Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de abril de 2014

2588 - Ortoédia para todos



----------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4838                               Data: 23  de março de 2014
-----------------------------------------------------------------------

O QUARTETO DO SABADOIDO

-Nem o Daniel e a Gina estão; só eu fiquei aqui.
-Se você pretende ir para o Wal Mart, não se prenda por mim.
-Não, não vou.
Com esse diálogo, deu-se início a mais uma sessão do Sabadoido.
Na cozinha, acomodei-me no sofá de alvenaria, enquanto o meu irmão se sentava na sua cadeira de leitura, pois ainda não terminara de ler o jornal.
-A Crimeia... murmurou com o Globo aberto à sua frente.
 -Claudio, houve quem se espantasse com as altas das ações nas bolsas internacionais depois que os habitantes da Crimeia preferiram ficar com a Rússia. O mercado sabe das coisas.
-Carlinhos, eu li que o Khrushchev, em 1954, depois de uma noite regada a vodca, transferiu a província da Crimeia da Rússia para a Ucrânia, embora houvesse mais russos lá do que ucranianos.
-A Ucrânia, Claudio, prefere a União Europeia à Rússia, por isso, houve manifestações até a derrubada do presidente pró-Rússia. Como consolação para Putin, ele ficou com a Crimeia que, de fato, é mais russa do que ucraniana. O resto: Obama se esperneando de um lado e Putin do outro, é jogo de cena.
Meu irmão passou da política externa à política do Brasil com uma pergunta:
-Você viu o Manhattan Connection?
-Não.
-O Luca Mendes informou que a revista Forbes já sabe que o Lula é um dos 100 homens mais ricos, porém, o governo brasileiro conseguiu que a publicação dessa notícia fosse sustada.
-Ele é lobista de empreiteiras; saiu do Palácio do Planalto com caminhões de mudança levando tudo, até o que não era seu, e ...
-E como enriqueceu o filho dele! - interrompeu-me.
-Quando o Luca Mendes ia prosseguir, foi aparteado pelo Diogo Mainardi dizendo que já estava sendo processado.
-Foi um processo crudelíssimo da Petrobras em cima do Paulo Francis que apressou a sua morte, tal o estresse que sofreu. - lembrei.
-Não sei se o Francis estava certo nas acusações que lançou contra a Petrobras, na época, mas, hoje, não tenho dúvida alguma da convicção dele. - frisou.
-Como diz a oposição, transformaram a Petrobras na OGX do Eike Batista. - comentei.
-Você leu que, logo depois de os militares tomarem o poder, fizeram um dossiê do José Sarney, ainda governador do Maranhão, do Antônio Carlos Magalhães e do Brizola?
-Li, Claudio, as falcatruas do Sarney foram logo descobertas.
-Mas como ele era aliado, arquivaram; o dossiê do Antônio Carlos Magalhães, a mesma coisa.
E, sem perder o fluxo do pensamento, tornou-se mais enfático:
-Nada encontraram contra o Brizola. Ele podia ser tudo, mas de ladrão ninguém pode acusá-lo.
Fui da cozinha ao banheiro, pois inundo como a Fontana dei Quattro Fiume de Bernini, segundo a Rosa Grieco. Ao retornar, o tema passou a ser mais ameno, talvez porque meu irmão lesse, agora, as páginas de esporte.
-Diz aqui no Globo que, das equipes que disputarão as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, 100 jogadores disputarão a Copa do Mundo de 2014.
-Claudio, são 8 times com 11 jogadores.
-Será que contaram com os reservas?...- conjecturou.
-Não, não dá. – concordava agora comigo.
-Na autocrítica do Globo, só se corrige os erros gramaticais, se não... - terminei nas reticências.
-Carlinhos, você viu o Bal A Bali no Grande Prêmio Cruzeiro do Sul?
-Como eu me arrependo do meu esquecimento! Ele se tornou  um tríplice coroado depois de 26 anos, no Jockey Clube Brasileiro, se não me engano.
-Bal A Bali vem sendo comparado ao Itajara. - disse-me.
-E como foi a corrida?
-O cavalo do Ricardinho vinha na dianteira...
-O Ricardinho é ainda recordista de vitórias? - interferi.
-É o recordista mundial.- assinalou e foi em frente.
-Quando veio o Bal A Bali lá de trás, não tive dúvidas de que tomaria a ponta para vencer. E bateu o recorde dos 2 400 metros.
Nesse instante, o telefone soou, e Luca anunciou o seu comparecimento em mais uma sessão do Sabadoido.
-Conseguiu um lugar para estacionar o carro?
-No canteiro que divide a Suburbana, há sempre lugar, Claudiomiro. Na sua calçada,  fica sempre o mesmo carro, quando chego.
-É do dono de uma dessas lojas ladrilho que quer aproveitar a sombra, mas vou acabar com a alegria dele com a poda da árvore.
-As obras continuam na Chaves Pinheiro e chegaram `a porta da casa do Vagner. Falando nele, não vem hoje?
-Como não tenho o Bal A Bali para substituir o Vagner, este aqui fica no lugar dele. – respondeu  meu irmão, voltado, para o Luca, alisando o peso de papel, um cavalo que substitui os ausentes, como é sabido.
-Há Biscoito Molhado para a Rosa? - dirigiu-se o Luca a mim particularmente.
-Luca, esqueci o pendrive, no trabalho, em que arquivei tudo. Mas tenho, porém, alguns no computador lá de casa, o problema é que esses não foram revisados pelo Elio, que possui olhos de lince para descobrir incorreções.
-A Rosa vem falando muito, ultimamente, em ortoépia. O Elio podia esclarecer o significado.
-Não sei se o conhecimento de vocábulos do Elio é de uma exuberância amazônica, mas quanto às regras gramaticais ele é ótimo. - comentei.
-A Rosa disse que ortoépia trata da pronúncia correta das palavras.
-Por que ela não fala logo prosódia? - implicou meu irmão.
-Outra palavra que a Rosa vem usando é decano.
-Talvez, Luca, essa palavra tenha ficado no subconsciente dela depois que leu o Biscoito Molhado em que eu disse que o Jonas Vieira é um decano do rádio. - aventei a hipótese.
-Nos jogos de pingue-pongue me trataram por decano. Já não gosto do “Senhor Luís”, mas o Gordo só me chama assim.
-E você revida chamando o Gordo de gordo?
-Não, Claudiomiro, ele é extremamente educado.
-Falando em decano, o Celso de Mello votou favoravelmente aos embargos infringentes e, com isso, a “companheirada” escapou do crime de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
-É por isso, Carlinhos, que não quero ser chamado de decano nem numa mesa de pingue-pongue.
Em seguida, Luca falou com seriedade:
-Hoje, na Globo News, o Joaquim Barbosa será entrevistado pelo Roberto D' Ávila. 
 -É no canal 40 na NET, à meia-noite. - precisou o Claudio.
-Carlinhos já está dormindo...
-Estou, Luca, mas não há problemas, pois programo a gravação e depois assisto.
-Veremos o que ele tem a dizer. - disse o Luca.
-Li, há poucos minutos, que ele entrou com um processo contra o Ricardo Noblat, porque o jornalista disse que ele Lula o indicou para o STF por querer lá um negro.
-Vai perder.- garantiu o Claudio mal encerrei a minha fala.
-O próprio Joaquim Barbosa não disse que o Lula, quando viajava para a África, o convidava, e ele nunca aceitava, pois percebia que estava sendo usado como “marketing” do governo dele? - interveio o Luca.
-Ele vai perder essa ação. - ratificou o Claudio.
-Luca, esse livro que a Rosa me deu sobre a formação dos idiomas do ocidente é ótimo. - disse-lhe.
-Vou buscar a bebida. - levantou-se o Claudio da cadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário