Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

2205 - mordomias castelãs


-----------------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4005                                          Data: 13 de agosto de 2012
-----------------------------------------------------------------------------------

SABADOIDO  OLÍMPICO

-Daniel não está.
-Viajou para assistir a cerimônia de encerramento das olimpíadas, em Roma?...- brinquei, embora a notícia dada pelo meu irmão tenha me deixado desenxabido.
-Ele foi convocado para trabalhar hoje.
 -Imaginei que, na Casa da Moeda, ele estivesse livre do trabalho aos sábados.
-Nada; há três semanas o colocaram de prontidão, e hoje o chamaram.
-Justamente no dia em que ele iria baixar um programa antivírus no meu computador. - lamentei.
O jeito foi abrir o jornal que estava à minha disposição, enquanto o Claudio catava uma laranja na geladeira.
-Está lendo o noticiário da disputa da medalha de ouro, hoje, entre Brasil e México?- perguntou-me, enquanto colocava a laranja dentro de um prato, empunhando uma faca amolada, presumia-se.
-Leio a seção “Há 50 anos”, a notícia da desclassificação do Montecristo, no Grande Prêmio Brasil. Claudio, eu havia jogado no Ortile, que herdou a vitória com a desclassificação do cavalo chileno.
-Mas quem apostou no Ortile, como ganhador, não recebeu nada.
-Sei disso, a minha indignação dura esse tempo todo.
-Poxa, Carlinhos, nós jogávamos nos cavalos desde garotos. Foram os irmãos Olavo e Oduvaldo que nos viciaram com aquelas apostas no bookmaker da Rua São Gabriel.
-Havia também uma herança genética do nosso avô, e o papai nos deu, de Natal, aquele brinquedo de hipódromo de papel com Mossoró, Tirolesa, Sargento, Albatroz, Six Avril...
-Eu acho que Montecristo era argentino. - interferiu.
-Tenho quase certeza que era chileno. Os argentinos, na época, primavam pela criação apurada de puros-sangues, não recorriam à patifaria em provas internacionais.
Fez-se um silêncio que se tornou mais pesado com as ausências do meu sobrinho e da minha cunhada, que se se encontrava no supermercado.
-As meninas do vôlei decidem hoje a final contra os Estados Unidos.
-Cláudio, eu me preocupo mais com essa decisão do que com a do futebol. As nossas jogadoras têm combatido com uma garra impressionante; mostram que corre sangue nas suas veias. Para ser mais sincero ainda, só sinto curiosidade pelo jogo Brasil e México, nenhuma emoção. Por que motivo eu me emocionaria por jogadores que ganham rios de dinheiro e não correspondem em suor?... Isso para não falar dos dirigentes que foram para Londres desfrutar a mordomia.
-Se você quiser usar o computador do Daniel, está á sua disposição. - disse depois de descascar a laranja, demonstrando que economizava o seu ímpeto polemista para o início, propriamente dito, do Sabadoido.
Diante do ecrã do computador, no cybercafé do Daniel, acessei o filme que o Dieckmann me enviara sobre o desmonte do Morro do Castelo, em 1922. O chamado na época “arrasamento”, ocorreu sob o alcaide Carlos Sampaio. O Morro do Castelo tinha 184 mil metros quadrados e ocorreu graças a retirada dos entulhos por pequenas locomotivas de manobra. O prefeito Carlos Sampaio contratou a empreiteira estadunidense Leonard Kennedy & Co, de Nova York. Foram retirados 4,6 milhões de metros cúbicos de terra, que seriam usados para aterrar charcos e mangues que cercavam o morro, no Centro, em Copacabana, Urca e Gávea. Segundo os defensores da demolição do histórico Morro do Castelo, o dito cujo impedia a circulação do vento que vinha da Baía de Guanabara, contribuindo para disseminar moléstias e epidemias, além de o aterro de charcos e mangues eliminar os miasmas febris.
Esse vídeo, que ora surge na internet, deve ser assistido (*) por quem não quer ser mais um ignorante neste país de desmemoriados.
Quando eu passava para outra mensagem eletrônica, a música elotroacústica do telefone soou. O meu irmão atendeu, era o Luca. Pelas palavras altissonantes do Cláudio, sabia-se do que o Luca falava mesmo sem ouvi-lo. 
-Se vai haver reunião com o jogo do Brasil às 11 horas?... Eu que não vou assistir a essa pelada. Você também não?... Então, pode vir para cá.
Os dois não me decepcionaram. – pensei, enquanto me vinham à mente a garra de atletas lembrados apenas de quatro em quatro anos e a prepotência das figuras que levavam o futebol para Londres.
Passaram uns dez minutos, eu observava os slides que mostravam a engenhosidade que exigiu o erguimento da Torre Eiffel, quando a voz grave do Vagner soou repetidamente como uma aldrava que bate na porta nos filmes com cenário de séculos passados.
Vagner é bem diferente de mim, pois chamo só  uma vez e me afasto uns dois metros para me pôr sob o agradável sol, torcendo para ele demorar a aparecer. – murmurava, enquanto o meu irmão se aborrecia com tanta pressa.
Quando eu abria o arquivo em que apareciam celebridades do passado, como Picasso, Agatha Christie, Sartre, Simone de Beauvoir, Maria Callas (com olhos de tigre no palco e na areia), as vozes do Luca e da Gina soaram abafando o diálogo que o Claudio e o Vagner travavam.  Discutiam a mudança no trânsito da Rua Chaves Pinheiro. Esperei alguns minutos e parti para o local onde, antes, morou o fusquinha da Gina e, hoje, abriga gente que, algumas vezes, esquenta mais do que o antigo inquilino.
  Cheguei e vi notas de 20 e 10 reais que estalavam de novas espalhadas na mesinha.
-Estamos jogando bafo-bafo, Carlinhos. - avisou o Luca.
-Não vi ainda essas notas. - disse, enquanto pegava uma delas para saber que animais eram contemplados.
-Nem vem que não tem. - brincou ele.
-O mico leão dourado. - exultei, pois a homenagem no real significava que ele não estava tão próximo da extinção, otimismo que eu não poderia vivenciar caso a moeda fosse o cruzeiro ou o cruzado.
Antes de devolver as notas que pegara ao dono, observei o número de uma delas, e perguntei:
-Não jogou na centena e no milhar invertidos?
-E eu perco uma oportunidade?...
-Logo hoje o Daniel foi trabalhar... - dirigi-me à Gina.
-Ele não está muito interessado nesse jogo do Brasil com o  México. - enfatizou.
-Faz ele muito bem; mas não é ao futebol a que me refiro. Preciso da ajuda dele para instalar um programa antivírus...
-O seu computador está desprotegido? - interveio ela.
-Mais desprotegido do que a defesa brasileira.
Luca, que se sentara, ergueu-se com ímpeto de orador.

(*) O link para o filme é: https://vimeo.com/46981938

Nenhum comentário:

Postar um comentário