Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

2560 - Rosa 2 x 1 Demais Flores



--------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4360                         Data: 07  de fevereiro de 2014
--------------------------------------------------------------------------

CARTAS DOS LEITORES

-“Lendo a entrevista que o Roberto Marinho concedeu ao Biscoito Molhado, fiquei intrigado com a citação do romance “O Amor no Tempo do Cólera”, do Gabriel Garcia Marques, quando se aludiu à terceira esposa do jornalista.”Margarida
BM: Como ficou registrado, Roberto Marinho viu Lily pela primeira vez em 1942, casada com o também jornalista Horácio de Carvalho, do Diário Carioca. Lily de Carvalho havia sido Miss França e, no ano mencionado, ainda era muito bela. Roberto Marinho se apaixonou, mas a sua declaração de amor só veio depois que ela enviuvou; Horácio de Carvalho. faleceu em 1983. Roberto Marinho e Lily se casaram em 1991, ou seja, ele esperou por ela durante, praticamente, meio século.
Agora, leiam este trecho de “O Amor no tempo do Cólera” traduzido por Antonio Callado: “Florentino Ariza esperou por Firmina Daza por 51 anos, 9 meses e 4 dias.”
Roberto Marinho, justiça lhe seja feita, não recuava com o passar do tempo. Recomeçou com 60 anos, quando colocou todos os seus bens como garantia de uma dívida, participou de uma disputa de equitação com 78 anos e se casou com 84 anos.
É verdade que nessa disputa ele se machucou, mas isso só projeta os seus méritos.

  -”Preciso de um poliglota: o Ariel Sharon pode ser o da “Tempestade”, mas há uma frequência de “ELS” nos judeus, Rafael, Gabriel, Samuel e pela aí.” Rosa
BM: Shakespeariana desde tenra idade, Rosa Grieco, naturalmente, ligou o nome do político de Israel ao Ariel da peça “Tempestade” - espírito servil e assexuado. A criançada e os admiradores dos bons desenhos animados se lembrariam da Ariel, a Pequena Sereia.
Quanto à dúvida da Rosa, estamos também na mesma situação, e acrescemos mais um nome, Jezebel. Acreditamos que o Elio Fischberg seja esse poliglota.

-”Ouvi o Rádio Memória que o Biscoito Molhado repercutiu com o do Dia da Marmota no título. Ora, o Sérgio Fortes, como Homem-Calendário, desenrolou uma  série de acontecimentos em 2 de fevereiro. Por que, então, este periódico se fixou apenas no animal que, pelo que sei, nem habita o Brasil? Petúnia
BM: Depois de acionado, o Departamento de Pesquisas do Biscoito Molhado que, às vezes, atende pelo apelido de Google, tentaremos atender à sua curiosidade.
O Dia da Marmota é uma festa tradicional nos Estados Unidos e no Canadá, celebrada no dia 2 de fevereiro. De acordo com a tradição, deve-se observar a toca de uma marmota, se o animal sair dela por estar nublado significa que o inverno terminou mais cedo, porém, se pelo contrário, o dia for ensolarado, a marmota se assusta com a própria sombra, retorna à toca, o que indica a duração por mais seis semanas do inverno.
Resumindo: a marmota tem o poder de prever a duração do inverno.
O Dia da Marmota é o tema do filme do filme “O Feitiço do Tempo”. Sinopse:
-Um repórter é escalado para cobrir as festividades do Dia da Marmota numa pequena cidade da Pensilvânia nos Estados Unidos. Ele pretende voltar logo para casa, mas o inesperado acontece, ele cai no “feitiço do tempo”, e todos os dias que se seguem passam a se repetir sempre iguais ao Dia da Marmota. Ao perceber o feitiço, passa a tirar vantagem da situação, mas vem o tédio e o sentimento de frustração por não conseguir escapar desse sortilégio.
As estações do ano exercem marcante influência sobre nós e até mesmo no Natal, que era uma festividade pagã - chamava-se Natalis Solis Invicti (Nascimento do Sol Invencível). Tratava-se de uma homenagem ao deus persa Mitra, que era muito popular em Roma. As comemorações ocorriam no solstício de inverno, o dia mais curto do ano. No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa, costuma ser no dia 22 de dezembro, podendo cair no dia 25 desse mês. A data foi cristianizada e passou-se a comemorar o nascimento de Cristo a partir do ano 354.

-”Debret, que retratou tantas coisas do Brasil, era mesmo primo do pintor oficial do imperador Napoleão Bonaparte? Senti-me mais orgulhoso de ser brasileiro ao ler no Biscoito Molhado a história da Maria Leopoldina, embora eles sejam franceses, e ela austríaca. Violeta
BM: A pintura mais divulgada de Jacques-Louis David é a da coroação de Napoleão Bonaparte. Antes de nos determos numa peripécia no trabalho do primo de Debret, relembremos como se deu essa coroação.
A opinião pública foi mobilizada pelos bonapartistas que pretendiam a implantação da França Imperial. Em plebiscito realizado em 1804, aprovou-se a nova fase da era napoleônica com 60% dos votos ou quase isso. Assim, o regime monárquico foi reinstalado na França, e Napoleão o indicado a ocupar o trono.
A festa de coroação foi realizada dia 2 de dezembro de 1804 na Catedral de Notre Dame. O Papa Pio VII veio de Roma especialmente para a cerimônia, mas, num gesto inesperado, Napoleão Bonaparte retirou a coroa da mão do Pontífice e ele mesmo se coroou, em seguida, coroou também Josefina como imperatriz; com esse gesto mostrou que não toleraria autoridade alguma acima dele.
Coube a David retratar, artisticamente, esse fato histórico e ele pôs logo mãos à obra.
Letícia Bonaparte detestava a sua nora e, por isso, não compareceu à coroação do filho. Napoleão Bonaparte ordenou, então, ao seu pintor que a colocasse na cerimônia e David, evidentemente, obedeceu. Até o Papa Pio VII, se pintasse, obedeceria naquele contexto histórico.

-”O prazer da leitura empata com as alegrias gastronômicas. Voltei de Bruxelas na 1ª classe do “Pasteur”, tomado no Havre, garantindo uns doze dias de acepipes, café, almoço, lanche, jantar e ceia (estou salivando). Arranjei um tempinho para ler um pós-Rebecca da Du Maurier e ocupar “toute seule” o salão de música. Valeu!
Na Bélgica, morrendo de frio, jurei nunca mais reclamar do calor, tremia hermeticamente vestida, botas, saia e ceroula de lã, suéter, mantô, cachecol e até um chapéu de feltro. Cheguei a chorar.
Bem, vou trocar a água dos gatos, já deve estar morna.” Rosa
BM: Rosa Grieco, com o calorão que nos estorrica há mais de um mês, não duvido que a água dos seus gatos entrou em ebulição. 
Aposto que você quebrou o juramento feito na Bélgica. Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário