Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de abril de 2014

2591 - pasadena-san



-------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4841                           Data: 29  de março de 2014
----------------------------------------------------------

SABADOIDO DE MARÇO A MARÇO

-E os 50 anos do golpe militar, Claudio?
-Jornal, televisão, revistas, rádio, só falam disso, esquecem até o presente.
-A questão é que a mídia se detém mais no que aconteceu depois do dia 31 de março de 1964 e não, antes.- frisei.
-Eu me lembro que, nesta data, eu joguei uma pelada no paralelepípedo da rua Americana.
-Eu terminei de fumar um Continental e parti também para essa pelada. Em casa, o papai resmungava palavrões contra os vizinhos lacerdistas da vila onde morávamos.
-Eu sou mais novo do que você e não me importava com política. Recordo-me mais do papai reclamando da Rádio Mayrink Veiga, que deixava de transmitir programas humorísticos para passar a toda hora os discursos do Brizola.
-O Brizola havia comprado essa emissora por um dinheirão, Claudio. Era o Brizola exacerbando as paixões políticas pela  Mayrink Veiga de um lado, e o Carlos Lacerda pela Roquette Pinto do outro lado.
-Carlinhos, naquela época, eu só pensava mesmo em jogar bola e soltar pipa.
-Quantas vezes, antes do golpe militar, eu fui a pé lá de casa, no Cachambi, ao Visconde de Cairu, no Méier por causa das greves da CGT.
-E havia aulas, Carlinhos?
-Quando era greve de bonde, trem, ônibus, lotação e barcas, as escolas fechavam. Greve de bonde apenas, fazia-me andar uns quatro quilômetros até o colégio.
-Embora eu não ligasse para política, não posso esquecer que, na noite de 13 de março de 1964, em vez de conversarmos sobre futebol, na Rua Americana, o assunto era o comício na Central do Brasil. As televisões, os televizinhos, tudo estava sintonizado no comício da Central.
-Muitos anos depois, soube por um contínuo da SUNAMAM que, na época, trabalhava no Lloyd Brasileiro...
-O Lloyd Brasileiro transbordava de subversivos; li não sei onde. - interrompeu-me.
-Esse contínuo me falou que, no meio da multidão, ergueram um boneco com a farda verde oliva e um cartaz que dizia: GORILA.
-O Comando Militar do Leste está bem ali.- abismou-se com a provocação.
-Claudio, o João Goulart foi vice-presidente no governo Juscelino Kubitschek; presenciou de perto as pressões, muitas vezes terríveis, da esquerda e da direita sobre a cabeça do presidente da República.
-E não se pode negar que o Juscelino soube administrar essas pressões muito bem. - afirmou.
-Depois de a monarquia voltar à França, com Luís XVIII, o rei tomou umas medidas iguais as que provocaram a Revolução Francesa, então, o Talleyrand disse: “Não aprenderam nada. Não esqueceram nada.” Esta observação de Talleyrand  se aplica ao João Goulart quando assumiu o poder.
-Sei não, Carlinhos... O Juscelino gastou feito um maluco, e a conta chegou para o governo seguinte.
-Como o Juscelino era uma raposa felpuda do PSD, ele declarou o seu apoio ao Juracy Magalhães da UDN para sucedê-lo. Previu que ele teria de tomar medidas impopulares por causa dos cofres da nação esvaziados. Assim, ele retornaria em 1966 nos braços do povo como grande realizador.
-Ele, o causador de todas as mazelas... - comentou com um sorriso que expressava amarga ironia.
-O Lacerda entrou no circuito, deu apoio ao Jânio Quadros, na convenção da UDN, e frustrou a pretensão do Juscelino.
-Para a maluquice em que se transformou o Brasil, nada mais viável que um abilolado se tornasse presidente da República.- concluiu meu irmão.
-O Lott venceria o Juracy Magalhães, como o Dutra derrotou o brigadeiro Eduardo Gomes, - fiz a minha previsão regressiva.
E os idos de março foram colocados de lado quando o Luca anunciou, por telefone, a sua chegada para mais uma sessão do Sabadoido.
Cena: garagem do extinto fusquinha da Gina.
-O Vagner vem?- foi a sua primeira pergunta.
-Se não vier – disse o Claudio afagando o peso de papel sobre a mesa – o Bal A Bali aqui está para substituir os ausentes.
-Pergunto por que a Chaves Pinheiro ainda está fechada ao trânsito, e eu teria de dar uma volta imensa para chegar de carro até a casa dele.
-Não será preciso entregar o Vagner a domicilio de carro, o Daniel o leva a pé.- sugeriu o Claudio.
Nesse instante, meu sobrinho apareceu.
-Luca, colocaram uma mesa de pingue-pongue  no Norte Shopping, e eu pensei logo em você.
-Onde, Daniel?
-Perto da Loja Americana.
E prosseguiu com sua transbordante alegria.
-Luca, que está sempre endiabrado, derrotará todos os mesatenists que ousarem desafiá-lo.
-Não dá mais para mim, tenho gastado todas as minhas energias no torneio em que jogo com o Gordo.
-Você está sendo modesto, Luca. - bradou meu sobrinho.
-Luca modesto?!...- diria o mordaz Vagner se cá estivesse. imaginei.
-Vou caminhar. - anunciou o Daniel de supetão, enquanto o seu pai se levantava da cadeira para trazer os dois copos de caipiroska,
-Carlinhos, a Rosa errou o número do soneto 96 de Shakespeare.
-Luca, eu penso cinco vezes antes de afirmar que  Rosa errou alguma coisa, e dez vezes antes se a matéria está relacionada a Shakespeare.
-Dessa vez, ela errou, pois eu tenho o livro comigo.
-E como vai a Rosa Grieco?
-Não há vejo há mais de uma semana.
-Então, não trouxe nada dela para mim.
-Trouxe por que ela deixa dos envelopes de cartas e recortes de jornal na banca do Édson. - disse-me essas palavras e me passou os papéis dela.
Claudio já havia retornado com a bebida e os dois passaram a falar do torneio Indian Wells de tênis. Eu, enquanto isso, passava a vista pelos escritos da filha da Dona Isaura. Um trecho de uma carta sua me fez interromper os dois.
-A Rosa se refere aqui a um filme japonês que considera de “boa cepa”. É uma fita com três histórias; uma, sobre longos cabelos negros, a segunda, sobre um jovem cego que ainda perde as orelhas, e a terceira, sobre uma dama nevada.
-E daí? - demonstrou impaciência meu irmão.
-Diz ela que, dia desses, leu o Artur Xexéo aludindo a um bom filme nipônico...
-Cinema é com vocês dois.- previu o Luca uma questão cinematográfica.
-A que filme o Xexéo se referiu? - inquiriu-me o Claudio.
-Ao “Contos da Lua Vaga”. E ela, logo após, quer saber se é o filme das três histórias.
E acrescentei:
-A Anahi Ravagnani, amiga do Sérgio Fortes, é a pessoa indicada para esclarecer essa questão.
Meu irmão foi veemente.
-Não; “Contos da Lua Vaga” se passa no século XVI. É sobre dois irmãos que se separam; um, torna-se samurai, e o outro, que ambiciona enriquecer, descobre que a mulher que o hospedou num palácio é um fantasma.
-O Akiro Kurosawa dirigiu a fita?
-Não, Carlinhos, o nome exato não sei, porque não guardo bem nomes japoneses na cabeça.
-E a Dilma que assinou a compra da refinaria de Pasadena... - mudou de assunto o Luca.





Nenhum comentário:

Postar um comentário