Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

2734 - peitos e bundas


           

------------------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 4984                                 Data: 13  de  novembro de 2014

------------------------------------------------------------------------

 

O NOTURNO NA MANHÃ DO RÁDIO MEMÓRIA

 

-Vamos ao calendário, rapidinho. - Sérgio Fortes estava mesmo apressado, pois o Jonas Vieira mal falara “muitíssimo bom-dia, senhores ouvintes”.

-9 de novembro de 1830, Jack, o Estripador...

Parou para uma autocrítica:

-Comecei bem...

E concluiu:

-... Faz a sua quinta vítima, Mary Jane Kelly.

Das páginas policiais, passou para o desenho animado.

-Em 1919, estreava, num filme da Paramount, o Gato Félix que, na época, se chamava Master Tom.

Ocorreu-me logo o goleiro do Brasil da Copa de 70 que, depois de ser afastado pelo João Saldanha por ser “baixinho”, retornou com Zagalo, como técnico, para se tornar campeão do mundo. Agarrava no Fluminense e meu pai, tricolor fanático, chamava-o de Gato Félix quando praticava grandes defesas. Quando falhava, era rebaixado para gato de telhado.

-Em 1968, iniciavam-se as obras da ponte Rio-Niterói.

Voltando ao clima sombrio do início do calendário: uma boa notícia para os suicidas.

-Em 1985...

O Homem-Calendário se voltou para o titular do programa:

-Você que é enxadrista, Jonas...

-Sim.

-Gary Kasparov, aos 22 anos, se torna o mais jovem campeão mundial de xadrez ao derrotar o seu compatriota Anatoly Karpov.

Abramos um parêntese. Ao contrário dos gênios do xadrez, como Bobby Fisher, Gary Kasparov, judeu do Azerbaijão, não tinha o comportamento excêntrico, além de não ser o queridinho do regime soviético como Anatoly Karpov. Em 1996, venceu, na Pensilvânia, um computador criado pela IBM. No ano seguinte, houve a revanche; a empresa multinacional apresentava, agora, um supercomputador que foi chamado de “Deep Blue”. O confronto ficou conhecido como “o mais espetacular evento da história enxadrística”.

Em 2003, foi realizado um excelente documentário sobre esta partida, produzido pelo Canadá e Reino Unido, a que assistimos no canal de TV HBO, “Game Over: Kasparov and the Machine”. Os bastidores são exibidos meticulosamente no filme. Numa dessas partidas, em que o enxadrista campeão do mundo perde, a jogada vencedora, pela malícia, não poderia ser proveniente de uma máquina. Esse documentário especula que, desestabilizado emocionalmente, suspeitando de estar enfrentando além do Deep Blue enxadristas humanos ocultos, Kasparov acaba a série de jogos derrotado por 3,5 a 2,5.

Mas voltemos ao Homem-Calendário.

-Em 9 de novembro de 1989, uma data e tanto, a Queda do Muro de Berlim.

Como o tempo do Sérgio é exíguo, ele não pôde aludir ao histórico concerto de Leonard Bernstein, no Natal de 1989, que comemorou a Queda do Muro de Berlim. Ele regeu a Nona Sinfonia de Beethoven, no Schauspielhaus. Ele conduziu orquestra e coro formados por músicos das Alemanha Oriental e Ocidental (Bavarian Radio Symphony Orchestra, Staatskapelle Dresden), dos Estados Unidos (New York Philharmonic), da Inglaterra (London Symphony), da França (Orchestre de Paris) e da União Soviética (Orquestra do Teatro Kirov). O poema de Schiller, que inspirou a sinfonia, “Ode à Alegria” foi transformada em “Ode à Liberdade”.

Descendo de nível (e como!) muitas pessoas aqui, no Brasil, ainda não sabem que o Muro de Berlim caiu.

-Nascimentos. - anunciou o Homem-Calendário.

-Em 1911, Dinah Silveira de Queirós.

Nova pergunta ao Jonas Vieira:

-Cearense, não é?

-Creio que não.

Nesse instante, a rouquidão inconfundível do Simon Khoury foi ouvida pela vez primeira.

-É cearense.

Jonas Vieira manteve a Dinah Silveira de Queirós longe de uma maternidade do Ceará. Eis que o Google entra em ação e diz que ele está certo; Dinah Silveira de Queirós nasceu em São Paulo. Os dois, provavelmente, por causa dos sobrenomes, confundiram as escritoras, Raquel de Queiroz, sim, é que era cearense.

-Em 1913, nascia Hedy Lamarr. Aqui diz que ela era atriz e inventora americana.

Nosso amigo expressou a sua surpresa, pois a conhecia apenas como atriz, aquela que fez o papel de Dalila, enquanto Victor Mature era Sansão, levando o comediante Grouxo Marx a afirmar que era o primeiro filme a que assistia em que o mocinho tinha mais peito do que a mocinha.

Hedy Lamarr, nascida Hedwig Eva Maria Kiesler, em Viena, na Áustria, era tão genial que foi entrevistada pela reportagem do Biscoito Molhado em 30 de maio de 2013, treze anos após o seu falecimento. Ela foi “89ª Visita à Minha Casa”.

Diante do espanto do Sérgio Fortes, as intervenções do Simon Khoury, diante dele, foram pertinentes.

-Ela bolou que o futuro do mundo seria, em primeiro lugar, aquilo que substitui a válvula.

-O transistor.

-Isso, o transistor; depois, um aparelhinho chamado celular que falaria para o resto do mundo.

Em seguida, Simon Khoury falou que, sendo ela judia, criticou o nazismo pelos crimes que cometeram contra os judeus, mas disse que também deveriam considerar os motivos que os levaram a isso.  

Aqui, cabe fazer algumas considerações. Ela foi casada com um judeu, 13 anos mais velho, fabricante de armas que serviu ao nazismo. Ele a exibia nas reuniões com a cúpula nazista como um troféu e ela, muito espertamente, nunca se mostrava inteligente, só bonita. Numa festa, ela se enfeitou com todas as suas joias, na volta para a mansão, drogou o marido com a ajuda da empregada e fugiu da Europa. Pouco depois, a Áustria era anexada à Alemanha e o seu marido caiu em desgraça, passando a ser tratado como judeu.

Talvez, na frase que Simon Khoury lhe atribui, ele se referisse ao marido que só visou o dinheiro e mais nada. 

Mas logo Simon Khoury esqueceria a genialidade dela e passava para a sua estonteante beleza:

-A boca dessa mulher...

-Era uma flor carnuda.

A descontração voltou quando o Homem-Calendário citou o nascimento, em 1948, do técnico de futebol Luiz Felipe Scolari.

-Também conhecido por 7 a 1.

A seguir vieram os falecimentos:

-Em 1964, uma mulher deslumbrante: Cecília Meireles.

Cujo enterro ocorreu debaixo de uma chuvarada segundo o “Globo Há 50 anos”.

-Em 1970, Charles De Gaulle.

Quando lhe aconselharam a prisão de Sartre, De Gaulle respondeu: “Não se prende Voltaire”. Acertou em não prender Sartre, mas errou ao compará-lo a Voltaire. Sartre estava a anos-luz da lucidez de Voltaire que, diga-se de passagem, foi aprisionado até na Bastilha.

-Em 1983, morria Altemar Dutra. Falamos tanto em cantores que sabem cantar...

E finalizou o Sérgio Fortes informando que 9 de novembro era o dia do inventor.

Com a voz séria, Jonas Vieira se dirigiu aos ouvintes. Anunciou que o Rádio Memória ficaria sob a batuta do Simon Khoury, porque seria relembrado o programa “Noturno” da Rádio Jornal do Brasil, que ficou 10 anos no ar desde 1972 com grande sucesso. 

Era a segunda vez que o responsável pelo “Noturno”, Simon Khoury, tratava dos seus bons tempos no Rádio Memória. Nós fizemos a resenha do programa anterior no Biscoito Molhado nº 2412, de junho de 2013.

Um comentário:

  1. Na frase: "Talvez, na frase que Simon Khoury lhe atribui, ele se referisse ao marido que só visou o dinheiro e mais nada." Leia-se:"... ELA se referisse ao marido, que só visou o dinheiro e mais nada."
    Groucho Marx em vez de Grouxo Marx.
    "O poema de Schiller foi transformado, e não transformada.

    ResponderExcluir