ela resolver, e a Kiara já chamou a avó de Carminha. (como os leitores sabem, mesmo aqueles que não veem a novela das nove da TV Globo, Carminha é a vilã do Brasil até que outro novelista dessa emissora a substitua por outra.
A entrada em cena do Daniel, na sessão do Sabadoido, trouxe à baila o Fluminense.
-Daniel, o Fluminense não ganha um jogo sem convencer.
-Luca, o Fluminense está endiabrado. O importante é que ele vence. - disse com sua expressão travessa.
Luca, no entanto, continuou nas suas críticas.
-Fred não faz nada durante o jogo, só aparece para fazer o gol.
-E basta. - deu-se a Gina por satisfeita.
-Quando ele joga, pois vive machucado.
Claudio tomou a palavra do Luca.
-Sabe que o Fred é mais novo do que o Daniel?
-Uma semana apenas. - aditei.
-Fred vai para noite e se enche daquele saquê... - disse o Claudio.
A palavra retornou ao Luca:
-Sabe quem bebe mais do que o Fred e é bem mais mulherengo, fazendo tudo com tanta discrição que pouquíssima gente sabe?
E sem esperar a manifestação de ninguém, respondeu:
-Deco.
-É outro que só vive bichado. - bramiu meu irmão, que nutre má vontade pelo craque luso-brasileiro.
-E você Daniel, não vai caminhar?
-O Daniel espera pelo homem da Bradesco Seguros, que vem examinar a bateria descarregada do carro.
-O Daniel não roda com esse carro. - interveio o Claudio.
-Ele vai ao Méier. - devolveu a Gina procurando na sonoridade da voz argumentos.
-Trafegar por aqui não basta, ele tem de ir à Barra, à Santa Cruz...
-Claudiomiro, essa questão de a bateria arriar acontece. Eu rodo muito, mas a minha bateria também arria. - veio o Luca em socorro da Gina e do Daniel.
Em seguida, o assunto era a UPP que seria implantada em Manguinhos e no Jacarezinho no dia seguinte.
-Os bandidos, com essa UPP, vão se espalhar pelo Méier, pelo Cachambi, por Maria da Graça...
-Hoje, na minha caminhada, vi três sujeitos suspeitos, um deles saiu em desabalada carreira e, pouco depois, surgiu um carro da polícia. - manifestei-me com dúvidas de ter sido ouvido, pois falavam alto.
-Décadas atrás, o lado de cá do Méier, da Arquias Cordeiro, tinha mais movimento do que o lado de lá.
E para provar a sua afirmação, Luca citou inúmeras casas comerciais, como a Hélio Barki, as Lojas Americanas, Palácio da Música, mais as Casas Sendas  e incontáveis bancos.
Para reforçar sua afirmação, reportei-me ao Jardim do Méier, local  dos grandes eventos do bairro, e a Gina, as feiras do livro.
-Sem esquecer que o primeiro Shopping do Brasil surgiu na rua Dias da Cruz.- ponderei.
-Sim, mas durante muito tempo o lado de cá do Méier tinha a primazia.
Um chamado vindo do portão (era o homem do Bradesco) levou o Daniel e a Gina, também o Luca, que atendeu a um pedido da Gina para assessorá-los.
Cláudio e Vagner passaram a falar do documentário sobre o Wilson Simonal “Ninguém Sabe o Duro Que Dei”.
-Você viu o filme, Carlinhos?
-Apenas alguns trechos, mas na primeira oportunidade assisto ao documentário todo.
-O azar do Wilson Simonal era ser odiado pela esquerda e pela direita. - enfatizou o Claudio.
-A direita daquela época era muito racista, o maestro Erlon Chaves, porque cantou “Eu quero mocotó”, enquanto mulheres brancas o beijavam, foi preso na Ilha Grande. - lembrei.
-Só o Jaguar, que estava encachaçado e o Ziraldo, prestaram depoimento contra o Wilson Simonal.- disse o Claudio.
-Quando o escorraçaram, a Hebe Camargo o levou no programa dela e ele, já inchado pela bebida, desafiou a que provassem a sua culpa.
E partiu para a sabatina  meu irmão:
-Dois negros que não foram anistiados no Brasil: Simonal e … E?.... E?....
Como eu e Vagner não respondemos, ele citou o goleiro Barbosa, da final da Copa de 1950, que nem recebido foi na concentração dos jogadores brasileiros na véspera da final Brasil e Itália de 1994 sob a alegação de ser uma ave agourenta.
De repente, o telefone tocou e Claudio saiu. Minutos depois, reaparecia com ele no ouvido e um sorriso de orelha à orelha.
-É o Chico anunciou.
-Que pena, logo agora que o Luca saiu. - lamentei.
-Não é uma chamada de Paris é de Fortaleza; trata-se do Chicão, que morou na Rua Chaves Pinheiro. - esclareceu.
Sem que eu me preparasse, estava com o Chico do outro lado da linha. Primeiramente, ele me surpreendeu citando o Sabadoido. Como ele conhece a nossa reunião se há tantos anos está no Ceará?... Não precisei perguntar, pois ele se antecipou.
-Leio o seu blog aqui no Ceará.
E eu que imaginava que o blog, inventado pelo Dieckmann, apenas fosse acessado por dois ou três amigos dele?
-Tenho um mote para você. Escreva sobre as figuras tradicionais do Cachambi: Leopoldo Sapateiro, Carlinhos Chamicha, Maninho... - pediu.
Depois, Chico falou com o Vagner e, com a chegada do Luca, a conversação telefônica passou a ser entre os dois.
-O Chico está atrasado: não sabe que o Carlinhos já escreveu sobre as personalidades do Cachambi. - disse o Luca depois de desligar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário