Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de abril de 2014

2606 - Ernesto Joplin 1



---------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4856                       Data: 21 de  abril de 2014
------------------------------------------------------------------------

COELHO DA PÁSCOA NO RÁDIO MEMÓRIA
PARTE I

Quando ouvi, no programa Almanaque, a voz do Simon Khoury dos áureos tempos da Rádio Jornal do Brasil, tive a premonição de que ele reapareceria na sua fase outonal, no Rádio Memória; vinte minutos depois, ao ouvir o Sérgio Fortes informar que, naquele domingo de Páscoa, havia alguém fantasiado de coelho nos estúdios da Roquette Pinto, não tive dúvidas: ele estava lá.
Trouxe dois discos de presente: os dois sobre Ernesto Nazareth, um do Antonio Adolfo, que vive nos Estados Unidos e o outro do Mú Carvalho. - informou o convidado com a rouquidão que não existia nas épocas pretéritas, conforme constatamos minutos antes.
Não houve nem tempo para a dupla de apresentadores dizer “sem mais delongas”, pois logo uma faixa do disco “Rio Choro Jazz”, do Antonio Adolfo, silenciou todas as vozes, inclusive a de baixo-profundo ou baixo-abissal do Simon Khoury.
Logo após, travestido em Homem-Calendário, Sérgio Fortes enveredou pelos cantos sinistros da história para dizer que, em 20 de abril de 1233, Gregório IX lançou duas bulas que marcaram o início da Inquisição. As bulas inspiraram piadas do Jonas Vieira, mas o ambiente ficou ainda mais carregado porque, logo em seguida, fomos informados que, no dia 20 de abril de 1889, nascia Adolf Hitler. O clima se desanuviou quando o Homem-Calendário passou a citar Cantinflas, Aurora Miranda, Barão do Rio Branco e Miró; e mais ainda quando ele e Jonas Vieira aludiram a um dos compositores homenageados pelo Rádio Memória.
-Ernesto Nazareth é patrimônio da humanidade. A UNESCO o considerou um grande nome da música.
-Fosse ele estrangeiro e teria umas dez estátuas. - seguiram-se as palavras do Sérgio Fortes às do Jonas Vieira.
-Também homenagearemos Scott Joplin. - aduziu o titular do programa.
Sem citar o historiador Plutarco, célebre pela sua obra “Vidas Paralelas”, Sérgio Fortes afirmou que se poderia traçar um paralelo entre esses dois grandes criadores (numa tabela, no final desta edição, tentaremos mostrar a pertinência da sua afirmação).
Simon Khoury se manifestou para anunciar a valsa de Nazareth, “Confidências”, do disco do Mú Carvalho.
-Beleza! - vibrou o Jonas Vieira depois de ouvir a valsa-jazzística.
-Andar com o Simon Khoury é certeza de chegar. - a declaração modesta do convidado gerou controvérsias no anfitrião.
-O que você tem a dizer do Scott Joplin?
Sérgio Fortes respondeu a pergunta do Jonas Vieira como Plutarco, ou seja, explorando o paralelismo entre a vida dele e do Ernesto Nazareth.
-A obra do Scott Joplin, porém, é bem menor; foram 49 no estilo “ragtime”, mas compôs também um balé e duas óperas com inspiração wagneriana, escrevendo inclusive os libretos.
Jonas Vieira aludiu às humilhações que ele sofreu, negro e pobre, e ao fato de ter morrido, num sanatório, louco (a doença que afligiu o artista brasileiro, mais uma coincidência). Depois, se reportou ao “ragtime” - gênero musical que alia a polca ao ritmo afro-americano.
-O “ragtime”, que nasceu no término do século XIX, foi o precursor do jazz. - declarou antes de ser interrompido pelo Sérgio Fortes.
-Durante 57 anos, nem o nome do Scott Joplin estava na lápide do seu túmulo. Com o grande sucesso do filme “O Golpe de Mestre”, em que “The Entertainer” é o tema-musical, corrigiram essa injustiça.
E ouvimos, então, a mencionada música na interpretação de Jean-Pierre Rampal, considerado o maior flautista da atualidade, com o arranjo de John Steele Ritter, 
De volta à biografia do Ernesto Nazareth, Sérgio Fortes lembrou o fato de ele ser um dos primeiros artistas a se apresentarem, em 1933, na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que se tornaria a Rádio M.E.C. depois que o educador Roquette-Pinto a doou para o Ministério da Educação do governo Getúlio Vargas.
E mais uma criação do Nazareth foi executada na leitura jazzística de Antônio Adolfo.
Bem, disseram que a Carmem Miranda voltou americanizada, mas o Ernesto Nazareth foi americanizado sem nunca ter saído do Brasil.
Estranhei mais ainda os longos silêncios do Simon Khoury, logo ele que, junto do Dieckmann, é o convidado mais tagarela do Rádio Memória. Será que, por causa do dia, Jonas Vieira se colocou no papel de Grande Inquisidor, colocando mordaças nos hereges?
Mas ele falou, finalmente, para dizer que, lendo a relação dos discos mais vendidos, no exterior, no ano passado, não ouviu falar de um só deles; que a mídia do Brasil não dá a menor bola para discos sensacionais de música instrumental lançados lá fora.

Por determinação do Sr. Distribuidor, este espaço foi inserido para que a tabela, interessantíssima por sinal não ficasse em duas páginas. Certamente aqueles privilegiados que recebem o seu O BISCOITO MOLHADO por e-mail estranharão o aparente vazio.

 
COMPARACÕES ENTRE OS DOIS COMPOSITORES

ERNESTO NAZARETH
SCOTT JOPLIN
NASCIMENTO:
1863
1868
MORTE:
1934
1917
INSTRUMENTO:
PIANO
PIANO
GÊNERO MUSICAL:
POLCA COM RITMO AFRO-BRASILEIRO (CHORO)
POLCA COM RITMO AFRO-AMERICANO (RAGTIME)
INFLUÊNCIA:
CHOPIN
CHOPIN
DOENÇA:
SÍFILIS
SÍFILIS
FIM:
SANATÓRIO P/DOENÇAS DA MENTE
SANATÓRIO P/DOENÇAS DA MENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário