Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

2536 - 1947



---------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4336                           Data: 28 de dezembro  de 2013
------------------------------------------------------------------------

EU E ELIO NA QUESTÃO PALESTINA

-Elio, onde estamos? - indaguei tão logo abri os olhos.
-Na palestina; meus milenares ascendentes cá estiveram, por isso, eu logo reconheci esta terra.
-E o ano?
-Isso eu tenho de descobrir.
Elio se apartou de mim, abordou os viajantes de uma caravana que passava, enquanto cães atrás latiam. Acerquei-me deles e ouvi uma linguagem estranha, que o Elio, pela expressão facial , entendia perfeitamente. Antes de eu perguntar, ele se antecipou com uma pergunta:
-Carlos, em que ano o seu pai nasceu?
-Em 1916.
-Ele, então, já tem 1 ano de idade.
-Nós estamos, nesse caso, sob o domínio dos turcos?
-Muito bem, Carlos; eu tenho obrigação de saber isso, pois, além de ser judeu, sou filho de uma professora de história. - referiu-se à Dona Sarita.
-Vi o filme Lawrence da Arábia, Elio. Lawrence da Arábia uniu as tribos árabes, que viviam em conflito e combateram o império otomano, que cairá juntamente com o império austro-húngaro e o império do Kaiser com o fim da Primeira Grande Guerra Mundial.
-E a Palestina, que tão valentemente lutou contra os turcos, ficará sob a tutela do império britânico. - comentou o jurista Elio com um pessimismo machadiano.
-Não sabia dessa sua admiração pelos árabes. - manifestei-me com um fingido espanto.
-Eles deram um grande impulso à matemática, mas eu sempre fui mal nessa matéria na escola. Não é bem isso... Aqui, na Palestina, neste ano de 1917, não habitam só os palestinos, há 1 milhão de palestinos, e também 100 mil judeus.
-E convivem bem?
-Como Isaque e Ismael, que eram irmãos, filhos de Abraão. - respondeu-me.
Repentinamente, fomos os dois tragados pela voragem do tempo, e jogados na Polônia de 1945.
-Horror... horror... - eram as únicas palavras que me vinham à boca, enquanto o meu amigo estava petrificado.
Vozes de soldados americanos, que assistiam os judeus mortos-vivos, identificados pela estrela de Davi, direcionadas aos jornalistas de guerra, chegavam aos nossos ouvidos:
-Filmem, filme tudo. O General Eisenhower ordenou que esse genocídio fosse documentado em toda a sua inteireza, pois sempre haverá idiotas no presente e no futuro que dirão que isto não aconteceu.
Elio, depois que se recuperou do choque que a horrenda visão de homens, mulheres e crianças esqueléticas, lhe provocou, também em mim, disse:
-Carlos, se tornassem realidade as ideias de um escritor, seis milhões de judeus não seriam assassinados na câmara de gás.
-Theodor Herzl?
-Sim, Theodor Herzl que, húngaro de nascimento, viveu de 1860 a 1904. Uma vida curta, mas que deixou um rastro de eternidade. Theodor Herzl foi o promotor do sionismo. Ele lutou pela reconstrução de um Estado, na Palestina, para onde os judeus iriam, recuperando, assim, a sua dignidade, e pondo-se longe dos intolerantes que os perseguem na Europa.
-Nas Américas também. - acrescentei.
-Sim, nas Américas, porém, com o fim da Inquisição de origem espanhola, a violência contra os hebreus amainou um pouco se comparada com os “pogroms” russos, por exemplo.
-Theodor Herzl não ficou só nas palavras, Elio?
-Theodor Herzl foi um bravo; criou o Banco Nacional Judeu e o Fundo nacional Judeu com o objetivo de adquirir terras na Palestina. O que um homem poderia fazer pela sua gente, ele fez.
-E os governos das grandes nações não o ouviram. - afirmei.
-Bem, Carlos, em 1917, ano em que estivemos há poucos minutos, embora estejamos em 1945...
E o Elio foi interrompido por um oficial do exército dos Estados Unidos da América, que nos pediu que déssemos passagem aos soldados que transportavam os sobreviventes daquele campo de concentração em padiolas.
Depois, Elio reatou o seu discurso:
-Em 1917, foi aprovada a Declaração Balfour, que previa a criação de um futuro lar nacional para o povo hebraico. Quatro anos depois, ou seja, em 1921, os britânicos fizeram a partilha do Mandato: 80% para a criação de uma entidade árabe, chamada Transjordânia, hoje Jordânia, e o restante 20% para o povo judeu habitar.
-Mandato. - ruminei as três sílabas da palavra.
-Mandato internacional é a decisão pela qual a Organização das Nações Unidas confia a uma grande potência a administração de um determinado território, a fim de progressivamente o conduzir ao governo de si mesma. - esclareceu.
-Sim, Elio, mas em 1921, não existia ainda a ONU, e sim a Liga das Nações, idealizada pelo Presidente Wilson, dos Estados Unidos, que era ainda menos respeitada...
-Por isso, Carlos, a Declaração Balfour não teve muita eficácia, mas convenhamos que 20% eram muito pouco.
Saltamos dois anos, na máquina do tempo e nos achamos em plena Sessão Especial da Organização das Nações Unidas. Impelido pela curiosidade, abeirei-me de uma bancada e peguei um jornal francês esquecido numa bancada. Li a data:
-Elio, nós nos encontramos no dia 29 de novembro de 1947. Eu nasci há um mês. - entusiasmei-me.
-Carlos, você não quer largar isto aqui para se ver, bebê, em São Cristóvão, borrando de merda as suas fraldas para a sua mãe lavar?
-Claro que não.
-Nunca vira, até então, o gentil Elio, portar-se de maneira tão áspera (*). Aquele momento, na ONU, era verdadeiramente significativo para ele.
Virei-me, em seguida, para o presidente daquela Sessão Especial e, sem desfitar o Oswaldo Aranha, comentei:
-O Getúlio Vargas foi deposto, mas ele, Oswaldo Aranha, continua no governo.
-Não faça oposição a ele, Carlos, nós, judeus, temos de reconhecer a sua importância.
Enquanto os delegados das mais diferentes nações debatiam a criação do Estado de Israel na Palestina, eu e Elio passamos a trocar ideias sobre os acontecimentos que acarretaram essa sessão histórica.
-As atrocidades cometidas contra o seu povo, Elio, pelos nazistas, sensibilizaram todo o mundo, gregos e troianos, americanos e soviéticos.
-Sim, o mundo estava em dívida conosco.
-A reivindicação sionista tomou uma força indômita.
E a palavra retornou ao Elio que, no início do seu comentário, exibiu sua intimidade com o inglês:
-”United Special Committe on Palestine”, liderado pelos Estados Unidos e a União Soviética, apresentou às Nações Unidas o Plano de Partição da Palestina, que consiste em um estado judeu com uma área que corresponde a 55% do total da Palestina, e um estado palestino com os 45% restante.
-De 10, para 20, agora 45%%. - interferi.
-Os árabes rejeitaram a proposta.
-Entendo: os judeus que habitavam a Palestina eram 10%.
-Em 1917. - lembrou.
E foi adiante:
-Com o movimento sionista, a imigração judaica cresceu acentuadamente através dos anos. Na década de 40, já éramos um terço dos habitantes. Eles eram hostilizados, a escalada da violência entre árabes de judeus recrudesceu, e a Inglaterra levou a questão a ONU.
Elio silenciou quando o presidente da Organização das Nações Unidas proferiu a decisão: a criação do Estado de Israel, na Palestina, foi aprovada com 33 votos a favor, 13 contra e 10 abstenções.

(*) Não entendi. Fraldas e conteúdo, mães e bebês não são lembranças ásperas. No máximo, cheirosas.

(**) Nota importante para o leitor de O BISCOITO MOLHADO. O redator é quase dois mêses mais velho do que o Estado de Israel. Velho pra chuchu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário