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segunda-feira, 6 de outubro de 2014

2708 - um compositor em 28 de setembro 3


 

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O BISCOITO MOLHADO

Edição 4958                                        Data: 03 de  outubro de 2014

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SIMON KHOURY BRILHA NO RÁDIO MEMÓRIA

3ª PARTE

 

Abordado pelo Jonas Vieira para anunciar a próxima atração a ser ouvida, Simon Khoury contou inicialmente como ela foi concebida. Num encontro com um amigo, um grande ator (não era o Carlão nem o Paulo Autran) lembrou-se de uma valsa que estava inacabada e pôs-se a cantá-la para ele. Apesar da sua voz roufenha e do sol helênico que, às vezes, emite, seu amigo encheu-o de louvores. Incentivado, Simon Khoury, pôs-se a caminhar e toda a segunda parte lhe ocorreu, ela estava, agora, completa. Quando a apresentou ao arranjador Vittor Santos, opinou que ficaria muito bonita com determinado instrumento.

-Vittor Santos foi além; colocou corne inglês, oboé, pistom com surdina e o piano tocado por um menino maravilhoso. Há um momento em que o piano sola, e as cordas abençoam... Ficou tudo aveludado, um som lindo. Eu vou mostrar.

-Como se chama?

-Dândi. - respondeu o Simon Khoury ao Jonas Vieira.

Depois da deleitação unânime, sobressaiu-se a voz do Sérgio Fortes.

-Deu tudo certo. Você juntou músicos exponenciais. O arranjo é deslumbrante.

Estivesse o nosso amigo Dieckmann lá diria que o arranjo é inarrebatável.

-Vou fazer uma música para você que chamarei “Filho de Paulo”. - prometeu-lhe o astro daquele domingo.

-É puxa-saco mesmo.- espetou o Jonas Vieira.

-A sua música se chamará “Cascavel” ou “Crotalus Sistrurus”.- devolveu.

E voltou-se para o operador de áudio:

-A sua música se chamara “Peter, Bombom Crocante”.

Contagiado, talvez, pelo clima de campanha eleitoral, Simom Khoury só não fez mais promessas porque foi aparteado pelo titular do programa.

-O Paulo Marquez encerra agora uma série de shows no Parque Madureira. Paulo Marquez está cantando o fino. Ele esteve aqui, domingo passado, e mostrou que está em grande forma.

-Eu sei; ele cantou à capela várias canções. - acrescentou o Sérgio Fortes.

-E agora, Simon.

Jonas Vieira, como todos nós, queria mais músicas, mas Simon Khoury sempre pretendia narrar o parto das mesmas antes de vir à luz. Antes, assinalou que faz músicas para quem ele gosta.

-Depois, eu mostro uma valsa que fiz para a Fernanda Montenegro. - mais uma promessa dele.

E prosseguiu:

-Eu tive o privilégio de a Fernanda Montenegro ter escrito o prefácio.

-Eu vi... Eu vi... -aparteou o Sérgio Fortes.

Então, o compositor voltou-se para a sua criação a ir ao ar, embora, às suas primeiras palavras, pensássemos que fosse só divagação.

-O Ary é uma pessoa linda. Talvez o artista mais rico do Brasil.

-O Ary Toledo. - identificou-o o Jonas Vieira para o ouvinte, pois o Simon Khoury estava empolgado demais para fazê-lo.

-Ele é bom, é humano. Pode haver vinte pessoas, que ele paga tudo... um ser humano que não nega nada a ninguém. É generoso. Ele conta as piadas e quem mais ri são as mulheres. Eu bolei um show para ele, com Gracindo Júnior, chamado “Vinde a mim as criancinhas.”

Foi interrompido pelos risos maldosos do Sérgio, que, pensando no currículo de irreverência dos dois, Ary e Simon, imaginou piadas nada cristãs.

Sem se deter sobre os risos, Simon Khoury informou que está escrevendo um livro sobre o Ary Toledo e emendou essa informação com duas piadas dele. Sem se importar se as criancinhas e as criançonas estivessem acordadas às 8h 30mim da manhã daquele domingo, passou a contar as anedotas.

-E a música, Simon? - lemos  o pensamento do Jonas Vieira.

-Eu fiz um maxixe para o Ary Toledo.chamado “Irresistível Obsceno”.

Por que Irresistível Obsceno? O autor explicou.

-A mamãe era pudica, mas isso não impedia o Ary Toledo contar aquelas piadas para ela. Minha mãe ria e lhe dizia: “Você é um obsceno irresistível.

Essas palavras foram o “abra-te sésamo” para o Peter acionar as carrapetas e soarem, finalmente, os instrumentos que tocaram o maxixe.

-Que delícia! - encantou-se o Jonas Vieira.

Sérgio Fortes tomou a palavra:

-Estou lendo, na contracapa, no encarte do CD, nomes respeitáveis. Não sei como o Simon juntou tanta gente boa.

-Simon é muito bem relacionado, tem muitos conhecimentos, conhece grandes artistas. - frisou o seu amigo de décadas.

Modesto e reconhecido, o astro desse Rádio Memória enalteceu um dos artistas mais importantes para tal êxito.

-Sabe de uma coisa?... O Vittor Santos é uma pessoa extraordinária, é grande. Ele foi confundido pelo João Máximo com Alexandre Desplat.  

 E continuou no seu reconhecimento:

-A maneira como Vittor Santos usa as cordas... Ele é de uma sensibilidade... capta tudo. A música que fiz para a Suely Franco, para as mulheres...

-Fica para a segunda parte do programa.

Mas o Simon Khoury estava nas nuvens, parecia um nefelibata  para escutar as palavras do titular do programa.

 -Suely Franco, Nicette Bruno, Maria Della Costa, Fernanda Montenegro não estrelas, são mulheres. A profissão delas é atriz, mas, acima de tudo, são mulheres. Mulheres atenciosas, delicadas. A Suely Franco, sempre muito alegre, é uma mulher linda. Eu compus para ela “Uma triste Canção Para Uma Dama Alegre”.

-Vamos, agora, para os “Mistérios do Universo”. - impôs-se o Jonas Vieira.

 

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