Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

2539 - o suicídio do Biscoito



-----------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4339                            Data: 01 de janeiro  de 2014
---------------------------------------------------------------------

CARTAS DOS LEITORES

-Li a edição do Biscoito Molhado em que é transcrita a observação do Roger Vadim sobre a sua então esposa Brigitte Bardot, que transcrevo: - “Possuía um dom para a infelicidade, mas sempre sofria quando estava de caso com mais de um homem ao mesmo tempo”.
É isso mesmo? Não houve erro na tradução? Jean-Louis
BM: Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa.  O dom da atriz de “E Deus criou a mulher” era para a infidelidade. Senti-me um traidor de pensamentos alheios ao me deparar com essa palavra no texto do blog divulgado pelo Bob Dieckmann (xará do Bob Zagury, outro marido da atriz, que a trouxe para Búzios cinquenta anos atrás).
Acessei, então, os comentários do blog para publicar a autocrítica, como a do Luiz Garcia no Globo, mas não consegui, sou da geração da máquina de escrever com esfera. Meu sobrinho me ensinou o caminho das pedras, e a errata foi realizada.
Não busco uma atenuante, mas, prosseguindo na leitura das memórias de Roger Vadim alusivas às três cobiçadas estrelas do cinema, suas esposas, constatei que a Brigitte Bardot também possuía o dom para a infelicidade. Por isso, atrevo-me a reproduzir outra página do seu ex-marido que, por ter sido também roteirista, escrevia bem:
-”A beleza e a franca sensualidade de Brigitte são completamente conhecidas. Ele simbolizava todo o erotismo e o amor à vida de uma época. Entretanto, pouco se conhece das angústias, dos medos e do talento para a infelicidade que várias vezes a levou à beira da tragédia.”
“Os amantes que passeiam e se beijam sob o luar prateado nunca pensam no lado sombrio da lua, que jamais vê a luz do sol. O mesmo acontece com Brigitte: apenas um de seus lados é conhecido.”
“Quem era, realmente, a pessoa que se escondia por detrás da imagem radiante do último dos símbolos sexuais?”
Logo após essa leitura, saíram-me dos porões da memória as tentativas de suicídio do Brigitte Bardot.

-Na entrevista que Ernest Hemingway concedeu ao Biscoito Molhado, cinquenta e um anos depois de morto, ele passou ao largo da política, no entanto, lutou na guerra civil da Espanha do lado dos comunistas. José Millán
BM: Muitos estrangeiros, ou seja, não espanhóis, se envolveram nessa guerra civil do lado dos republicanos porque viam o General Francisco Franco como a representação do mal que atormentava a Europa nos anos 30: o fascismo da Itália e o nazismo da Alemanha. Românticos que eram, muitos deles, não enxergaram o outro mal, este aliado a eles: o comunismo.
No meio de toda aquela mortandade, os mais lúcidos, como o escritor americano John dos Passos, perceberam que os oficiais soviéticos, no meio dos republicanos, traçando rumos, não melhorariam a nação espanhola em nada. É sabido que Ernest Hemingway tachou o seu, até então, amigo, John dos Passos, de traidor, que teve de fugir da Espanha.
O caráter de Ernest Hemingway levanta sérias dúvidas, visto sob as lentes dos estudiosos, que afirmam que ele era dono de um temperamento projetista, de projetar a culpa sempre nos outros, que ele tinha o hábito de arranjar culpados para todos os seus dramas pessoais. John dos Passos foi uma das suas vítimas.
Sabemos que foi realizado pelos americanos um documentário sobre essa guerra civil, que serviu de laboratório para a Segunda Grande Guerra Mundial, Nesse documentário, cabia ao jovem prodígio Orson Welles ser o locutor do filme, mas Hemingway, tomado pelo estrelismo, se escalou para essa função e os dois quase que saíram no tapa.
É aconselhável não nos imiscuirmos muito na vida do Hemingway, se não, vamos gostar menos das suas obras.

-O temerário Charles está mandando histórias revistas do Pinto. Está ficando abusado...
Prossigo dolorida com o martírio do Cipião, 12 anos juntos é muito tempo. Estou lotando o paraíso dos gatos: o Cysthopodium em 2001, CPI – 2008, CPO-2009 e Cipião em 2003.  Ignez quer trazer outro, nem penso nisso, estou atarefada, vigiando os dois que restaram. Rosa
BM: Ao topar com o primeiro parágrafo da missiva da Rosa, fui conduzido logo à edição do Biscoito Molhado em que Truman Capote foi entrevistado. Explico-me: há questão de um ano, ou menos, a Rosa citou um livro de casos inusitados com celebridades americanas e dele extraiu um trecho daquelas luxuriosas festas em que o escritor esteve presente. Ela realçou o caso em que o ator Errol Flynn, para o embevecimento do Truman Capote, tocou piano com o próprio pênis.
Feita a releitura da carta, tudo se esclareceu: Pinto é o Luciano da Rocha Pinto, professor de História, que reuniu excertos de vários colegas seus num livro que, logo que foi editado, eu adquiri para presentear a minha cara amiga que já me doou quase uma biblioteca.
Agora, os gatos.
Soube do passamento do Cipião através do Luca.
-”Não, não envie nada para ela, que está de luto.” - advertiu-me ele.
Será que nem lendo ela está? - perguntei-me.  Por uma dessas artimanhas da mente humana, pulou-me da memória um caso ocorrido com um colega meu da adolescência da rua Americana, no Cachambi: ele jogou bola no dia em que a mãe morreu. Será que a morte afastou, mesmo por um dia, a Rosa dos livros? O certo é que o falecimento do Cipião a jogou numa tristeza profunda.
E como ela mesma diz: lota o paraíso de gatos. Espero que o Cipião seja bem recebido pelo Fluminense e Peçanha, os dois bichanos inesquecíveis da minha mãe que, de certa maneira, ficaram incorporados a minha fase infanto-juvenil.
Admiro-me da imaginação da Rosa para identificar seus felinos: Cysthopodium. Alexandre da Macedônia precisou ser discípulo de Aristóteles para batizar seu cavalo de Bucéfalo, mas Rosa, que de Aristóteles só conheceu o Onassis, o superou.
Como a Rosa lidava com suas peraltices, como subir na estante, derrubar uma teteia e transformá-la em cacos? “Não faça mais isso, Cysthopodium!” Ou o chamava somente de “Podium”, que é um apelido mais carinhoso e atlético?
Agora, restam dois gatos para lhe fazer companhia, um deles é o Calígula, o outro fugiu da minha memória, mas voltará; os gatos sempre voltam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário