Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de abril de 2014

2595 - Os Canhões da Independência



-------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4845                                    Data: 06   de  abril de 2014
--------------------------------------------------------------------------

SABADOIDO DO ESTUPRO À REVOLUÇÃO

-Já cometeu o seu estupro, hoje? - perguntou-me meu irmão sentado na sua cadeira de ler jornal.
-Ainda não, o metrô no sábado não costuma ficar lotado. - entrei no espírito da galhofa.
-O problema de assédio às mulheres é bem maior no metrô de São Paulo do que no Rio de Janeiro. - disse-me ele.
-Lembra-se, Claudio, que, em meados dos anos 60, o Oduvaldo, irmão do Olavo, dizia que viajava nos trens da Central só para se encostar nas mulheres?
-Claro que me lembro.
-Deu sorte de não encontrar uma Rosa Grieco pela frente, se não, levaria com um Dom Quixote no meio das fuças. Se fosse “Guerra e Paz”, ele iria a nocaute.
-Ela só viajava de trem da Central?
-Sim, Claudio; Rosa trabalhava no Itamaraty, na Visconde de Inhaúma e o seu transporte era o trem. Afirmou ela que gostaria de ser um mico de cauda preênsil para pendurar-se numa daquelas barras, e poder, assim, ficar com as duas mãos livres para ler.
-E você viu, Carlinhos, o IPEA divulgando uma pesquisa em que 66% das pessoas são favoráveis ao estupro das mulheres que vestem roupas ousadas?
Era uma pergunta retórica, pois foi adiante:
-Corrigiram, agora, para 26%.
-Claudio, um quarto da população ainda é muita coisa.
-Esse número não é, totalmente, de homens, algumas mulheres são a favor dos estupros, os “canhões”, com certeza. - observou. (*)
-Também lamentável foi o erro estatístico. - assinalei. O IPEA era um órgão sério, vinculado ao Ministério do Planejamento, que realizava pesquisas econômicas; agora, que passou para a Presidência da República, comete essas lambanças.
-Carlinhos, onde entram os petistas, você não pode esperar boa coisa. Para arrematar essa pesquisa, faltou a frase da Marta Suplicy: “Se o estupro é inevitável, relaxa e goza.” Seria o fecho de ouro da pesquisa desse IPEA.
-Nessa questão de estupro, temos de refletir. A sociedade está extremamente erotizada pela mídia; apareceram, por exemplo, os seios de uma torcedora, num estádio de futebol, quando pegava um celular, e ela se tornou uma celebridade.
-Sim, Carlinhos; essa brasileira que foi presa pelo Putin, porque foi realizar protestos ecológicos no Ártico, despiu-se agora para a Playboy.
-Recorda-se, Claudio,  daquela jovem do Movimento Sem-Terra que também posou para a Playboy. De Sem-Terra passou para Sem-Roupa?
-Quem está sem-roupa? - interrompeu-nos o Daniel com o seu ânimo travesso.
-O rei. - respondi.
-Carlão, quer andar de pedalinho na Lagoa?
-Daniel, 80% da minha energia para este sábado já se foram na caminhada madrugadora que realizei há três horas.
-Daqui a pouco, irei para lá.
-Vai pedalar com a sua amiga da Casa da Moeda? - tive a curiosidade.
-Não; a minha mãe irá comigo.
Deduzi, então, que os ruídos que eu ouvira, enquanto dialogava com meu irmão, advinham dos preparativos de mãe e filho para saírem.
-Vou pegar o carro. - anunciou.
O nosso diálogo foi, então, reiniciado, mas com outro assunto.
-Você viu o Almino Afonso, ministro do Trabalho do Jango, entrevistado no Roda Viva?
-Carlinhos, a televisão da sala, com os canais abertos, escangalhou.
-Ele se referiu a uma pesquisa do IBOPE que apareceu agora, 50 anos depois, que dava mais de 60% de apoio popular ao João Goulart.
-Deve ser uma dessas pesquisas iguais às do IPEA. - não perdeu a oportunidade para a piada.
-Inquirido, o Almino Afonso não soube identificar a entidade que contratou o IBOPE para tal pesquisa. - acrescentei.
-Falam dos militares, mas muitos civis contribuíram para o golpe de estado. - bradou.
-Sim; os três principais governadores participaram do golpe: Carlos Lacerda, Magalhães Pinto e Ademar de Barros. E o presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, quando o João Goulart estava no Brasil, declarou o cargo da Presidência da República vago, sendo chamado de canalha, na frente de todos, inclusive repórteres, pelo Tancredo Neves.
E prossegui:
-Sou anti-Brizola, como todos sabem, mas, para mim, ele acertou em cheio quando afirmou que foram dois golpes, que houve um golpe dentro do golpe.
Meu irmão, apesar de brizolista, discordou.
-Apresentei, então, minhas razões para desconcordar com o que o Brizola declarara.
-Basta comparar o governo do Castelo Branco com os ditadores que o sucederam para constatar-se que houve outro golpe. Ele tentou implementar, entre outras medidas de caráter social,   o “Estatuto da Terra”, mas os latifundiários do PSD e da UDN, como o deputado Bilac Pinto, barraram a pretensão dele no Congresso. Ainda bem que o FGTS passou...
-Carlinhos, o Castelo Branco baixou o AI nº 2 que terminou com os partidos políticos, criando a ARENA e o MDB. -contrapôs.
-Claudio, ele sofria as pressões da linha dura das Forças Armadas; se não fizesse isso, Negrão de Lima não tomaria posse na Guanabara, e Israel Pinheiro, em Minas Gerais.
Como não se mostrasse convencido, aludi ao fato de o Castelo Branco ser uma liderança moderada, nas Forças Armadas e à sua morte suspeita.
-Falam que o Lacerda, o Juscelino e o Jango foram assassinados pela ditadura militar, fizeram mil investigações e nada foi provado. É puro delírio dos que se dizem preocupados com o bem-estar social, os esquerdistas. Por que não investigam a morte do Marechal Castelo Branco?... Pelo contrário, nem sequer falam dela. 
Nesse instante, surgiu a Gina pronta para o passeio na Lagoa Rodrigo de Freitas.

(*) Canhões, no sentido utilizado e segundo pesquisa do Distribuidor do seu O BISCOITO MOLHADO, também é aplicável o termo “dragões”. Recentemente foi veiculado que o navio Dragões do Mar foi inaugurado com pompa, circunstância e exatidão pelas senhoras Maria das Graças Foster e Dilma Rousseff.







Nenhum comentário:

Postar um comentário