Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

2196 - olimpitáxis

--------------------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 3 996                                            Data: 27 de julho de 2012
-------------------------------------------------------------------------------------

COMENTÁRIOS NO TÁXI

Reparando numa jovem de cabelo azul, entrei no carro do Flamenguista. Julguei que ele prestasse atenção no taxímetro, mas às suas primeiras palavras, constatei que estava errado.
-Quem vai dar emprego a uma pessoa com essa aparência?
-Ela é bonita.
-Mas de cabelo azul?!...
-Eu tenho visto mais mulheres de cabelo vermelho, sem falar nas louras, é claro. - falei.
Ele prosseguiu na sua crítica:
-Cabelos coloridos, unhas de bruxas, colares que dão mil voltas no pescoço, calças rasgadas...
-Piercings. - acrescentei.
-Piercings – repetiu para concluir:
-Quem vai dar emprego para uma pessoa que se apresenta assim?
Certamente quem se mostra de uma maneira tão exótica numa agência de empregos não está com intenção de trabalhar, mas eu não me manifestei, pois não queria impedir o seu fluxo de palavras.
-Brinquinhos... Onde já se viu um homem de brinquinhos?!... Eu nunca colocaria brinquinhos.
-Eu também não, mas nós somos de outra geração, por isso não nos sentiremos confortáveis de brincos.
-E ter ainda de furar a orelha... - parecia arrepiar-se com a espetadela imaginada.
-Essa questão de brinquinhos não chama a atenção como antes, pode-se dizer que hoje é natural. Recordo-me de uma viagem de metrô, lotado como sempre, em que um sujeito disse para outro altissonante: “Para mim, usou brinquinho, é viado.” Mas isso, ocorreu na década de 90, hoje, se um sujeito grita essas palavras, é agredido por umas dez pessoas de brinquinho.
-Eu critico, mas penso que cada um faz da sua vida o que quer. - declarou o Flamenguista.
-Essa moça de cabelo azul, talvez ela seja eficiente num trabalho sério. Tenho visto pessoas aparentemente apresentáveis que nada querem com o serviço. - comentei.
-Eu, se sou empresário, não emprego.
E arrematou, enquanto parava o carro na Rua Modigliani:
-Ela parece que saiu de um daqueles desenhos em três dimensões que a minha filha vê.
-Preparado para assistir às Olimpíadas de Londres, porque o nosso Botafogo, com todo o Seedorf, não anima? - indagou-me o Botafoguense antes de eu entrar no seu táxi.
-Com tantas notícias ruins, as olimpíadas, pelo menos, afastam as tragédias para o outro lado. - respondi.
-Mas que essa não seja igual aquela em que dependemos de um cavalo para ganhar uma medalhinha só de ouro no meio de uma penúria geral.
-O “Baloubet du Rouet”?... - lembrei-lhe.
-Ainda por cima o cavalo era estrangeiro; nós perdemos, é claro.
-Naquela olimpíada, em Sydney, em 2000, nós fomos pessimamente, ganhamos só medalhas de prata e bronze. - disse-lhe.
-Eu ouvi, antes de sair de casa para rodar com o táxi de tarde, que os organizadores já começaram a fazer besteiras.
-Trocaram a bandeira da Coreia do Norte pela da Coreia do Sul. - antecipei-me.
-Um comentarista disse que é como trocar a bandeira do Brasil pela da Argentina.
-Eles são rivais.
-O jogo da Coreia do Norte quase não acontece, atrasou por mais de uma hora porque os coreanos do norte protestaram.
-E a Colômbia recebeu o nome de Columbus. - citei outra batatada dos organizadores ingleses.
-Eles não dão importância para os países mais pobres. - diagnosticou o Botafoguense.
-Houve um jogo Brasil e Espanha, não me lembro em que olimpíada, em que tocaram o nosso Hino à Bandeira como se fosse o Hino Nacional.
-Veja só! - exclamou o Botafoguense, enquanto me deixava em casa.
-----------------------------------
Os comentários sobre os Jogos Olímpicos prosseguiram no táxi do Cunhado da Ivete.
-Você viu a nadadora mexicana? - surpreendeu-me, pois esperava que ele falasse do tempo.
-Aquela que os navegantes da internet consideram uma sereia?
-Eu vi nos jornais; apareceu de maiô cavado com a marca do biquini... - vibrou.
-Ela sabe que os jogos olímpicos estão na vitrine de toda a mídia e quer aproveitar a oportunidade. Você reparou que ela se colocou em lugares estratégicos, perto do Michael Phelps e do Rayan Lochte, dois recordistas de medalhas de ouro?- tagarelei.
-Os fotógrafos mostraram os dois como coadjuvantes.
-E ela não deve nadar grandes coisas.
-E precisa?!... - enfatizou
-Como a mexicana não atrairá as lentes de televisão e as câmeras dos fotógrafos pelas braçadas, tratou de recorrer aos atrativos eróticos, e ...
-Sabe o nome dela?
-Maria Fernándes Gonçales, nome fácil de decorar. Ela nada 100 e 200 metros, não sei a especialidade.
-Nado de peito. - não perdeu a piada infame, que o fez gargalhar.
-Na Copa do Mundo, aquela paraguaia...
Depois de patinar, veio-me à mente o nome:
-Larissa Riquelme! Ela dividiu a atenção de todos com os jogadores.
-Você se lembra do lugar em que ela colocava o celular enquanto torcia?
-No decote pra lá de generoso. - respondi ao Cunhado da Ivete.
-Terminada a Copa do Mundo, Larissa Riquelme ganhou rios de dinheiro como modelo de fotos da Playboy e outras revistas masculinas.
-Ela soube administrar a plasticidade do corpo, pois sua fama não durou apenas quinze minutos.
-Creio que a fama dessa nadadora mexicana também durará muito. - vaticinou o fauno do táxi, enquanto me largava na Rua Modigliani.
----------------------------------------
No táxi do Meu Nobre, o assunto não foi sobre as olimpíadas de Londres por causa da sua infância.
-Soltei muita pipa, quando garoto. - disse, quando uma pipa, empinada pelos lados de Maria da Graça, entrou no nosso campo visual.
-Minha mãe me chamando para estudar, e eu com a pipa no alto sem querer  trazê-la para o chão.
-Tenho esse tempo bem na memória; era uma febre, muitos preferiam a pipa à bola de futebol. - intervim.
-E quando eu derretia a cola de madeira para fazer o cerol?... Empesteava a casa e punha a minha mãe doida.
-O vidro moído vinha de cacos de garrafa colocados na linha do bonde?...
-Isso. - vibrou com a lembrança.
-Eu senti uma atração irresistível pelas pipas com uns oito anos de idade, depois de uns seis anos, não empinei mais pipa, mas meus dois irmãos mais novos prosseguiram por muito tempo desenrolando a linha dez com cerol pelos céus do Cachambi. - manifestei-me.
Meu Nobre retomou a palavra:
-Havia verdadeiros artistas da pipa; criavam morcego, arraia, o diabo... Faziam rabiola de pano...
-A pipa-morcego não levava rabiola. - aparteei, recordando-me de um vizinho da Rua Cachambi que era um mestre na confecção das pipas-morcego.
-Sei disso muito bem. Voltando à rabiola de pano, colocava-se pedações de lâminas de gillette nela...
-Oferecia-se a rabiola para a pipa adversária, quando ela vinha, puxava-se a linha e a lâmina entrava em ação. - antecipei-me.
-Chegamos, meu nobre. - anunciou, enquanto parava o seu táxi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário